A indústria da moda marca presença no ranking das mais poluentes do mundo, e isso não é novidade. Contudo, a cada dia que passa, os profissionais da área exploram as diversas maneiras de tentar reduzir o impacto causado. Optar por materiais sustentáveis e influenciar os usuários a aderirem às tendências com consciência são pontos que vêm sendo amplamente trabalhados.
O público, por sua vez, não reluta em escolher de forma consciente as peças que compõem seus armários. A ecobag, bolsa ecológica em tradução literal, surgiu em 1997, quando a grife Chanel produziu uma bolsa sustentável que seria, mais tarde, classificada como a pioneira da peça. Mas somente em 2007 o novo modelo de bolsa se popularizou, quando a designer inglesa Anya Hindmarch lançou uma ecobag de sua autoria, que estampava a frase "I'm not a plastic bag".
Anna Carolina da Silva Santos, consultora de imagem, personal stylist e embaixadora da Meraki Allure, marca de luxo sustentável na Califórnia, explica que foi logo após esse momento, do lançamento em 2007, que a tendência surgida no exterior chegou ao Brasil. Inicialmente tratadas como sacolas que funcionavam apenas para trazer as compras do mercado, com o passar dos anos, aos poucos, as bolsas ecológicas apareceram em diferentes estampas e cores, ganhando mais espaço e convertendo-se, oficialmente, em peça emblemática da moda sustentável.
Saiba Mais
-
Revista do Correio Poros dilatados podem ser reduzidos? Veja cinco técnicas de tratamento
-
Revista do Correio Skin cycling: cuidados que respeitam o ciclo natural da pele dão resultados positivos
-
Revista do Correio Tendência une o charme da produção minimalista à neutralidade coringa
-
Revista do Correio Florais que curam: pets também podem ser tratados com métodos naturais
-
Revista do Correio Nomofobia: uso exagerado das redes sociais pode gerar quadro de vício
-
Revista do Correio Nas passarelas, as tendências que você pode apostar para o verão
-
Revista do Correio Por que adicionar vitamina C à rotina de cuidados com a pele?
Como usar
Hoje, a ecobag aparece em composições para diferentes ocasiões e chama a atenção pela facilidade de ser adaptada à personalidade de quem a usa. Tailise Leal, graduada em moda pelo Centro Universitário Iesb, indica que as bolsas ecológicas são uma ótima aposta para quem deseja sair do clichê. "É um acessório que, além de bonito e diferente, é ótimo para levar compras de supermercado, para passeios e para eventos. E ajuda na extinção das sacolas plásticas que fazem tanto mal ao meio ambiente."
Apesar de as bolsas serem comumente vistas no modelo bege e sem bolsos, Tailise aponta que é possível encontrar modelos que apresentam mais detalhes, como bolsos, bordados e diferentes estampas. A designer de moda é dona da Tai Oliver (@ecobagsbsb), uma marca autoral de bolsas, e confecciona ecobags de diferentes modelos, de acordo com o pedido dos clientes. "Fazer um trabalho sustentável que ajude o meio ambiente, ainda mais no ramo da moda em que o desperdício e a poluição causada por grandes empresas e malharias são quase que exorbitantes, é muito importante para mim e, com certeza, para designers que estão começando."
A personal stylist Anna destaca que, pensando na sustentabilidade, a bag é a escolha perfeita que une conforto, praticidade, versatilidade e estilo. "Uma ótima opção para combinar com a bolsa sustentável é o macacão, pois traz informação de moda, personalidade e praticidade. Para épocas de clima mais suaves, as ecobags com estampas delicadas são incríveis, pois são ótimas para montar looks e funcionam tanto para a tarde, em casa, quanto para a noite, em um barzinho com as amigas, ou em um happy hour também."
É importante ressaltar que para ser classificada como ecobag a bolsa precisa ser construída a partir de composições com fibras de origem vegetal, como linho, rami, juta, cânhamo e algodão orgânico. Não há o que temer na hora de escolher o melhor modelo. Versátil e atemporal, a bolsa sustentável, ao menos na tonalidade clássica, no modelo de algodão cru, é praticamente uma peça coringa.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte