Eleições 2022

STJ derruba liminar e Izalci Lucas volta a ser condenado por peculato

Liminar que dava segurança ao tucano de ser candidato foi derrubada em sessão da quinta turma do STJ. Izalci Lucas é condenado por peculato pelo TJDFT

Pablo Giovanni*
postado em 06/09/2022 18:14 / atualizado em 06/09/2022 21:35
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, acolher o recurso do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) e derrubou a liminar do ministro Joel Ilan Paciornick. A decisão ameaça a candidatura do senador e candidato pela coligação PSDB-Cidadania e PRTB, Izalci Lucas (PSDB).

O tucano foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) por peculato em junho, por supostamente usar em benefício de seu comitê eleitoral computadores doados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para programas da Secretaria de Ciência e Tecnologia, quando foi secretário da pasta.

O ministro do STJ, Joel Ilan Paciornick, à época, concedeu liminar suspendendo os efeitos da condenação, permitindo que Izalci fosse candidato. A decisão cabe recurso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação