Um novo vírus capaz de roubar dados do cartão de crédito, além de contas em redes sociais e sites, fez pelo menos dez mil vítimas brasileiras nos últimos dias, segundo a empresa de cibersegurança Kasperky. Desde o início do ano, foram identificadas 47.778 infecções por esse vírus no mundo.
De acordo com a empresa, que identificou o novo vírus, o malware NullMixer age a partir de um download que os usuários fazem de um programa no computador.
Segundo a empresa, o usuário tenta fazer o download de um programa pirata, mas ao fazer isso, ele instala na verdade o vírus. Os vírus podem ser ficheiros (ZIP, RAR, etc.), executáveis (.exe, .run, etc.), documentos PDF e Microsoft Office, JavaScript, etc.
Após isso, o usuário fica vulnerável. Por meio do vírus, os fraudadores conseguem roubar dados de cartão de crédito que estão salvos no computador e acesso aos "cokkies" de sites como Facebook e Amazon e, com isso, também acessar os dados de pagamento salvos nessas contas.
Para evitar ser vítima, a recomendação é só fazer download de programas em sites oficiais e verificados. Além disso, é importante ter um antivírus instalado no computador. Também é recomendado sempre conferir as transações recentes em suas contas para identificar qualquer atividade suspeita.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Prêmio Nobel de Física: o que é o entrelaçamento quântico
- Ciência e Saúde Dois americanos e um dinamarquês vencem o Nobel de Química
- Mundo Falha no disparo de míssil provoca pânico em cidade da Coreia do Sul
- Brasil Tempestade arranca telha de escola em MG; professora e aluno ficam feridos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.