Casa

Sofás orgânicos: conforto pleno e harmonia para a sala de estar

Se está à procura de adicionar um toque de harmonia natural à sala de estar, considerar um sofá orgânico pode ser uma opção. Com formas fluidas, materiais naturais e sustentáveis, eles são tendência na indústria de móveis

A evolução dos móveis ao longo dos anos não se limita apenas à funcionalidade, mas também ao design. Uma das tendências mais bem recebidas na CasaCor 2023, que vem ganhando destaque, é a dos sofás orgânicos. Muito além de apenas apenas um lugar para se sentar, eles são expressões de arte e natureza combinadas.

A principal característica que define um sofá orgânico é a sua forma fluida e natural. Curvas suaves, formas arredondadas e texturas que imitam elementos naturais, podendo se assemelhar a pedras polidas, plantas ou até ondas do mar — principais características que definem esse estilo de sofá.

De acordo com Vinicius Alano, sócio da Três Arquitetura e um dos responsáveis pelo ambiente Epicentro na CasaCor 2023, é possível personalizar o móvel de acordo com as necessidades e as preferências do cliente. "Os sofás orgânicos nem sempre são personalizáveis, mas tudo depende do seu desenho. No nosso ambiente da CasaCor 2023, solicitamos ao fabricante que personalizasse módulos, inicialmente disponíveis apenas em formato reto com cantos curvos. Isso permitiu que a circulação à sua volta ficasse mais fluidas. Tudo depende, além de questões técnicas, da flexibilidade e do diálogo entre especificadores e fabricantes."

Edgar Cesar - A proposta do arquiteto Erick Camilo é do ambiente ser um refúgio, onde os visitantes podem se reconectar com o próprio corpo e desfrutar de uma morada que proporciona conforto, beleza e bem-estar.

Quanto aos materiais disponíveis para a fabricação das peças, Vinícius explica: "Qualquer que seja o desenho do sofá, reto ou curvo, procuramos especificar tecidos que contribuam com uma textura interessante ao ambiente. Frequentemente, buscamos algo que remeta a algo mais natural, assemelhado ao linho ou mesmo ao couro. Já no caso do nosso espaço na CasaCor, optamos por uma textura mais evidente e tátil, com o bouclê cinza."

Vinicius ressalta que é possível integrar um sofá orgânico a diferentes estilos de decoração. "A melhor forma é escolher modelos que sejam modulares e disponíveis em diferentes dimensões. Dessa forma, ao elaborar um layout, montamos uma composição de módulos compatível com o espaço do cliente. Isso traz flexibilidade e uma maior adaptabilidade da peça ao projeto."

Design autêntico e sustentável

Edgar Cesar - O projeto Lounge Soul Brasília, da arquiteta Flavia Nars, também utiliza o sofá orgânico

O arquiteto da Studio Arqline Erick Camilo, responsável pelo ambiente Moradas, na CasaCor 2023, afirma que os sofás orgânicos agregam valor estético e funcional em projetos arquitetônicos, incorporando assimetria e irregularidades controladas em seu design, proporcionando um visual autêntico e único, com textura cuidadosamente escolhida para uma sensação tátil agradável, muitas vezes utilizando materiais naturais. "Esses sofás são frequentemente construídos com materiais sustentáveis, como madeira certificada, espumas de baixo VOC e tecidos orgânicos, refletindo a preocupação com o meio ambiente".

De acordo com o especialista, alguns são modulares, adaptando-se às necessidades do espaço e do usuário. Sua forma e textura se harmonizam com o ambiente, criando fluidez e integração com a paleta de cores do espaço. "Comparados aos modelos convencionais, oferecem vantagens em design, conforto e versatilidade de configuração, com ênfase na ergonomia. Além disso, sua integração com o ambiente e uso de materiais sustentáveis se destacam."

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Mais Lidas

Edgar Cesar - A Três Arquitetura, composta por Luciano Pena e Vinicius Alano, ambos arquitetos mineiros e atuando em Brasília há 16 anos, estreia na mostra CasaCor Brasília com um ambiente que explora a versatilidade e beleza dos sofás orgânicos.
Edgar Cesar - Com um layout fluido, o ambiente Epicentro permite a circulação de pessoas em meio ao mobiliário, como o sofá disposto em ilha que dá liberdade aos visitantes de se sentarem e os encostos móveis que propiciam conforto.
Edgar Cesar - A proposta do arquiteto Erick Camilo é do ambiente ser um refúgio, onde os visitantes podem se reconectar com o próprio corpo e desfrutar de uma morada que proporciona conforto, beleza e bem-estar.
Edgar Cesar - O ambiente Moradas é marcado pelo design orgânico com tons escuros e claros em uma paleta neutra, o uso de elementos naturais como pedra e madeira, a luz natural e a integração de dispositivos de automação residencial. A área terá quadros do artista Hélio Junior para complementar o projeto.
Edgar Cesar - O projeto Lounge Soul Brasília, da arquiteta Flavia Nars, também utiliza o sofá orgânico