Hoje, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher e o Google criou um doodle especial para celebrar a data. Ao acessar a página inicial do buscador, o internauta pode assistir ao vídeo em formato de apresentação de slides animados que mostra diferentes mulheres ao redor do mundo realizando tarefas diárias.
As ilustrações retratam cenários com mulheres atuando como dona de casa, médica, artesã, estilista, cuidando dos filhos e do jardim, mecânica de motos e fotógrafa. “Cada ilustração retratada no doodle está conectada pelo fio comum de como as mulheres se mostram para si mesmas, suas famílias e suas comunidades”, explica o Google.
A animação está sendo exibida em diversos países do mundo, incluindo o Brasil, e pode ser visualizada nas versões para computadores ou em celulares Android e iPhone (iOS).
A empresa compartilhou os rascunhos iniciais do desenho no blog oficial dos doodles, mostrando como cada slide foi criado desde o início. Segundo a publicação, oito pessoas fizeram parte da equipe de criação, divididas entre as áreas de produção, engenharia, marketing e a equipe de doodles.
De acordo com Thoka Maer, diretora de arte responsável pelo projeto, a pandemia teve papel fundamental na vida das mulheres. Ela ressalta que visa mostrar essa questão na arte.
“Costumamos celebrar as mulheres e suas incríveis conquistas no passado e no presente, e inspiramos as jovens a sonhar alto. A realidade dos últimos dois anos forçou as mulheres a mudar o foco, ajustar prioridades e fazer sacrifícios para estar ao lado de outras pessoas que precisam delas. Eu realmente espero que as mulheres se sintam vistas e valorizadas por tudo o que estão fazendo e estão fazendo agora”, disse a designer.
Ela explica também que as diferentes profissões representada nos slides buscam funcionar como um incentivo para que as mulheres sejam valorizadas.“Uma dona de casa faz o mundo inteiro para seus filhos. Uma CEO contribui para a inovação e mantém seus funcionários motivados e felizes. A artista encanta estranhos e se entrega à liberdade. Dirigir um caminhão, lutar pelos direitos das mulheres, ir à escola ou fazer uma refeição. Todos nós acordamos de manhã e todos temos um propósito, grande ou pequeno. Tudo importa”, afirmou Thoka Maer.
O Correio preparou uma playlist especial em homenagem ao Dia da Mulher. Confira:
Spotify
Deezer
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.