Nos últimos anos, várias características da moda dos anos 2000 voltaram a fazer sucesso. As minissaias, as correntes pelo corpo, os colarzinhos de miçangas e o jeans de cintura baixa são apenas algumas das tantas tendências revisitadas. Em 2023, as faixas de cabelo ressurgem e voltam a complementar as composições, levando os fãs de Y2K à loucura. Nas passarelas, nos shoppings e, claro, nas redes sociais elas têm chamado a atenção.
A stylist Keh Correia explica que o acessório ganhou popularidade novamente, especialmente como parte do estilo boêmio e retrô, e que, apesar de ter marcado os anos 2000, o costume de usar faixas ou bandanas na cabeça tem raízes em civilizações antigas de diferentes partes do mundo. "Na Grécia Antiga, as mulheres costumavam utilizar uma faixa chamada mitra para manter o cabelo no lugar. No Antigo Egito, tanto homens quanto mulheres usavam bandanas para proteger suas cabeças do intenso sol."
Saiba Mais
Para a profissional, o reaparecimento das faixas na moda pode ser explicado por vários motivos, tais como a nostalgia, a influência da cultura pop e o desejo de expressar individualidade por meio de estilos criativos. Tradicional, versátil e prático, o acessório pode ser usado por pessoas de todas as idades. Os muitos modelos — estampado, fino, grosso, liso, ou com textura — permitem diferentes composições.
A praticidade da faixa, que pode dar um toque no look e disfarçar os fios em um dia de bad hair, ou quando a correria não permite um penteado mais elaborado, são pontos queridinhos daqueles que a usam. "Uma faixa no cabelo pode, instantaneamente, elevar o estilo de qualquer roupa, dando um toque de elegância e sofisticação. Além de ser uma peça versátil e vintage, pode ajudar a manter o cabelo no lugar, especialmente em dias ventosos ou quando você está praticando esportes", explica Keh Correia.
Edu Amorim, professor no Senac, no eixo moda e comunicação, e criador do akashaestudio.com, aponta o acessório como extremamente democrático e que pode ser usado da academia até a balada. "É importante observar as diferenças entre espessuras e materiais, combinando com o tipo de lugar em que será utilizado. Por exemplo, na academia as faixas tecnológicas, no sentido do material que absorve o suor, vão bem."
Quando o assunto é tendência, sempre há aquelas celebridades que se transformam em ícone da estética, mas, no caso das faixas, é difícil selecionar apenas um rosto — todas estão usando! Virginia Fonseca, Brunna Gonçalves, que tem uma coleção de várias cores, a cantora Iza e a tiktoker Duda Kropf já postaram vários registros com o acessório.
Nas passarelas, também se faz presente. A faixa de cabelo apareceu na apresentação conjunta de Donatella Versace e Dua Lipa, intitulada La Vacanza, e, ainda, no São Paulo Fashion Week.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br