A Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com o governo de Santa Catarina, utilizará tecnologia espacial para a criação de nanossatélites com foco na prevenção de desastres naturais. O conjunto de 13 equipamentos, nomeado de Constelação Catarina, coletará informações sobre eventos climáticos e ajudará ainda no aprimoramento da agricultura de precisão.
A iniciativa foi tema de reunião na última quarta-feira (4/10), em Brasília, com participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, da governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, do presidente da AEB, Carlos Moura, e do deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), presidente da Frente Parlamentar para o Programa Espacial Brasileiro.
“Em locais que sofrem com eventos extremos, é preciso coletar informações. Nós estamos levando uma constelação de nanossatélites para melhorar a coleta de informações e ajudar o estado a se prevenir”, afirma o presidente da AEB. “Há uma grande expectativa de que esta constelação possa ser iniciada já em 2021, para levar diversos benefícios à sociedade brasileira”, completa.
Daniela Reinehr (sem partido), deu ênfase à posição do estado na área de Ciência e Tecnologia: "Nós já somos conhecidos como um estado tecnológico e inovador. O nosso povo é unido e supera expectativas, cria oportunidades a todo tempo. Por isso, não poderíamos ficar de fora de mais essa iniciativa que vai colocar a ciência e a tecnologia em ascensão e gerar mais segurança e oportunidades para todos", celebra a governadora.
*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão