Moda

Moda metalizada: estética volta a ser tendência com looks para brilhar!

Comunicando modernidade e ousadia, as peças metalizadas estão em alta e são as queridinhas nos looks de festivais de música, mas, com a combinação certa, é possível trazer a estética para as composições do dia a dia

A moda, muito mais que estética, transmite posicionamentos políticos e reflete momentos históricos. Na década de 1960, quando o homem pisou na lua pela primeira vez, o mundo fashion inspirou-se no marco e agregou nas roupas características dos avanços tecnológicos e da Era Espacial —surgiu, então, a moda futurista, espalhando os looks metalizados por toda parte.

No entanto, a consultora de imagem Olívia Bueno aponta que os acontecimentos históricos não são os únicos responsáveis por levar o metalizado aos armários das pessoas. "Nos anos seguintes, com a discoteca, o metalizado retornou, principalmente com o lúrex, que é uma malha feita com fios metálicos. E, como a moda é cíclica, agora está de volta, repaginado e se encaixando muito bem com o momento que vivemos."

Retomando aos armários com algumas mutações, o metalizado não perde a essência da tendência que, apesar de considerada antiga, exala ar de modernidade. Peças que antes eram percebidas em cores mais neutras agora são encontradas em tons de roxo, pink, verde e azul.

Reprodução/Instagram: sashameneghel - Sasha Meneghel fez questão de deixar registrado nas redes sociais a composição com o macacão metalizado verde-água

A stylist Lorena Valença explica que, para eventos diurnos, o mais indicado são os tons em cores vivas; já nas ocasiões noturnas, os tons metalizados em cores neutras são uma ótima aposta. "O look metalizado faz parte do estilo exuberante e criativo, é indicado àqueles que querem passar comunicação, criatividade, modernidade e inovação."

Olívia classifica o prata, o dourado, o champanhe e o bronze como tons versáteis que, por serem mais clássicos, entregam sofisticação e proporcionam mais liberdade para diferentes combinações e eventos. As cores mais vibrantes e coloridas adicionam criatividade ao mix.

"É importante destacar que tudo depende da escolha da peça metalizada. Uma calça tipo jeans com acabamento metalizado tem uma comunicação e se encaixa em um evento completamente diferente de um vestido longo dourado, por exemplo", acrescenta a consultora.

Brilho no dia a dia

Reprodução/Instagram: camilaloures -
Reprodução/Instagram: juliette -
Reprodução/Instagram: shakira -
Reprodução/Instagram: sashameneghel -
Reprodução/Instagram: maisa -
Apesar de ser extremamente requisitado em festivais de música e eventos noturnos, o metalizado pode, sim, ser inserido à rotina. Ademais, há a possibilidade de aparecer somente em detalhes, como acessórios e sapatos.

Lorena aponta os acessórios metalizados — brincos, colares, cintos, bolsas e óculos — como boas opções para compor os looks diurnos. Mas é possível, também, escolher uma peça com tom metalizado de cor e unir a uma peça esportiva ou casual como t-shirt ou jeans. Essa maneira de construir deixa a combinação estilosa e, ao mesmo tempo, leve para o dia a dia. "A composição de um look é baseada no equilíbrio da comunicação das peças, então combinar itens mais chamativos com neutros é uma ótima estratégia para trazer personalidade aos looks", destaca Olívia.

A expectativa das profissionais é que a tendência dure para além do inverno, mas o metalizado tende a construir looks chamativos, o que pode acabar saturando mais rapidamente. "A primavera e o verão são estações mais coloridas na moda, então acredito que se estenda um pouco mais, principalmente o uso do metalizado nos sapatos e nas bolsas, que, por serem mais discretos, a chance de enjoar é menor", acrescenta a consultora de moda.

Vestindo a tendência com consciência

Usufruir da moda com consciência é um alerta que merece atenção, independentemente da trend. No caso do metalizado, porém, é ainda mais importante não adquirir itens freneticamente, pois a estética é extravagante e as peças podem ser deixadas de lado em um curto tempo.

Lorena Valença alerta para não saírem preenchendo o armário de peças metalizadas, exatamente pelas chances de serem enjoadas e pela necessidade de cautela quando usadas na composição dos looks diários. "Isso pode fazer com que você se canse do seu guarda-roupa e queira renová-lo imediatamente, fazendo gastar mais dinheiro. Portanto, saiba acrescentar de forma correta o metalizado no seu armário."

Olívia Bueno destaca a importância de falar sobre a questão do consumo e das tendências, principalmente no momento atual, em que o ciclo é cada vez mais curto. "Não é porque algo é tendência que você precisa comprar. Sempre avalie se você continuaria usando a peça mesmo que ela não estivesse em alta, dessa forma você faz compras mais inteligentes."

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Mais Lidas