Nos últimos anos, a internet criou inúmeras tendências dentro do universo fitness. Em especial após a pandemia, esse cenário se modificou bastante, já que a maioria das pessoas passou a se exercitar dentro de casa. Ainda que este período tenha passado, outras atividades físicas apareceram para aqueles que continuam desfrutando de várias modalidades no conforto do próprio lar. Entre elas, destaca-se o pilates na parede, uma febre que tem crescido desde o ano passado no TikTok.
A nova onda, claro, surgiu com diversos vídeos publicados na plataforma. Vários deles, inclusive, contam com milhões de visualizações. Segundo Pâmella Carvalho Barreto, fisioterapeuta e especialista em pilates, o formato recente é uma variação de exercícios do Mat Pilates, utilizando a parede como suporte, conhecido também como Wall Pilates.
"Realizar exercícios com o suporte da parede auxilia com a estabilidade e resistência corporal, na qual é possível facilitar ou intensificar os movimentos", afirma a profissional. A prática do pilates traz resultados benéficos à saúde, de acordo com ela. O fortalecimento muscular, alívio de dores, mobilidade, flexibilidade, melhora do condicionamento físico e postura são alguns exemplos citados por Pâmella.
Além disso, o pilates na parede contribui para uma evolução significativa na consciência corporal do indivíduo. O tempo de duração dos exercícios, na avaliação da professora e fisioterapeuta, pode variar a depender dos objetivos pessoais de cada praticante. "Em média uma aula de pilates tem duração de 45 minutos à 1h, caso seja um praticante mais avançado, com um bom nível de condicionamento. O recomendado para iniciantes é de uma a duas vezes por semana."
Evolução pessoal
Foi durante a pandemia, em 2021, que Luiza Rodrigues, 23 anos, conheceu o pilates na parede, depois de ser aconselhada por uma amiga que também praticava a modalidade. Na época, não tinha muitos conhecimentos sobre o tema e tampouco tinha o hábito de se exercitar. No entanto, por estar em casa, decidiu buscar alguma atividade física para manter a sanidade mental.
Desde então, segundo a estudante de moda, a prática não saiu de sua vida. Ao longo deste período, percebeu vários benefícios físicos e estéticos. "O pilates tem me ajudado bastante na flexibilidade e também notei que me ajudou muito no fortalecimento muscular, principalmente na lombar", conta Luiza.
Por ter uma rotina bastante agitada e nem sempre conseguir ir à academia, ela acredita que o pilates na parede foi a melhor escolha. Isso, sobretudo, pela versatilidade dos locais onde a prática pode ser feita, sem necessariamente estar dentro da própria casa. Hoje, a jovem costuma se exercitar de duas a três vezes na semana.
Além disso, ressalta que tem evoluído em relação ao tempo médio das atividades. Atualmente, Luiza tira de 30 a 50 minutos do dia para se dedicar ao pilates na parede. "Não vou negar que os meus exercícios favoritos são o Wall Roll Down e Wallbridge, que me ajudam muito a melhorar a minha força, flexibilidade e postura", acrescenta.
Dicas importantes
Na avaliação do educador físico e personal trainer Matheus Gonçalves, o pilates na parede é uma variação do método tradicional. "Essa abordagem permite que os praticantes trabalhem com o peso do próprio corpo, ajudando a melhorar a postura, o alinhamento e a força muscular. A parede serve como uma resistência adicional e um ponto de apoio", complementa o profissional.
Para aqueles que desejam começar nesta nova empreitada, Matheus afirma que é importante buscar uma avaliação física para garantir que os exercícios são adequados para o seu nível de condicionamento. Usar roupas confortáveis que permitam uma ampla gama de movimentos e manter a respiração controlada durante as atividades também são orientações mencionadas pelo especialista.
"Certifique-se de realizar os movimentos de forma lenta e controlada para evitar lesões. Escute seu corpo e não force além do seu limite. Consulte um profissional de pilates para orientação personalizada e ajustes nos exercícios conforme necessário", finaliza.
De acordo com o especialista, os indivíduos geralmente começam a perceber os efeitos do pilates na parede após 4 a 6 semanas de prática regular. Os primeiros sinais incluem uma melhora na postura, maior flexibilidade e um aumento na força muscular, especialmente no core.
Benefícios
Melhora da postura e alinhamento corporal.
Aumento da força e resistência muscular.
Maior flexibilidade e amplitude de movimento.
Desenvolvimento da estabilidade do core.
Redução de dores nas costas e outras áreas do corpo.
Melhora da coordenação e equilíbrio.
Aumento da consciência corporal.
Melhores exercícios
Wall Roll Down
Wall Squats
Wall Push-Ups
Wall Arm Circles
Wall Leg Lifts
Wall Bridge
Wall Plank
Wall Sit with Leg Lift
Wall Climb
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br