Um levantamento das empresas Slack e Duolingo entrevistou 9.400 empregados que trabalham no esquema híbrido (presencial e virtual) na América do Norte, Ásia e Europa para identificar quais são os melhores e piores emojis para se usar no local de trabalho.
O avanço das redes sociais e a integração de aplicativos de mensagens na dinâmica dos ambientes de trabalho facilitam o uso de emojis como forma de comunicação entre os funcionários. São ao todo 3.633 emojis de todos os tipos, no entanto, alguns deles não são bons para utilizar.
Piores emojis para usar
Segundo a pesquisa, emojis que sugiram mensagens de cunho sexual devem ser evitados totalmente em mensagens dos locais de trabalho. Veja alguns exemplos:
Interpretações divergentes
Além disso, o estudo ressalta que 58% dos entrevistados não sabiam que certos emojis tinham algum significado, em razão da grande diferença de gerações. Por isso, alguns emojis podem ser interpretados de forma errada e devem ser evitados no ambiente de trabalho.
A pesquisa também mostra as diferentes interpretações que apareceram durante o levantamento. Confira:
Melhores emojis para usar
A pesquisa aponta que 67% dos entrevistados se sentem mais próximos e integrados à equipes no local de trabalho quando conseguem entender os emojis enviados em conversas. Os melhores emojis para mostrar que se importa com seus colegas de trabalho são:
Os emojis também foram considerados importantes para facilitar e acelerar a comunicação no local de trabalho por mais da metade dos entrevistados.
Eles também podem servir como um atalho para a comunicação, segundo os entrevistados. Confira alguns exemplos abaixo: