Revista do Correio

Veja o que conhecer em Ilhabela durante um final de semana

No litoral paulista, destino abriga um dos maiores trechos de Mata Atlântica preservada do Brasil

No litoral paulista, Ilhabela guarda um refúgio de biodiversidade e beleza natural, cativando visitantes com sua rica fauna e flora (Imagem: Fred S. Pinheiro | Shutterstock) -  (crédito: EdiCase)
No litoral paulista, Ilhabela guarda um refúgio de biodiversidade e beleza natural, cativando visitantes com sua rica fauna e flora (Imagem: Fred S. Pinheiro | Shutterstock) - (crédito: EdiCase)

Ilhabela é um destino paulista que dispensa apresentações. Conhecida por abrigar algumas das praias mais bonitas de todo o litoral do estado – e também a maior concentração de borrachudos por metro quadrado –, a cidade é visitada anualmente por milhares de turistas brasileiros e estrangeiros atraídos por suas faixas de areia preservadas, cachoeiras e trilhas, além, é claro, dos atrativos da vila, como restaurantes e bares.

Mas Ilhabela é muito mais do que isso. E a cada visita, é possível se encantar um pouco mais com esse pedacinho de paraíso. A ilha, na verdade, um arquipélago, abriga um dos maiores trechos de Mata Atlântica preservada do Brasil, com rica biodiversidade de fauna e flora.

Para além das trilhas e cachoeiras, essa exuberância natural proporciona também uma experiência única para os amantes da observação de aves, com mais de 350 espécies catalogadas, incluindo algumas endêmicas e ameaçadas de extinção. Explorar essa faceta menos conhecida da ilha revela um novo olhar sobre sua beleza e importância ecológica.

E foi com esse espírito de descoberta que a nossa última aventura teve início. Com a proposta de vivenciar o turismo de experiência em Ilhabela em um final de semana, nós saímos de São Paulo em uma sexta-feira a bordo de um carro elétrico da Volvo – até para conferir a estrutura da região para esse novo mercado.

Como chegar a Ilhabela

Ilhabela está a cerca de 200 quilômetros ou três horas da capital paulista e tem fácil acesso pela Rodovia dos Tamoios até a balsa em São Sebastião. A travessia tem duração de cerca de 20 minutos e funciona 24 horas por dia. Vale a pena fazer o agendamento online para não correr risco de perder horas na fila durante a temporada.

Mas, se você quiser experimentar um trajeto mais exclusivo, vale também contratar um barco particular. Nós fizemos a travessia com a empresa BnBoats. Essa é uma plataforma online de aluguel de embarcações, que oferece uma nova opção de lazer para os visitantes de Ilhabela. Com mais de 400 barcos disponíveis em todo o litoral brasileiro, a empresa permite que turistas explorem as belezas da região de uma maneira única. As opções variam de lanchas e veleiros a escunas e iates, com preços acessíveis e possibilidade de locação por hora, período ou dia.

O serviço funciona de forma semelhante ao Airbnb, com a negociação feita diretamente com os proprietários das embarcações. A BnBoats atua como intermediária, proporcionando segurança aos usuários, especialmente na questão dos pagamentos. A plataforma oferece ainda informações detalhadas sobre cada embarcação, incluindo fotos, descrições e valores, facilitando a escolha do barco ideal para cada necessidade.

Chegada e gastronomia na Praia do Julião

Ao chegar à ilha, você pode desembarcar no Píer da Vila, no Centro Histórico, ou então partir direto para outra experiência em alguma das praias, como foi o nosso caso. Nós desembarcamos direto na Praia do Julião, na parte Sul da cidade, e iniciamos o roteiro gastronômico pelo destino no Prainha do Julião.

O restaurante é pé na areia, mas também tem uma estrutura grande para quem prefere ficar apenas avistando o mar. E a estrutura inclui ainda estacionamento para facilitar o serviço. No cardápio, o destaque fica por conta dos peixes e produtos do mar frescos. Todos são adquiridos da produção pesqueira local, e de Parati e Santos, quando necessário. Vale provar o Ponta das Canas, um filé de peixe crocante (panko) com risoto de limão-siciliano.

Centro histórico de Ilhabela

Após o almoço, a dica é fazer a digestão caminhando pelo centrinho da cidade. O Centro Histórico de Ilhabela, conhecido como Vila, oferece aos visitantes uma imersão na história e cultura da ilha. Composto por prédios históricos, lojas de artesanato, restaurantes e bares charmosos, o lugar é um convite a um passeio tranquilo e agradável. A Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, construída no século 19, é um dos destaques do local, com sua arquitetura imponente e importância histórica.

Para os interessados em história náutica, o Museu Náutico de Ilhabela, localizado na antiga Cadeia e Fórum, apresenta uma coleção de peças de naufrágios – incluindo o famoso Príncipe de Astúrias – e informações sobre os faróis da região. O Centro Cultural da Vila, com o Museu Waldemar Belisário, também é uma opção para conhecer mais sobre a cultura local e a história da ilha. Ambos os prédios são tombados como patrimônio histórico e oferecem uma viagem no tempo aos seus visitantes.

Já a Fazenda Engenho d’Água é um importante patrimônio histórico do século 18, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A fazenda preserva a história da produção de cana-de-açúcar na região e proporciona uma experiência rica em cultura e contato com a natureza.

Cachoeira e praia para curtir a natureza

Ilhabela tem mais de 40 praias, então você pode passar dias curtindo sol e mar por lá. Mas em um roteiro de apenas um fim de semana, vale escolher uma ou duas para conhecer. Nesse roteiro, fomos visitar a Praia do Jabaquara, constantemente listada entre as mais paradisíacas do destino.

Localizada no extremo norte de Ilhabela, essa praia é um refúgio de beleza natural e tranquilidade. Com uma extensa faixa de areia clara, águas cristalinas e vegetação abundante, o lugar oferece um ambiente ideal para relaxamento e contato com a natureza. O acesso pode ser feito por carro, por meio de uma estrada de terra, ou barco, com empresas que oferecem passeios pela região.

Dois riachos cortam a praia, formando pequenas lagoas de água doce e completando a paisagem paradisíaca. A Praia do Jabaquara conta com infraestrutura básica, com quiosques e restaurantes que oferecem opções de alimentação e bebidas. É importante lembrar que, por ser uma área preservada, o uso de repelente é recomendado para evitar os mosquitos. Dê preferência pelo Citroilha, opção de repelente local que é mais eficiente contra os borrachudos.

No Jabaquara, você pode almoçar no Espaço Tangará Ilhabela, que é comandado pelo famoso chef Tonhão. O restaurante apresenta um cardápio mediterrâneo contemporâneo, utilizando ingredientes frescos e locais para criar pratos saborosos e sofisticados. Além da culinária de alta qualidade, o espaço dispõe de uma estrutura completa com bar de praia, área para eventos e uma vista deslumbrante para o mar.

Com uma queda d’água de três metros e um tobogã natural, a Cachoeira da Toca encanta visitantes (Imagem: Diogo Grandi | Shutterstock)

Cachoeira da Toca

Após uma manhã relaxante na praia, a dica é se aventurar em meio à exuberante Mata Atlântica na Cachoeira da Toca. Localizada na Fazenda da Toca, uma propriedade histórica que preserva um antigo engenho de cana-de-açúcar, a cachoeira oferece uma experiência completa de imersão na natureza e na história da ilha – inclusive com observação de pássaros. Com uma queda d’água de 3 metros de altura e um tobogã natural de 50 metros, o atrativo garante a diversão de toda a família.

A Fazenda da Toca oferece aos visitantes uma infraestrutura completa, com estacionamento, banheiros e acessibilidade para cadeirantes. Além de desfrutar da cachoeira, os turistas podem conhecer o engenho e o alambique, onde são produzidas cachaças artesanais. A propriedade, aberta à visitação desde 1967, proporciona uma viagem no tempo, permitindo aos visitantes conhecerem mais sobre a história da produção de cana-de-açúcar em Ilhabela.

Passeio de barco com experiência gastronômica

Para o último dia, antes de pegar a estrada de volta para casa, um roteiro de barco é imperdível para conhecer um pouco mais das belezas naturais de Ilhabela. E combinar o roteiro com uma experiência gastronômica é o melhor dos dois mundos!

A Barca no Mar oferece uma experiência única para aqueles que desejam explorar as belezas de Ilhabela combinando paisagens paradisíacas e gastronomia de alta qualidade. A bordo de um charmoso barco de madeira, os passageiros desfrutam de um roteiro de seis horas, das 10h às 16h, que inclui paradas em praias paradisíacas como Jabaquara e Fome. Durante o passeio, um menu especial é servido pela chef Hortência Roberta, com destaque para o ceviche, lula à provençal e peixe na chapa, elaborados com ingredientes frescos e atenção aos detalhes.

O roteiro é flexível e se adapta às condições climáticas, garantindo uma experiência personalizada e inesquecível. Além do Day Trip, a empresa oferece opções como o Sunset, um passeio de 2h30 pelo canal de Ilhabela, e o jantar, realizado com a barca ancorada na Praia do Saco da Capela. Para grupos maiores, também existe a possibilidade de reservar as duas embarcações da empresa, acomodando até 50 passageiros em um passeio exclusivo.

Gastronomia

A gastronomia de Ilhabela é um atrativo à parte, com opções que agradam aos mais diversos paladares. Para jantar durante a estadia por lá, vale explorar as diversas opções, que se concentram em lugares como a Vila e o Perequê.

Para quem busca uma experiência refinada, por exemplo, o Atelier do Tonhão, comandado pelo chef Tonhão, oferece um cardápio mediterrâneo contemporâneo com ingredientes frescos e locais. O restaurante, com ambiente aconchegante bem próximo ao Centro Histórico, proporciona uma imersão nos sabores da ilha.

Outra opção é o Hygge Ilhabela, que traz a atmosfera acolhedora e pratos simples, porém com muito sabor em um ambiente charmoso e clima de boteco.

Onde ficar

Ilhabela conta com uma ampla variedade de hospedagens, que atendem a diferentes necessidades e orçamentos. A ilha oferece desde hostels e pousadas até hotéis de alto padrão, com infraestrutura completa para atender aos visitantes.

O Hotel Mercedes, um dos pioneiros em hospedagem na ilha, é uma opção para quem busca conforto e sofisticação. Localizado em meio à Mata Atlântica, o hotel possui 60 apartamentos, alguns com vista para o mar. A estrutura inclui piscinas, sendo uma delas abastecida por água natural de cachoeira, píer para contemplação e atracação de barcos, além do Restaurante Eme Haus, com menu variado e opções da culinária mediterrânea. O hotel oferece ainda serviços como café da manhã, wi-fi e estacionamento. Outras opções de hospedagem no destino são: Reserva Ilhabela, Pousada Altamira, Hostel da Vila, Hotel Itapemar e Costabela Apart Hotel.

Por Eliria Buso – revista Qual Viagem

A jornalista viajou a convite do Ilhabela Convention & Visitors Bureau, com apoio da Travel for Life e Volvo

Redação EdiCase
postado em 31/10/2024 19:14
x