Moda

Vestindo Cultura apresenta desfile no Pátio Brasil neste sábado

Para encerrar a 5ª edição do projeto, um grande desfile será realizado na praça central do shopping, a partir das 16h

Neste sábado (30 de setembro), às 16h, a Praça Central do Pátio Brasil será palco do encerramento da 5ª edição do projeto multicultural Vestindo Cultura, no qual a moda dialoga com outras linguagens culturais — literatura, artesanato, fotografia — para fomentar o mercado cultural local.

Com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o projeto, idealizado por Beatriz Schwab, Andrey do Amaral e Marina Sakamoto, foi executado pela Agência Scouting e pela Pergunta Fixar. Nesta edição, foram selecionados 11 estilistas que toparam o desafio de criar coleções inspiradas em histórias de livros.

Na primeira fase do projeto, que aconteceu em março, foram realizados, gratuitamente, seminários, workshops, mesas-redondas e debates sobre o mercado da moda. "A segunda fase foi marcada pela pré-seleção dos estilistas que escolheram um livro da editora Pergunta Fixar, leram e nos apresentaram seus croquis", explica a CEO da agência Scouting, Marina Sakamoto.

O desfile é a última ação desta edição e conta com a colaboração de mais de 100 profissionais de moda envolvidos diretamente na sua execução. "O projeto promove o incentivo à leitura e acesso aos livros, além de alavancar a transformação da indústria da moda local em direção à valorização da representatividade e das diversas formas de expressão. O Vestindo Cultura fomenta a moda justa, inclusiva e responsável", completa Marina.

Entre os profissionais selecionados para confeccionar as roupas do desfile, a estilista Brunna Rabelo Nascimento escolheu inspirar-se no livro Você — Poemas de paixões e coisas parecidas, de José Carlos Vieira, editor de Cidades, de Cultura e da Revista do Correio Braziliense. O livro é uma coletânea de poemas que acabam por nos conduzir sempre à melancolia de uma saudade insuperada da mulher amada que partiu. Vivendo o luto dessa perda, o autor retrata em poesia seus pensamentos e dias que se passam em “um apartamento no final da Asa Norte" (poema 27), onde sua rotina acontece de forma monótona e solitária.

Reprodução/ Você - Poemas de Paixões e Coisas Parecidas - A mulher que faz a marca Brunna Rabelo, é uma mulher dedicada o trabalho que gosta de rotina e se dedica o máximo às suas responsabilidades, se preocupa com a imagem profissional que passa e busca tempo de qualidade com as pessoas que fazem parte de sua vida.

As peças dessa coleção foram criadas retratando uma leitura da musa da obra de José Carlos Vieira pela visão da estilista. A musa dessa obra é vista como uma mulher típica da região de Brasília. Como a cidade está localizada no Planalto Central, é sede do governo do país e comporta uma série de órgãos públicos e prédios corporativos, consequentemente, o visual adotado por mulheres que fazem parte dessa realidade executiva é mais elegante e sofisticado, sendo adequado para o trabalho nesse âmbito.

A estilista quis capturar a essência da mulher que é objeto do desejo e da saudade que inspiram poemas e a essência da mulher forte e trabalhadora que inspira as criações de sua marca. A musa da saudade de José Carlos Vieira é interpretada pela estilista como uma mulher sensual na medida certa, ela é uma mulher de atitude e tem uma mistura sutil entre delicadeza e feminilidade com firmeza e imponência, o tipo de mulher que "faz falta". 

 

Confira, abaixo, os estilistas selecionados e os livros que escolheram, para confeccionar as roupas do desfile:

-Brunna Rabelo com o livro Você: Poemas de paixões e coisas parecidas, de José Carlos Vieira

-Elisa Hilst com o livro O Choro da chuva, de Olga de Benoist

-Lisiane Boeira com livro Todos os cavalos, de Antonia Vicens

-Jane Guedes (Jane Guedes Ateliê) com o livro Olhos de pedra, de Marco Haurélio

- Aluna do Fashion Campus com o livro Hope Killers, de Thiago Moyses

-Salomão Ferretti (Salomão Ferretti Wear) com o livro Gestão da cultura para o desenvolvimento de cidades, de Selma Santiago

-Cami Ribeiro com o livro A menina do espelho, de Adriana Ramos

- Jaqueline Guerra (Ao Vento) com o livro Solteiros novamente, de Ana Maria Freitas Coelho e Beatriz Schwab

- Sywsy com o livro Os antissociais, de JL Messina

- Meire Ferreira (Meire Ferreira) com o livro O choro da chuva, de Olga de Benoist

- Bee com o livro Hope Killers, de Thiago Moyses

Serviço:
Desfile dos Estilistas do Vestindo Cultura- 5° edição
Local: Praça Central do Pátio Brasil Shopping
Data: 30 de setembro
Hora: 16h

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte 

Mais Lidas