Inovação

Tim e Fiat Chrysler anunciam produção de carros com internet 4G

Operadora de telefonia e fabricante de automóveis preveem lançamento de veículos com sistema wifi. Conexão permitirá ao motorista dar partida no carro ou acionar o ar-condicionado remotamente, além de enviar informações sobre o veículo às concessionárias

A tecnologia avança em velocidade acelerada na produção de veículos. A nova tendência no mercado nacional é a chegada dos automóveis com wifi. A operadora TIM Brasil anunciou, nesta quarta-feira (28/10), parceria com a Fiat Chrysler Automóveis (FCA). A partir do primeiro semestre de 2021, os carros das marcas Fiat, Jeep e Ram passam a integrar um eSIM, chip virtual para acesso a wifi nativo a bordo com qualidade de cobertura 4G.

A intenção é permitir uma comunicação em tempo real do carro com o usuário, com a Fiat Chrysler e com a rede de concessionárias. Os clientes, além de terem conexão à internet dentro do carro, serão beneficiados com serviços que vão de conteúdos de entretenimento e segurança a aplicativos que interagem com o veículo.

Será possível, por exemplo, dar a partida remotamente no automóvel e acionar o ar-condicionado ou o aquecedor antes mesmo de entrar no carro. Em outra inovação, sensores conectados ao veículo enviam dados continuamente para a Fiat Chrysler, de modo a permitir a identificação remota de eventuais falhas no veículo e a possibilidade de diagnósticos mais ágeis e precisos.

“Na medida em que conhecemos e aprendemos junto com o consumidor, teremos condições de desenvolver novas soluções que irão melhorar significativamente a experiência do consumidor, garantindo mais conveniência e fluidez”, ressaltou Luis Santamaria, diretor de Mopar – marca responsável pelo pós-vendas, peças, acessórios e serviços da FCA.

A conexão 4G dos veículos ainda vai permitir a atualização de softwares e aplicativos pela nuvem e a integração com assistentes pessoais.

Conectado ao consumidor

A TIM possui a maior rede de Internet das Coisas, Internet of Things (IoT) do país, assim como é líder em cobertura 4G com mais 3.500 cidades brasileiras beneficiadas pela conexão. A intenção da parceria é levar aos automóveis uma experiência que o consumidor já desfruta em seu celular.

"Sempre lideramos movimentos do mercado ao inovar em produtos e serviços e antecipar tendências. Somos pioneiros no desenvolvimento de projetos com o 5G e acreditamos no potencial que a próxima geração de redes móveis têm, especialmente na geração de negócios explorando novas possibilidades”, disse Alberto Griselli, Chief Revenue Officer (diretor de receita) da TIM Brasil.

"Nossa parceria com a FCA é uma demonstração da importância de acordos estratégicos com que estamos trabalhando no país, estimulando e desenvolvendo novos modelos de negócios, oferecendo sempre a melhor experiência para usuários", acrescentou Griselli.

Estagiária sob supervisão de Carlos Alexandre de Souza