CASA

Olhar diferenciado: decoração feminina em alta

Ambientes acolhedores e confortáveis são tendência entre mulheres que procuram por casas que expõem suas personalidades e gostos

Uma casa confortável e agradável, em que você se sinta seguro e feliz, é o objetivo de muitas pessoas. Ter um lar acolhedor para chamar de seu influencia em muitos âmbitos, além de melhorar a qualidade de vida. E para as mulheres, um espaço como esse, de identificação e descanso, é muito importante, considerando os preconceitos e obstáculos do dia a dia. Assim, nascem as casas com o feminino como inspiração — residências que homenageiam as mulheres através de elementos que fazem referência as moradoras.

A criação de um ambiente que transmita a essência da cliente é o ponto de partida para o desenvolvimento de um projeto como esse, segundo a designer de interiores Luciana Câmara. "Pensamos que um espaço criado para mulheres não se baseia em escolhas estereotipadas de cores ou estilos mais delicados. Somos múltiplas e com características e personalidades diversas", explica.

A profissional projetou o Espaço Ventre na CasaCor Brasília 2023 com a designer de interiores Adriana Melo. O ambiente, quarto, banheiro e varanda, surgiu do tema da mostra, Corpo e Morada. A partir disso, Luciana e Adriana decidiram caminhar para uma representação da primeira morada física dos humanos: o útero. "Criamos um espaço que representasse um refúgio para essa mulher adulta, que, apesar de bem-sucedida, culta e independente, tem os seus momentos de fragilidade e precisa se reconectar e olhar para dentro de si", detalha Luciana.

Arquivo Pessoal - No Espaço Ventre, a natureza e a arquitetura conversam. Um cabideiro feito com galho de árvore chama a atenção nesse projeto

Essa foi uma das formas em que as profissionais acharam para usar o feminino como inspiração. Viviane Lopa, de 42 anos, arquiteta e designer, também usou o tema da edição de 2023 da CasaCor Brasília como influência para criação do projeto Studio Tivi. A profissional procurou homenagear as mulheres e suas características, por meio de elementos construtivos. "Todos os recursos que compõem ambientes, como revestimentos, móveis, adornos, plantas, iluminação, aromas, textura. Tudo pode ter referência feminina", conta Viviane.

Segundo ela, esse conceito está mais destacado no mercado. "Trabalhar com o feminino é trabalhar com espaços que trazem aconchego, invariavelmente", explica. A arquiteta finaliza afirmando que todos gostam de conforto, por isso a ideia chama atenção.

Como criar o ambiente

Para criar o espaço ideal, o primeiro passo é entender os gostos e os elementos que a cliente se identifica. Assim, é possível transformar espaços em ambientes mais convidativos e humanos. "Isso serve para espaços residenciais e, principalmente, corporativos", completa Luciana.

Essa renovação no ambiente pode ser por meio do uso da biofilia, ou seja, conexão dos espaços da casa à natureza, propiciando uma atmosfera de pertencimento. "As mulheres são muito intuitivas e criativas, então pensar em elementos naturais é aflorar e aguçar os nossos instintos e competências inatas", explica a designer.

 

Ela indica o uso de revestimentos naturais, como madeira, e recomenda a entrada de luz e de ventilação natural. As peças decorativas que tenham identidade feminina também são importantes para a composição. Itens herdados, peças que contenham a história da sua vivência, imagens femininas inspiradoras em obras de arte e livros são alguns dos elementos citados pela profissional.

Assim como Luciana, Viviane Lopa também pontua que o uso da madeira é interessante nesses ambientes, pois carrega a sensação de acolhimento. A utilização de pedras, que expressam a força da mulher, é apontada como um bom complemento para esses espaços. Além disso, elementos como azulejos ajudam na criação de uma viagem afetiva às casas das mães e das avós, trazendo o lado da ancestralidade para o ambiente.

A escolha dos elementos deve ser feita de forma cuidadosa, sempre procurando remeter alguma ideia do feminino e alguma lembrança da mulher daquela casa para, justamente, trazer esse conforto. A arquiteta construiu dessa forma o Espaço Tivi. "Os móveis foram escolhidos a dedo, sendo todos com alguma característica feminina, seja no formato curvo, orgânico, seja pelas texturas suaves ao toque, seja pela beleza das formas", explica.

Objetivos e inspiração

Para Luciana Câmara, a criação de um ambiente com inspiração no feminino foi pensado para transportar a moradora para boas memórias. Ela e Adriana Melo acreditam que espaços bem projetados ultrapassam a questão estética e são sinônimos de bem-estar.

Arquivo Pessoal - Banheiro do Espaço Ventre na CasaCor: iluminação e ventilação naturais

Já para Viviane Lopa, os ambientes podem ser locais de diálogo, de reflexão e de cura. "Cada traço no papel representa algo na realidade. Assim, homenagear as mulheres, mostrar seus aspectos naturais, enaltecendo toda sua beleza, tem sido algo cada vez mais necessário na sociedade", explica.

O ambiente feito pela arquiteta é inspirado na atleta de taekwondo Fernanda Cavenatti. Ela foi 10 vezes campeã mundial no esporte e representa, segundo Viviane, várias facetas de toda mulher. "Nossa mensagem é que a mulher pode ser o que ela quiser ser. E tem, dentro de si, a fortaleza para conquistar todos os seus sonhos e superar todos os seus obstáculos", finaliza a profissional. 

Mais Lidas

Arquivo Pessoal - Banheiro do Espaço Ventre na CasaCor: iluminação e ventilação naturais
Arquivo Pessoal - No Espaço Ventre, a natureza e a arquitetura conversam. Um cabideiro feito com galho de árvore chama a atenção nesse projeto