Só é necessário uma gota de sangue de um paciente com covid-19 em estado grave para que sejam analisadas as proteínas do plasma que tem o poder de prever a sobrevivência dessa pessoa. De acordo com um estudo publicado esta semana pela revista PLOS Digital Health por Florian Kurth e Markus Ralser da Universidade de Berlin na Alemanha, uma gota de sangue é o suficiente para que seja feita uma análise de suas proteínas.
Nesse novo estudo, os pesquisadores estudaram as proteínas presentes no sangue em 50 pacientes em estado crítico com covid-19, que estavam sendo tratados em dois centros de saúde independentes na Alemanha e na Áustria.
Foi usado então um método de análise que encontrava associações entre as proteínas medidas e a sobrevivência dos pacientes.
Durante o estudo 15 pacientes morreram, dos que sobreviveram, o tempo médio de internação foi de 63 dias. Os pesquisadores identificaram 14 proteínas que ao longo do tempo mudaram de direção nos pacientes que sobreviveram em comparação aos pacientes que não sobreviveram.
A equipe então desenvolveu um método de análise para prever a sobrevivência com base na medição de ponto de tempo nas proteínas relevantes e testou o modelo em 24 pacientes em estado crítico.
Os resultados da pesquisa mostraram um acerto em 18 dos 19 pacientes que sobreviveram e nos 5 que morreram. Conclui-se então que os testes de proteínas no sangue, se validado em experimentos de maior escala, podem ser úteis na hora de identificar pacientes com maior risco de mortalidade.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes
Saiba Mais
- Tecnologia Sob pressão, Twitter diz remover 7 posts de desinformação de covid por hora
- Tecnologia O que é Web3, que pode transformar a internet
- Tecnologia Com instabilidades, carro voador faz viagem em Dubai; assista
- Tecnologia Microsoft comprará gigante de videogames Activision-Blizzard por US$ 69 bi
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.