O poodle e o bichon frisé são cães encantadores. Apesar de possuírem características distintas, muitas vezes são confundidos devido às semelhanças em sua aparência física. Ambos apresentam uma pelagem encaracolada e uma estrutura corporal de porte pequeno a médio, o que pode levar à confusão. Por isso, a seguir, confira 7 diferenças entre os cachorros poodle e bichon frisé!
1. Tamanho
Os poodles têm diferentes tamanhos: toy (menor), miniatura (médio) e padrão (maior). O bichon frisé, por sua vez, normalmente é um cão de porte pequeno, geralmente pesando entre 5 e 10 quilos.
2. Pelagem
Ambas as raças têm pelagem encaracolada. No entanto, o poodle tem o pelo mais denso. O bichon frisé, por outro lado, tem uma pelagem mais macia e solta.
3. Cauda
A diferença na posição e na aparência da cauda pode não ser notada de imediato por quem não está familiarizado com as características específicas de cada raça. O poodle geralmente tem a cauda naturalmente longa e arqueada. No bichon frisé, ela é frequentemente curvada para cima sobre as costas.
4. Cores da pelagem
O poodle apresenta uma ampla variedade de cores, incluindo preto, branco, marrom, cinza e muitas outras. O bichon frisé, por outro lado, geralmente é branco, embora possa ter algumas marcações em tons de creme em algumas áreas do corpo.
5. História e origem
A origem do poodle é associada à França e à Alemanha, sendo conhecido como um cão de caça aquática. O bichon frisé tem raízes no Mediterrâneo e era popular entre a nobreza do século XIV.
6. Forma da cabeça e focinho
Por vezes, as diferenças sutis na estrutura facial podem passar despercebidas. No entanto, o poodle tem uma cabeça alongada e um focinho reto. A cabeça do bichon frisé é arredondada e o focinho é mais curto em comparação com o poodle.
7. Personalidade
Ambas as raças podem exibir traços de personalidade semelhantes, como serem afetuosas e amigáveis, o que pode dificultar a distinção. Porém, o poodle é conhecido por sua inteligência, adaptabilidade, energia e facilidade de treinamento. O bichon frisé geralmente é carinhoso, alegre, sociável e se dá bem com pessoas e outros animais.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br