As figurinhas personalizadas, carro-chefe do recurso no WhatsApp, sempre demandaram algum grau de esforço dos usuários. Para começar, é preciso ter memória suficiente no celular para baixar aplicativos de outros desenvolvedores e, só então, salvar o pacote customizado. Mas isso acaba de mudar, pelo menos para os usuários da versão Web.
É que o mensageiro liberou uma ferramenta nativa para a criação de adesivos personalizados. Por enquanto, a função está disponível apenas para quem acessa pelo computador. A empresa não comunicou se este é um teste ou se a criação de figurinhas veio para ficar. Também não se sabe se ou quando ela chegará aos usuários de dispositivos móveis.
Para usar, os passos são bem simples. Abra uma conversa, clique no ícone do clips e, em seguida, no ícone de figurinhas (o círculo azul que aparece entre a galeria e a câmera). A partir daí, o programa abre uma tela que busca imagens no seu computador, basta selecionar a foto desejada.
O novo ambiente, em que a prévia do adesivo é mostrado, é muito parecido com o editor de imagens do próprio WhatsApp. Dessa forma, os usuários mais ativos já estarão ambientados. É possível recortar a foto, adicionar emojis, incorporar uma figurinha antiga que está na galeria do aplicativo, escrever, riscar, redimensionar, ou girar a tela. Com todas as alterações feitas, basta clicar em enviar. Veja o passo a passo em imagens abaixo.
Limitações
Apesar de ser um bom primeiro passo, a nova forma de inclusão de figurinhas ainda tem muitas limitações. A principal delas é que a ferramenta só salva adesivos estáticos. Ou seja, nada de gifs e memes animados por ora.
Saiba Mais
- Tecnologia Americanos aprimoram transformação de CO2 em combustível líquido
- Tecnologia Suecos criam armazenamento de energia em grande escala seguro e barato
- Tecnologia Amazon e Apple são multadas em US$ 225 milhões na Itália
- Tecnologia Apple processa fabricante israelense de programa espião Pegasus
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.