Cerca de 250 objetos, de móveis a roupas, caricaturas e até uma extensa coleção de iPods, compõem o último lote de pertences do estilista Karl Lagerfeld a ser leiloado em Paris de 21 a 31 de janeiro, organizado pela Sotheby's.
O leilão acontecerá online e é o quinto e último dedicado ao famoso designer da Chanel e da Fendi, que morreu em 2019 e era conhecido por sua vasta curiosidade como colecionador.
Entre as peças mais curiosas há uma série de caricaturas que o próprio Lagerfeld fez de algumas de suas clientes e amigas, explicou à AFP Pierre Mothes, vice-presidente da Sotheby's França.
Entre elas estão a ex-chanceler alemã Angela Merkel, a ex-ministra da Cultura francesa Roselyne Bachelot e Valérie Trierweiler, jornalista e ex-companheira do presidente francês François Hollande.
Há também roupas usadas pelo próprio Lagerfeld, como um par de jeans Dior e uma jaqueta de veludo, além de suas famosas gravatas e luvas feitas sob medida, ou as botas Massaro.
Há móveis de ébano projetados pelo designer Hedi Slimane, um autorretrato com sua gata Choupette e lotes de iPods.
- Leia também: 'O que a cegueira oferece à arte': a experiência de conhecer obras com sentidos além da visão
Karl Lagerfeld possuía centenas de iPods da Apple com suas músicas favoritas.
"Ele era fascinado por novas mídias, pelas inovações tecnológicas (...)", lembrou Pierre Mothes.
As quatro primeiras vendas da herança de Lagerfeld renderam 22,5 milhões de euros (cerca de 25 milhões de dólares ou 152 milhões de reais, na cotação atual).