Sair com os cabelos bem modelados e arrumados todos os dias é o desejo de muitas mulheres. Seja para ondular, cachear ou simplesmente manter a textura natural dos fios, a rotina de cuidados pode ser desafiadora. Afinal, ninguém merece depender de secador, chapinha e babyliss diariamente. Além de serem trabalhosos e consumirem tempo, esses equipamentos podem causar danos significativos aos fios quando usados em excesso.
De acordo com a hair stylist e especialista em beleza Marina Groke, da Escova Express, o calor intenso retira a umidade natural do cabelo, deixando-o seco e quebradiço. "A cutícula capilar, responsável por proteger os fios, é danificada pela exposição frequente ao calor, tornando os cabelos mais porosos e suscetíveis a outros danos, como pontas duplas e frizz. O calor também pode alterar a estrutura interna do fio, o córtex, enfraquecendo-o e levando à quebra", alerta ela.
Diante desses riscos, diversas técnicas de modelagem sem o uso de fontes de calor estão ganhando cada vez mais espaço e conquistando adeptos nas redes sociais. As opções são variadas: tranças, acessórios como bobes e tiaras, e até alternativas mais caseiras, com o uso de meias. Além de garantirem resultados incríveis, essas práticas ajudam a preservar a saúde e a força natural dos fios.
Embora estejam voltando a ganhar popularidade agora, alguns desses truques são bem mais antigos. Afinal, antes da invenção de babyliss, chapinha e secador, as mulheres já arrumavam seus cabelos com o que tinham em casa. Para Marina, esse retorno está ligado à crescente conscientização sobre a saúde dos cabelos e à busca por práticas mais sustentáveis.
"Com a popularização das redes sociais, especialmente TikTok e Instagram, muitas mulheres têm compartilhado suas rotinas de beleza e experiências, mostrando que é possível obter resultados incríveis sem o uso de ferramentas quentes", afirma a especialista. Não só isso, o apelo nostálgico também tem grande influência. "Muitas mulheres estão redescobrindo práticas que suas mães ou avós utilizavam, misturando inovação com tradição", complementa.
Como fazer
Para quem deseja modelar o cabelo de forma prática e saudável, existem várias técnicas que prometem resultados incríveis sem o uso de calor. Para modelar as franjas e deixá-las com aspecto de escovadas, uma das técnicas favoritas das especialistas é o uso de bobes, um truque antigo e eficaz para dar forma e volume. O ideal é utilizá-los com os cabelos úmidos, pois a umidade ajuda a fixar a forma dos cachos. "Primeiro, lave os cabelos da forma habitual e retire bem o excesso de água com a toalha. Em seguida, aplique um leave-in adequado para a textura dos fios", orienta Marta Correia, hair stylist do salão Lord.
Com o cabelo preparado, é hora de escolher o bobe adequado. "Se você quer uma franja mais modelada, um bobe médio é a melhor escolha. Já se a intenção é uma franja mais lisa e volumosa, opte por um maior", descreve Marta. Depois disso, separe a franja e enrole-a ao redor do bobe escolhido, fixando com um grampo no final. Deixe secar naturalmente e retire quando o cabelo estiver completamente seco. O resultado será uma franja com movimento e volume, sem precisar recorrer ao calor.
Para cachear ou ondular o cabelo todo, os bobes podem não ser a opção mais prática. Para essa finalidade, uma sugestão eficaz é usar uma meia-calça velha ou uma meia grande. "Com o cabelo ainda úmido, divida-o ao meio, prenda uma das partes no topo e comece a enrolar o cabelo na meia de frente para trás", ensina Marta. Quando terminar de enrolar todo o cabelo, é só amarrar as duas partes nas pontas. "Você pode dormir com os rolinhos no cabelo. No dia seguinte, solte e passe um finalizador. O resultado será um efeito de babyliss", garante.
Saiba Mais
-
Revista do Correio Veja a importância das proteínas para a saúde dos idosos
-
Revista do Correio 5 lançamentos imperdíveis do Disney+ em outubro
-
Revista do Correio 5 dicas para acertar na escolha do mobiliário planejado
-
Revista do Correio 5 dicas para acertar na escolha do mobiliário planejado
-
Revista do Correio Veja como tratar hérnia de disco em pets
-
Revista do Correio 6 sintomas da deficiência de vitamina B12 e como tratá-la
Outra alternativa são os modeladores de cetim, que funcionam de maneira semelhante. Esses acessórios consistem em uma fita ou faixa feita de tecido de cetim, que é gentil com os fios e ajuda a minimizar o frizz, além de manter a hidratação natural do cabelo. Para utilizá-los, basta enrolar o cabelo úmido ao redor do modelador e prender nas pontas, de preferência com liguinhas de cetim. Assim, é possível obter ondas suaves e bem definidas, enquanto preserva a saúde dos fios.
Caso você não tenha nenhum desses itens à sua disposição, a solução pode ser o uso de tranças ou pequenos coques. Para ondular com tranças, basta fazê-las no cabelo úmido e deixá-las secar durante a noite. Já para os coquinhos, divida o cabelo em pequenas mechas e enrole-as, formando coques. Quanto mais finas as mechas, mais definidos serão os cachos. Depois, prenda cada coque com um grampo e deixe secar naturalmente. "Para finalizar, solte os coquinhos e use os dedos para separar os cachos", conclui Marina Groke.
Para durar o dia todo
Além de manter a saúde dos fios, uma das principais vantagens de utilizar os métodos citados é a durabilidade dos estilos. “Os cachos e as ondas tendem a manter sua forma por mais tempo, já que são formados de maneira mais natural e não expõem os fios a temperaturas elevadas”, esclarece Marina. Entretanto, para que o penteado fique no lugar, alguns cuidados são importantes. Com a ajuda da hair stylist Marina Groke, da Escova Express, a Revista separou algumas orientações. Confira:
- Comece com um cabelo limpo e bem tratado. Utilize um bom condicionador e, se possível, um leave-in para ajudar na definição e na hidratação.
- Aplique um mousse ou um spray fixador leve antes de modelar os fios, pois isso ajudará a manter a forma dos cachos e das ondas.
- Certifique-se de que o cabelo esteja completamente seco antes de soltar os cachos ou desfazer o penteado; se ainda estiver úmido, pode perder a forma rapidamente.
- Ao soltar os cachos, evite desmanchar muito os fios e use os dedos para separá-los suavemente, o que ajuda a manter a definição. Se necessário, reaplique um pouco de spray fixador.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte