Depois de pensar em cada detalhe, ponto turístico, restaurante e as roupas para conhecer um lugar novo, o dia de pegar o avião é o mais aguardado. Malas feitas, passagem na mão e um look confortável, mas, ainda assim, estiloso, e você está pronto para embarcar em uma nova aventura.
A palavra aerolook vem sendo usada na internet e diz respeito ao visual escolhido para encarar horas de avião e longas estadias em aeroportos. A característica principal e imprescindível na hora de montar essa combinação é o conforto.
Diferentemente de tempos passados, quando viajar de avião era raro e mais caro, voar passou a ser uma das normalidades do nosso dia a dia. Pessoas vão e vêm, cruzam oceanos e continentes em uma velocidade de tempo como nunca antes.
A magia de voar era privilégio para apenas uma parcela da população, e isso se percebia na maneira com que essas pessoas se vestiam nos aeroportos. "Andar de avião era para poucos, e naturalmente essas pessoas de classes mais altas aproveitavam esse momento para exibir as melhores roupas", afirma a designer de moda Mirelly Cruz.
Não era incomum ver as pessoas viajando de terno, blazer, roupa social, vestido e salto. Hoje em dia, no entanto, moletons, tênis e casacos são os mais comuns, pois as palavras em alta nos corredores dos aeroportos são conforto e praticidade. "A moda está muito mais democrática e os estilos se misturam entre as ocasiões, o que acabou com a necessidade de estar tão arrumado em aeroportos", diz Mirelly.
Estilo e conforto
Para o stylist Roberto Schiavinato, atualmente, o conforto é mais importante que tudo, principalmente em voos demorados. Porém, para quem não negligencia o estilo, looks confortáveis também podem ser estilosos e cheios de personalidade.
"Calças jeans ou de alfaiataria, veludo e, até mesmo, um tecido não tão nobre, como o moletom, são escolhas super confortáveis que, se combinadas com o calçado e o acessório certos, caem super bem", aconselha Roberto.
Segundo Mirelly Cruz, os estilos casual e esportivo são grandes apostas para o aeroporto. Ela aconselha evitar calças justas para não prejudicar a circulação, e usar moletons e corta-ventos para quem quer investir em mais estilo.
Para economizar espaço na mala e, ainda, andar estilosa a caminho do avião, Mirelly recomenda usar casacos e calçados pesados, como botas. "Com o ar-condicionado nos aeroportos e aviões, não há risco de passar calor", afirma. "A bota, além de abrir espaço na mala, deixa qualquer look mais estiloso."
Outras opções práticas e confortáveis são macacões e vestidos de malha, que, por serem peças únicas, não demandam tanto esforço e tempo para compor o aerolook, além de serem muito confortáveis e versáteis. No caso dos macacões é importante lembrar que podem ser pouco práticos na hora de ir ao banheiro.
Para os viajantes a trabalho e que forem direto para uma reunião, por exemplo, Mirelly indica optar por tecidos que não amarrotem muito, como o poliéster.
"Dependendo do local, um trench coat ou um blazer estruturado vai dar uma finalização incrível, usando tanto tênis, bota e até mesmo scarpin", assegura. Para manter o conforto, uma camisa de algodão ou linho por baixo vai ajudar a manter o look mais fresco.
Complementos
Acessórios como colares, brincos e bonés são muito bem-vindos para complementar o visual. Roberto Schiavinato afirma que o uso da terceira peça é uma ótima aposta para quem busca incrementar mais estilo e personalidade.
"Apostar numa jaqueta ou trench coat como finalização do look é incrível, e para quem sente muito frio, algumas opção são lenços, cachecóis e acessórios na cabeça, tais como boné, gorros ou quepes", ensina o stylist.
Bolsas e mochilas também são imprescindíveis na hora de viajar. Além de guardarem itens essenciais, esses acessórios podem ser usados de forma estratégica para compor o aerolook.
Para não ter erro, o ideal é investir em estilos mais clean e básicos, como modelos na cor preta, que combinam com tudo. Se o look por si só for neutro, uma bolsa colorida e que se destaque na produção também é uma opção.
O segredo para viajar de forma estilosa e confortável é usar o que você mais gosta, prezando pela praticidade e pelo conforto, com peças estratégicas para economizar espaço na mala e complementar o visual com acessórios e peças que deem mais personalidade ao look.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte