Na tarde desta quarta-feira (23/3), a Nasa anunciou os planos para desenvolver um novo módulo lunar para o programa Artemis, principal iniciativa de voos espaciais da agência para enviar humanos de volta à Lua. A ideia é criar oportunidades para empresas comerciais.
A agência está pedindo para empresas americanas sugerirem ideias de aterrissagem capazes de transportar astronautas entre a órbita lunar e a superfície lunar. A agência também deixou claro o plano de levar a primeira mulher ou negro para a lua.
Os novos aterrissadores devem ter a capacidade de atracar em uma estação espacial em órbita lunar, aumentar a capacidade da tripulação e transportar mais ciência e tecnologia de volta à Terra.
“Sob Artemis, a NASA realizará uma série de missões inovadoras dentro e ao redor da Lua para se preparar para o próximo salto gigante para a humanidade: uma missão tripulada a Marte”, explicou o administrador da Nasa, Bill Nelson em nota à imprensa.
A agência está tentando seguir dois planos diferentes, o primeiro de continuar seu projeto com a SpaceX de módulo lunar e o outro está aberto para todas as empresas americanas que queiram fornecer uma nova missão de demonstração de pouso da órbita lunar até a superfície da lua.
Em 2021 a Nasa selecionou a SpaceX como a parceira para pousar os próximos astronautas na superfície lunar, esta missão não está prevista para acontecer antes de 2025. Mas na briga no mercado de desenvolvimento do módulo lunar, a Nasa prevê emitir uma nova solicitação para trazer outro parceiro ao programa, na tentativa de estabelecer os requisitos para um futuro desenvolvimento e demonstração da capacidade de pouso lunar para levar os astronautas entre a órbita e a superfície da Lua.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes