Estamos no fim de novembro e o Natal, claro, já chegou na decoração tanto de estabelecimentos comerciais quanto das casas. E se você ainda não começou a preparar o seu lar para a chegada do Papai Noel, nós temos algumas dicas e ideias que prometem inspirar até mesmo aqueles que se identificam como Grinchs.
Embora o vermelho e o verde salpicados de luzes coloridas sejam sempre uma boa pedida, além de trazerem, sem dúvida, a atmosfera natalina para qualquer lugar, todo ano existem outros tipos de decoração que chamam a atenção dos que gostam de ousar e fazer algo diferente.
Membro da Archademy Distrito Federal e responsável pelo Larissa Leite Arquitetura (@larissaleitearquitetura), a arquiteta que empresta seu nome ao escritório, comenta que este ano as cores que estão tomando conta das decorações mais modernas são os tons terrosos e nude, acompanhados dos dourados, já mais tradicionais. "São cores elegantes e versáteis, que casam com diversas paletas e estilos de decoração, desde o moderno ao rústico", comenta.
Nas lojas especializadas, o que a arquiteta tem observado é uma presença massiva de itens de ornamentação que trazem elementos naturais, nos estilos rústico e boho. "Galhos secos, pinhas, juta, folhas e frutas secas estão sendo bastante utilizados por combinarem mais com as casas brasileiras e transmitirem a sensação de paz e tranquilidade vinda da natureza, em vez de decorações cheias de elementos de plástico como antes."
À mesa
A personal table decor e consultora em mesa posta Renata Ribeiro (@bemreceberrenataribeiro) também observa as tendências comentadas por Larissa e acrescenta os metalizados — além do dourado, o prateado —, assim como o verde e o branco. "Ressalto ainda a tendência mundial de flores naturais desidratadas como um diferencial neste Natal", completa.
Para seguir a tendência, Larissa comenta que não é difícil adaptar itens que já temos em casa. "Cestos de palha podem ser adornados com pinhas, flores e mantas, transformando-se em arranjos charmosos na decoração", sugere. Galhos, folhas e flores secas encontrados nos quintais e arredores podem se transformar em enfeites para a árvore de Natal e itens para a mesa posta, funcionando bem em vasos de vidro, até mesmo com o uso de pisca-pisca.
Na mesa, além de frutos da estação, podem ser inseridos elementos de madeira, vime e crochê, recomenda a arquiteta. "Colocar a mão na massa com itens que você já tem, cria um clima ainda mais acolhedor e afetivo para a celebração! O mais importante é escolher itens que estão ao seu redor, remetam a memórias afetivas e façam sentido para a sua vida", completa.
A arquiteta Cecília Herculano, membro da Archademy Distrito Federal e do escritório Interior Design, comenta que os perfis são equilibrados entre aqueles que, todo ano, usam o mesmo estilo de decoração, modificando apenas a disposição dos itens e trazendo novos objetos, e aqueles que gostam de inovar a cada Natal.
"A tia do meu marido, por exemplo, a cada ano busca um tema diferente para a decoração da árvore e de todo o lar. Do Mickey a temas mais tradicionais. Sinto isso ainda mais forte nas casas de pessoas que recebem convidados para o Natal", comenta.
Para fazer bonito
— Troque o contexto dos objetos que já tem, mudando de lugar, dando novas funções e até fazendo pequenos ajustes com fitas de outras cores, por exemplo.
— Faça misturas harmônicas, não precisa usar tudo o que tem ou apostar em todos os objetos. Preze pela harmonia e coesão.
— Escolha uma paleta de cores e invista nela.
— Comece pela árvore, ela é o centro das atenções.
— Invista na iluminação, com pisca-pisca e luzes diferentes.
— Quem está começando e vai montar sua primeira decoração de Natal por conta própria, a dica principal é prezar pelo básico: pinheirinho, pisca-pisca de luzes amarelas, presépio em um bufê ou aparador, com plantinhas ao redor.
O que não pode faltar
— Guirlandas de boas-vindas
- Árvore de Natal
— Velas, lanternas ou abajures aconchegantes
— Pìscas-piscas