Na beleza, assim como na moda, continua o resgate dos anos 1990 e 2000. “Foi uma época de inovação e experimentação no setor, com o lançamento de produtos e técnicas que continuam a influenciar as tendências modernas. Ao valorizar a beleza dos anos 1990 e 2000, as pessoas podem homenagear o passado e ao mesmo tempo dar um toque novo e contemporâneo aos looks clássicos, criando uma estética nostálgica e moderna que conquista os amantes da beleza de hoje”, diz o relatório Pinterest Predicts de 2024.
São inúmeras possibilidades, que vão desde os já mencionados românticos laços e pérolas, frequentes em presilhas e tiaras que aparecem em grande profusão e muita variedade e cor, até os mais ousados, como prendedores gigantes.
O rabo de cavalo e o coque ganham contornos de alta moda quando combinados com um dos acessórios que costumava estar entre os mais simples: o scrunchie. Em uma nova – e exuberante – roupagem, as “xuxinhas” de cabelo com tecido aparecem em tamanhos gigantes e mais firmes, não só no formato original, mas também imitando flores e elementos da natureza.
Alice comenta que a trend começou no Tik Tok e ganhou força no street style durante a semana de moda de Copenhague. “Virou uma febre e pode ser básico, criativo, colorido, engraçado, de couro, com brilhos, em formatos de flor ou coração. O único pré-requisito é que seja gigante”, brinca.
Para penteados ainda mais ousados, ela indica o uso de vários scrunchies de uma vez só, acompanhando tranças ou rabos de cavalo e afirma que a tendência é excelente para disfarçar um bad hair day e ficar super fashionista.
Para cada estilo, um acessório
Fios um pouco mais rebeldes, em vários comprimentos, repicados em camadas e com mechas assimétricas estão, literalmente, na cabeça dos mais modernos e criadores de tendência. Chamado de shaggy hair, em tradução livre cabelo desgrenhado, o corte funciona em todos os tipos de cabelo e traz muito movimento ao visual.
Segundo Maria Neves Souza Cruz Santiago, coordenadora técnica de Amend, junto com o corte butterfly ou corte borboleta, o shaggy hair reflete uma tendência que busca mais naturalidade e movimento nos cabelos.
O contraponto, para quem prefere uma cabeleira mais alinhada, mas com a possibilidade de repicar e texturizar. Maria destaca os “bobs”. Vindo de outras estações, o long e o short bob são as versões em diferentes comprimentos de um mesmo modelo, que fez sucesso na década de 20 e consiste em um corte reto que se estende até a altura da mandíbula, comumente acompanhado de uma franja.
Em sua versão mais curta, o short acima da orelha, e o long, perto dos ombros, o corte ganha agora a versão contour, que promete realçar os traços faciais, criando, como sugere o nome, um contorno de camadas pelo rosto.
E além da moda nos cortes, um outro elemento está aparecendo com frequência nas passarelas e tapetes vermelhos: os penteados, quase sempre acompanhados de acessórios que variam, ou até mesmo unem, o ousado e o romântico.
Assim como nos cortes, existem os preferidos de quem não quer um fio fora do lugar, como os coques, baixos, médio e altos, e os rabos de cabelo com efeito molhado, e os que de quem adora um cabelo arrumado, mas com ares de bagunçado, como coques desestruturados e tranças.
E em todos eles, os acessórios estão reinando. Acabamos retomando o nosso papo com a pesquisadora MBA em Fashion Business Ivone Alice, afinal, os laços e as pérolas não estão fazendo sucesso apenas nas roupas, calçados e acessórios, mas também nos cabelos, penteados e presilhas.
“O cabelo preso está fazendo bastante sucesso e longe de ser uma opção sem graça ou apenas quando estamos querendo disfarçar os fios sujos ou bagunçados, é uma escolha fashion do dia a dia, sempre acompanhado de algum elemento que vai dar aquele efeito mais deslumbrante”, comenta.
Em presilhas, tiaras e até mesmo em simples fitas de cetim amarradas, o laço reina. Ivone afirma que, apesar do estilo romântico, ele pode vir mais despojado nos cabelos, a depender do penteado escolhido e das combinações com o restante do look.
Em presilhas com pérolas, tamanhos menores e tons rosados, ele está no auge do romantismo e dá aos fios um ar de menina. Em tamanhos maiores, cores ousadas e modelos assimétricos, ganha ares de alta moda e vanguarda, ensina Ivone Alice.
“Os laços estão mais imponentes, foram tendência na última temporada de desfiles e funcionam como um truque para dar um UP no visual e mostrar personalidade. No dia a dia aparecem no cabelo preso em um coque, na trança, no topo da cabeça ou como tiara, fica perfeito para qualquer ocasião”, completa Maria.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br