O Instagram parece não estar para brincadeiras no embate contra o TikTok. Após o app chinês explodir em popularidade e revelar uma enxurrada de criadores de conteúdo, o Instagram anunciou nesta terça-feira (23/6) a aposta no Reels, um recurso novo e aprimorado resultado do teste do Cenas. Com ele, usuários poderão criar, no próprio aplicativo, vídeos com efeitos criativos que lembram o formato já utilizado no TikTok.
Os vídeos do Reels podem ter 15 segundos com múltipos cortes, incluindo áudio, efeitos e filtros. "O Reels permite que você se expresse e ao mesmo tempo crie conteúdo de entretenimento, seja testando uma dança divertida com os seus amigos ou dividindo mensagens sobre temas importantes para você com uma audiência global e diversa", diz o comunicado de apresentação feito pelo Instagram.
Além do Brasil, o recurso também foi liberado na França e Alemanha e, segundo o Instagram, pode sofrer alterações durante o período em que receber os feedbacks dos usuários.
O compartilhamento do Reels também será mais próximo do TikTok. O usuário vai poder escolher se quer que o vídeo seja compartilhado no feed ou apresentado na aba Explorar do app, exposto a uma audiência maior. Lembra a estratégia do app chinês na área "For You" (Para Você) da plataforma.
Como funciona
Para gravar na nova função basta selecionar o recurso na parte inferior da câmera do Instagram e as ferramentas de edição criativa aparecerão à esquerda da tela. Os Reels podem ser gravados de diferentes formas: em uma série de trechos (um de cada vez), todos de uma só vez ou usando uploads de vídeo da galeria. Grave o primeiro trecho pressionando e segurando o botão de captura. O indicador de progresso da gravação estará na parte superior da tela enquanto grava.
Já para adicionar áudio, é possível tanto pesquisar na biblioteca de músicas do Instagram, quanto gravar um áudio original. Assim como no TikTok, quando um áudio é gravado originalmente com a ferramenta, ele é atribuído a usuário e outros perfis podem criar usando o mesmo áudio. Os efeitos também lembram o concorrente. Como por exemplo, o "tela verde". Esse recurso é famoso no TikTok e já foi responsável por vídeos que viralizaram.
Com perfil de usuários predominantemente jovem, o TikTok é a quarta rede social mais popular do mundo atualmente. Até abril, o app contabilizava mais de 1 bilhão de usuários ativos. O aplicativo está presente em 150 países e funciona em 75 idiomas. No Brasil, calcula-se que mais de 7 milhões de pessoas usem a plataforma.