entretenimento

6 dicas para os pais aproveitarem as férias com as crianças

Veja como é possível tornar este período mais divertido para os pequenos e tranquilo para os responsáveis

Apesar da rotina, com estratégias simples é possível curtir as férias escolares em família (Imagem: Tom Wang | Shutterstock) -  (crédito: EdiCase)
Apesar da rotina, com estratégias simples é possível curtir as férias escolares em família (Imagem: Tom Wang | Shutterstock) - (crédito: EdiCase)

O período de férias é um momento de descanso e brincadeira para as crianças em fase escolar. No entanto, para mães e pais, esse período pode ser cansativo e demandar muito, pois a rotina diária se altera significativamente. A necessidade de planejar atividades, supervisionar o tempo livre e garantir a segurança e o bem-estar dos filhos pode aumentar a carga de trabalho e o nível de estresse dos adultos.

Afinal, é possível ocupar as férias da criançada de forma divertida e saudável? Sim! A educadora parental Priscilla Montes lista algumas dicas para curtir com os pequenos. Confira!

1. Equilibre as regras

Com as crianças sem atividades escolares e em casa o tempo todo, os pais devem se cobrar menos e flexibilizar as regras. Ou seja, tornar menos rígida algumas responsabilidades são muito importante neste período, mas isso não significa necessariamente deixar a rotina de lado. É importante que a criança mantenha uma rotina para a saúde física, mental e emocional dela.

Dia a dia se lembrar dessa rotina, vai ajudar muito na volta às aulas, quando as crianças precisarão voltar a cumprir as atividades escolares e extracurriculares. Esse cuidado ajuda a estabelecer hábitos e evita que os pequenos passem o tempo todo na frente do computador, smartphone ou tablet.

2. Estabeleça momentos de conexão

Não é a quantidade, mas a qualidade que importa. Assistir a um desenho com a criança, ir ao parque, brincar ao ar livre ou brincar com um jogo são ótimos momentos. Jogos, em particular, são ótimas oportunidades para conversar e trabalhar a questão de ganhar e perder.

3. Combine horários

Não adianta tentar dar atenção à criança o dia inteiro sem estar presente de verdade. É importante informar a ela a hora em que vão desenhar juntos, propor um filme com pipoca ou um cinema. Combine algo como: “Mamãe vai trabalhar o dia inteiro e, no final do dia, teremos nosso cinema com pipoca”.

Uma criança conversando com uma psicóloga em um consultório. As duas estão ao lado uma da outra sentadas em um sofá cinza.
Validar os sentimentos da criança faz com que ela entenda a rotina da família com mais facilidade (Imagem: Studio Romantic | Shutterstock)

4. Valide os sentimentos e ouça a criança

Esse tipo de cuidado e atenção garante um senso de responsabilidade, fazendo com que a criança compreenda o dia a dia da família e que os pais infelizmente não estão em período de férias, mas se ajustando para que esse período seja leve para todos. A conversa sempre é a melhor maneira de ajudar e acolher.

5. Faça atividades fora do comum

Brincadeiras e atividades que as crianças não costumam fazer são uma ótima saída para atrair a atenção. A nossa dica é resgatar algo que os pais gostavam de fazer na infância para passar para os filhos.

6. Mantenha a rotina do sono

Manter a rotina de sono, sempre que possível, é importante, principalmente dois, três dias antes do retorno das aulas. Esse cuidado evita que o desempenho dos pequenos nos primeiros dias de atividades escolares e extracurriculares seja prejudicado.

Por Danielle Campos

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

EdiCase
postado em 09/07/2024 15:08
x