Após várias horas fora do ar, os aplicativos do WhatsApp, Facebook e Instagram começaram a voltar a funcionar em alguns dispositivos móveis e por desktop. O início desta normalização ocorreu por volta das 18h50.
Nas redes sociais, internautas comemoram o retorno dos aplicativos.
???? O COMEBACK DO ANO! WhatsApp e Instagram estão voltando aos poucos para alguns usuários. pic.twitter.com/0hGc5XrnpE
— PopZone (@PopZonebr) October 4, 2021
O Whatsapp voltou, e aí caiu, e voltou de novo, mas aí caiu, e voltou de novo, mas aí caiu, e aí voltou né, só que caiu, e voltou de novo, mas aí caiu. pic.twitter.com/s1q3czTCf0
— Garota Ciúme (@GarotaCiume) October 4, 2021
???? VOLTOU! WhatsApp, Instagram e Facebook estão de volta. Os aplicativos ainda apresentam algumas falhas em alguns dispositivos. Fim da tour.
— UpdateChart (@updatechartuc) October 4, 2021
Por volta das 19h, o CTO do Facebook, Mike Schroepfer, publicou uma atualização sobre as falhas nos aplicativos da empresa. “Nossas sinceras desculpas a todos os afetados pela interrupção dos serviços do Facebook neste momento. Estamos passando por problemas em nossas redes e nossos times estão trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível”, disse.
Mais tarde, o próprio Zuckerberg postou no Facebook um pedido de desculpas: "Para todos que foram afetados pela interrupção das nossas plataformas hoje: sentimos muito. Sabemos que bilhões de pessoas e negócios em todo o mundo dependem de nossos produtos e serviços para permanecer conectados. Agradecemos sua paciência à medida que voltamos a ficar online”.
Problemas ao longo do dia
Três das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros ficaram fora do ar. Usuários do WhatsApp, Facebook e do Instagram reclamam que os aplicativos pararam de funcionar no começo da tarde desta segunda-feira (4/10). No WhatsApp, por exemplo, nenhuma mensagem era enviada.
No Instagram, o problema se repetiu. Muitas reclamações indicam que além do feed não atualizar com novas postagens. O site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, registrava um pico de queixas por volta das 12h50.
O Facebook informou, por meio da assessoria de imprensa, que está ciente do problema e que está trabalhando para resolver a questão. Andy Stone, executivo de comunicações do Facebook, utilizou o Twitter para se pronunciar. "Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", escreveu.
Saiba Mais
- Tecnologia "Zuckerberg faz alguma coisa": Twitter não perdoa queda do Face, zap e Insta
- Tecnologia WhatsApp, Facebook e Instagram: o que se sabe sobre pane global das redes de Mark Zuckerberg
- Tecnologia Jogos com personagens gays serão censurados na China
- Tecnologia Caos: cinco operadoras telefônicas dos EUA estão fora do ar; BR também registra falhas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.