No mundo cíclico da moda, tendências vêm e vão. Contudo, existem trends que se tornam tão queridinhas a ponto de permanecerem em alta por anos, sem previsão para ir embora. É o caso do oversized, uma febre praticamente atemporal.
O oversized refere-se a roupas que são maiores do que o tamanho tradicional. Isso significa que as peças são projetadas para serem largas e folgadas, proporcionando um visual mais despojado e confortável. Juliana Maddeira, stylist e produtora de moda, explica que o estilo continua muito requisitado entre as pessoas por várias razões.
"Em primeiro lugar, ele oferece conforto e liberdade de movimento, o que é muito apreciado em um estilo de vida agitado. Além disso, pode ser usado para criar uma aparência descolada e despojada, que muitos acham atraente. Também é uma forma de expressão pessoal e permite que as pessoas se destaquem da multidão", acrescenta.
Para adotar esse ideal de vestimenta, é importante escolher peças chave, equilibrar proporções, adicionar acessórios e experimentar diferentes cortes. Tanto mulheres quanto homens podem se beneficiar dessa tendência de moda.
Tradicional
De acordo com Márcia Nascimento, técnica em produção de moda, o oversized percorreu um longo percurso temporal, em diversos contextos históricos, durante todos esses anos. "Na Grécia Antiga, peças como o quitão e as capas apresentavam silhuetas amplas, marcadas na cintura por um cordão ou sem marcação alguma, com sobreposição de tecidos. Durante a Idade Média e a Idade Moderna, as roupas amplas apareciam de forma repaginada de acordo com a localização e a realidade socioeconômica", descreve.
O estilo adaptou-se e buscou um lugar especial na moda. De 2000 para cá, chama a atenção o patamar em que o oversized foi elevado, sobretudo como parte da cultura hip hop e associada a esportes como basquete e skate, por causa das roupas largas e mais despojadas. Graças a essa atualização neste século, acredita Márcia, o hábito de vestir-se de maneira mais confortável ganhou força.
"Não diria que é uma tendência tradicional, mas um estilo que se encaixa em diferentes momentos na história da moda e em diversas tendências históricas e contemporâneas", acrescenta. Pela praticidade e por ser uma estética livre, que pode comunicar a ideia de naturalidade ou trazendo outros elementos, o oversized permanece como uma febre entre o público.
Saiba Mais
-
Revista do Correio Live day: cresce o número de consumidores nas lojas on-line
-
Revista do Correio Meditação para aliviar estresse vira ferramenta de ajuda para ansiosos
-
Revista do Correio Macacão está de volta e conquista usuários pela versatilidade
-
Revista do Correio Os benefícios em inserir as máscaras faciais na rotina de skincare
-
Revista do Correio Paixão pela cultura sneakerhead movimenta público jovem no Brasil
-
Revista do Correio Alerta às hidratações caseiras - nem tudo que é natural, é bom para o cabelo
Homens e mulheres
Segundo Juliana, no público feminino, as peças mais usadas no estilo oversized incluem camisetas, suéteres, jaquetas, calças largas ou jeans boyfriend. "Entre os homens, ele também é requisitado. Alguns exemplos incluem camisetas, suéteres, moletom com capuz largos, calças largas e jaquetas bomber", elenca a especialista.
Referência no estilo
A cantora Billie Eilish é considerada um ícone do estilo e utilizou, por muito tempo, somente composições oversized em suas apresentações. Apesar de ser uma boa alternativa, por proporcionar conforto e esbanjar muita personalidade, a cantora já confessou que as roupas largas eram, também, estratégicas, para que o público a reconhecesse por sua voz e carreira, sem dar muita atenção ao seu corpo.
Dicas para quem quer começar
Escolha peças chave: comece com peças básicas, como camisetas, suéteres ou calças, e vá adicionando outras peças de acordo com seu estilo e conforto.
Equilíbrio: combine peças oversized com outras mais ajustadas para manter proporções equilibradas. Por exemplo, se estiver usando uma blusa larga, opte por uma calça ou uma saia mais justa.]
Acessórios: adicione acessórios para complementar o look. Eles podem ajudar a adicionar um toque de estilo e sofisticação ao visual.
Experimente diferentes cortes: não tenha medo de ousar. A estética não se limita apenas a roupas largas, mas também pode incluir peças com cortes exagerados, como mangas largas ou ombros caídos.
Fonte: Juliana Maddeira, stylist e produtora de moda
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte