Ingerir a quantidade correta de água para manter a pele hidratada, usar o protetor solar e consultar um profissional para entender a melhor rotina de cuidados são pontos cruciais para quem preza pela boa aparência da pele. Contudo, quando o clima fica mais seco, toda atenção e cuidados precisam ser redobrados.
As máscaras faciais podem ser uma excelente opção para inserir na rotina de skincare, mas, com tantas opções disponíveis, como saber quais os benefícios e a melhor opção? Débora Cristina Cecílio, esteticista, explica que, conforme o ativo utilizado, a máscara pode ter efeito calmante, oclusivo, descongestionante, antioxidante, ceratolítico, secativo, rubefaciente, antisséptico, adstringente, nutritivo, revitalizante, clareador e tensor.
É preciso ter um objetivo definido para, só assim, entender qual será a melhor opção para cada caso. As peles oleosas e acneicas necessitam de máscaras purificantes e refrescantes; as mistas pedem por máscaras suaves e que devolvam o controle total à pele. No caso das seca, máscaras ricas em hidratação, textura e nutrientes são as mais recomendadas.
A especialista explica que, nesta época do ano, a pele costuma ficar avermelhada e sensível por conta da falta de umidade, além de naturalmente mais ressecada. Por isso, não se pode deixar de lado o hidratante para pele oleosa, com acabamento seco, para prevenir coceiras e descamações. Nos dias mais frios, também é importante apostar em uma limpeza suave para não deixar a cútis com a sensação repuxada. A melhor forma de fazer isso é usando a água micelar, cuja textura suave tonifica, acalma as áreas mais irritadas e proporciona sensação macia e sequinha.
Lorice Issa Miguel, fisioterapeuta dermatofuncional, explica que as máscaras com vitamina C, ácido hialurônico, aloe vera, colágeno e elastina podem ser usadas por todas as pessoas, pois proporcionam benefícios a todos os tipos de pele, por isso, se você está com dúvidas na hora de escolher, priorize uma dessas opções.
A profissional ressalta que as máscaras podem ser utilizadas de uma a duas vezes por semana, e a maioria delas deve permanecer de 20 a 30 minutos na pele. Lorice conta que cada máscara acumula benefícios específicos, mas, de modo geral, auxiliam no tratamento e na prevenção de rugas finas, melhoram a oleosidade, proporcionam mais brilho e hidratação e algumas podem até tratar manchas escuras.
"O ideal antes da aplicação é uma boa assepsia. Usar produtos frescos e a escolha certa do ingrediente", ensina. Ela alerta para a necessidade de testar os produtos em pequenas áreas, como no antebraço, antes da aplicação, para certificar-se de que o mesmo não promoverá alergias. "Substâncias puras, com ativos sem agrotóxicos, preferencialmente, trazem grandes benefícios, além de terem baixo custo quando comparados com os industrializados."
Débora lembra que a máscara de argila se tornou a queridinha na rotina de skincare de muita gente, porque seus benefícios são amplos e variados, permitindo personalizar o tratamento de acordo com as características e as necessidades da pele.
A profissional indica que a argila pode ser preparada com água filtrada, hidrolato, algumas gotas de óleos essenciais ou óleo vegetal puro, que devem ser misturados até formar uma pasta homogênea. "Todos são produtos naturais com grande afinidade com a nossa pele, o que garante resultados mais rápidos e menos chances de irritação. Só não gosto da ideia do soro fisiológico."
A máscara de argila deve ser aplicada, no máximo, duas vezes por semana. Quando começar a secar, deve ser retirada, mas caso queira deixá-la agir por um pouco mais de tempo, basta manter a pele hidratada, borrifando água filtrada, hidrolato ou água termal.
"De nada adianta aplicar máscara se o paciente não toma água, não usa filtro solar, não mantém ritual de skincare nem boa alimentação", finaliza Lorice.
Saiba Mais
-
Revista do Correio Macacão está de volta e conquista usuários pela versatilidade
-
Revista do Correio Uma noite sem dormir pode deixar as pessoas mais frágeis emocionalmente
-
Revista do Correio Os segredos - além da comida - da dieta mediterrânea, a mais recomendada para a saúde
-
Revista do Correio Alerta às hidratações caseiras - nem tudo que é natural, é bom para o cabelo
-
Revista do Correio Saiba os benefícios de manter a limpeza periódica dos lençóis e toalhas
Benefícios de cada argila
Verde: é bem indicada para quem tem pele oleosa, já que ajuda a desintoxicar a pele, amenizando a oleosidade e prevenindo o surgimento de acne.
Branca: boa para cicatrização, esfoliação, estimula a produção de colágeno e elastina e é um coadjuvante no tratamento das manchas.
Rosa: para peles com acne e rosácea
Preta: utilizada para ajudar a regenerar a pele, ativar a circulação sanguínea, e reduzir manchas e linhas de expressão
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte