Granito, quartzo ou mármore; naturais ou sintéticas; lisas ou texturizadas. Independentemente do formato, do tamanho ou da cor, quando adicionadas ao projeto, as pedras naturais entregam leveza e aconchego ao ambiente. Na CasaCor Brasília 2023, as pedras estão por toda parte — piso, teto, parede, em balcões e tampos de mesas. A beleza da decoração harmonizada e a gama infinita de opções atraem arquitetos e clientes.
As pedras estão presentes em diversos aspectos da sociedade há milênios. Multifuncionais, foram aplicadas na construção de ferramentas e são muito requisitadas quando o assunto é joia. Na arquitetura, já foram utilizadas em monumentos, templos, casas e até pirâmides e, ainda hoje, continuam, presentes, sem data para ir embora.
A arquiteta e designer Angela Feitoza, responsável pelo ambiente Varandas de Sauípe, na CasaCor Brasília, explica que existem várias razões para as pedras serem pedidas num projeto, mas que a infinitude de possibilidades e a versatilidade de se encaixarem em qualquer ambiente são pontos que conquistam profissionais e clientes.
A conservação dos projetos em pedra é, sem dúvidas, um atrativo. "A durabilidade de um projeto que leva pedra natural é eterna — a não ser que ela se quebre por alguma interferência externa. Eu tenho uma casa há 30 anos e as pedras que foram aplicadas nela estão lá até hoje, tanto no piso quanto na parede."
No espaço idealizado por Angela, as paredes revestidas foram pensadas para evocar a textura da areia da praia, criando uma sensação de conexão com a natureza, que é um dos motivos para as pedras serem tão vistas na arquitetura — trazer a essência do natural para perto.
Paredes inteiramente revestidas em pedras costumam levantar dúvidas quanto à forma de limpar, Angela explica que, se ficarem localizadas em partes expostas, por acumularem mais sujeiras, podem ser lavadas normalmente com água. "Como elas já vêm da natureza, permitem que a manutenção possa ser feita com água. Depois de lavar, basta manter a limpeza só com pano úmido ou espanador."
Saiba Mais
Dentro e fora
A arquiteta Thaís Caixeta, do Loft Breton, na CasaCor Brasília, ressalta que as pedras podem ser utilizadas tanto em ambientes internos quanto externos, e são benéficas na arquitetura por contribuírem no conforto térmico do ambiente, além de entregar beleza e naturalidade.
A profissional aponta a existência de variações enormes de pedras, então a escolha dependerá da proposta e do tom desejado. "Temos desde tons mais terrosos a tons que vão para o preto e o cinza. Há uma cartela grande, e todas são muito utilizadas. Porém, hoje, a que mais uso para fachadas são a legno e a moledo." No Loft idealizado por Thaís, para esta edição do CasaCor Brasília, foi utilizada a pedra explosion, de tonalidade mais clara. A ideia era criar textura e volume na parede.
Na hora de escolher as pedras, é necessário atentar-se à resistência, sempre pensando em qual local ela será utilizada. Larissa Dias, arquiteta e urbanista responsável pela Casa Casqueiro, na CasaCor Brasília, explica que uma pedra que será aplicada em paredes poderá ser mais irregular, mas uma utilizada em pisos precisa ser regular. Contudo, no caso de uma área externa, a irregularidade é importante para que o piso não fique escorregadio. O mais indicado é procurar um profissional da área que possa auxiliar e guiar a escolha.
"Tudo o que é natural — madeira, pedras, o tom de verde — são elementos que enriquecem muito o projeto, no sentido de dar vida. O ambiente fica muito mais humanizado, um lugar que a pessoa tem o prazer de estar. Seja em casa, seja no escritório, o objetivo é transmitir o bem-estar", acrescenta Larissa Dias.
No ambiente da arquiteta, a finalidade de usar a pedra bruta é mostrar a riqueza, que muitas vezes é desperdiçada. Larissa usou o casqueiro da pedra bruta, a parte externa que não seria aproveitada no corte das peças de mármore. "A rusticidade e o bruto trazem a nobreza com uma carga agregada, que é o valor do natural, das imperfeições, do formato e das texturas."
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br