Moda

Sí, soy rebelde! Acompanhe a tendência de moda da banda RBD

Sucesso nas músicas, a novela mexicana deixou a sua digital no mundo da moda. Fãs, inclusive, já preparam os looks para as apresentações da banda em solo brasileiro, que ocorrem no Rio e em São Paulo

Sim, chegou a vez de falar de Rebelde. Muito mais que um sucesso na música ou nas telinhas, a banda acarreta vários fãs ao redor do mundo, em especial no Brasil, pelas roupas caricatas e muito desejadas desde a estreia da novela mexicana, em 4 de outubro de 2004. Ao longo dos anos, o popular uniforme da escola Elite Way School continuou na lembrança do público. E eles, agora, poderão usá-los nos shows que irão acontecer no país.

E como toda tendência é cíclica, muitos poderão mesclar peças do passado com outras roupas mais atuais. Aliás, não é só o look escolar que ficou na memória dos apaixonados por RBD. Outros itens, principalmente das apresentações feitas pela banda, são uma prova de que Rebelde tem um pouco da sua digital na moda.

De acordo com o produtor de moda Fernando Lackman, é possível inspirar-se nos looks do passado e trazer detalhes característicos da imagem do grupo mexicano com um bom jeans rasgado combinado a camisas cortadas em modelagem cropped, e juntar uma gravata vermelha com nó frouxo, que fazem total referência ao visual RBD. Passado e futuro, pensado na melhor maneira de se vestir para a tão aguardada turnê.

"O grupo RBD, assim como as histórias contadas pela novela fazem parte do imaginário e trouxeram muitos modismos, por isso acabaram criando um estilo específico junto ao público", afirma Lackman. No que diz respeito ao hoje, caso o fã não tenha muita base do que vestir, algumas peças atuais podem ser usadas de referência.

"A modelagem cropped e as saias curtas estão super em alta. Não que sejam referências ao grupo, mas trazem esse olhar voltado para um visual college instalado no mood do que foi o fenômeno à época", detalha.

Para o elenco, sempre foi figurino, na visão do produtor de moda. Para o público, acabou se transformando em figurino, afinal, não são peças ou looks que fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, especialmente por serem tão datados e a geração que os assistiu não ser mais tão juvenil como na época em que viam a novela na tevê.

Tendência RBD

Desde os 5 anos, Luma de Araujo Bessa, 24, é fanática pela banda. "No início, assistia à novela escondido dos meus pais, mas depois eles entenderam que não iam conseguir impedir meu amor de fã e logo começaram a me levar aos shows também. Por não poder ir sozinha, arrastava a família toda para os shows do RBD", relembra a jovem.

E a paixão, certamente, influenciou na maneira como ela se vestia. Ainda pequena, costumava usar o uniforme do grupo. O amor por Rebelde é tão grande que Luma vai em cinco shows da banda, no Rio de Janeiro e em São Paulo. E, para tantas apresentações, é preciso pensar nos looks de cada dia.

"Estou me preparando há mais de um mês para comprar tudo pela internet. Algumas lojas de departamento fizeram coleção especial do RBD, e as lojas menores também entraram na onda. Está sendo incrível ver a carinha deles estampada nas camisetas por aí", conta. Até o momento, Luma já comprou uma saia jeans — parecida com as que eram usadas pelas meninas do grupo — uma gravata original e um cropped branco para substituir a camisa social.

"Aqui no Brasil é muito quente. Por isso, tive que me adaptar para uma versão mais confortável. Para quem estiver sem ideias, há muitas inspirações nas redes sociais de looks para o show. Devo ficar alternando entre saia jeans e calça jeans, dependendo do clima. E os croppeds brancos também devo ficar trocando. Mas a essência vai ser a mesma", detalha Luma.

Dicas milagrosas

Produtora e professor de moda, Nina Stellato é enfática ao dizer que o RBD foi um fenômeno que, com certeza, influenciou os fãs em relação à moda. A estética, segundo ela, tinha um apelo ousado, com uma mistura de preppy e punk um tanto marcante. Pensando nos shows e nas condições climáticas, ela dá algumas dicas, tanto para o público feminino quanto para o masculino.

"Para o calor, indico uso de saias e blusas de algodão ou regata para as meninas, tênis é uma boa opção. Para os meninos, bermuda jeans e camisas mais leves de manga curta. Para o frio, é ideal o uso de coturnos, tanto para os meninos quanto para as meninas. Podem investir também nas jaquetas de couro e na calça jeans destroyed. O blazer vermelho, muito usado pelos fãs, também é uma ótima opção", recomenda a especialista.

Saia plissada xadrez de cintura baixa com cinto, camisa branca, gravata e bota para as moças são outras alternativas mencionadas por Nina. De acordo com a especialista, os rapazes podem ir, ainda, de jeans skinny, camisa branca manga curta, gravata vermelha e bota. "Tudo que era usado na época retornou com força por conta da tendência Y2K", finaliza Nina.

Sonho de criança

Giovanna Soares Costa, 26 anos, é fã de carteirinha desde que era bem nova. A personagem preferida era a Mia Colucci, interpretada por Anahí. "Ela usava sempre blusas curtinhas mostrando a barriga e, quando eu era criança, eu sempre ficava amarrando a blusa pra imitá-la. Sempre gostei de usar esse tipo de peça. Com certeza, ela foi uma influência para me vestir do jeito que eu me visto hoje em dia", destaca.

Para os shows, ela garante: já está tudo pronto. Na companhia de algumas amigas, fez compras características da banda, buscando inspirações de looks nas redes sociais e pesquisando em sites de confiança para comprar. Ela vai somente a uma apresentação, no Rio de Janeiro.

"Comprei uma gravata imitando a que eles usavam na novela só pra ir no show, e o restante eu já tinha coisas semelhantes no meu armário. Quando era criança, era meu sonho ter um uniforme do Elite Way School para ir ao show. Hoje, com 26 anos, vou poder realizar esse sonho de criança."

Fotos: Arquivo pessoal - Hoje, aos 26 anos, Giovanna está realizando um sonho de criança: ela vai ao show do RBD, no Rio

 

Fotos: Arquivo pessoal -
Arquivo pessoal -
Arquivo pessoal -

Mais Lidas