Sair de casa para comprar algum produto sempre foi uma tarefa comum para muitas pessoas. Há quem, inclusive, enxergue isso como uma forma de lazer. Nos últimos anos, entretanto, essa realidade tem se mostrado um pouco diferente. Com a ascensão da era digital, adquirir mercadorias, peças de roupa ou outros itens pela internet virou febre entre os consumidores.
Para Clark Paiva, especialista em marketing digital e sócio diretor da agência formiga XP, é notório o avanço exponencial das transações on-line, destacando o Brasil como líder global nesse crescimento, de acordo com análises e pesquisas recentes mencionadas por ele.
"O que outrora representava um território desconhecido, hoje integra o cotidiano de forma marcante. O receio de inserir os dados do cartão em um website, por medo de clonagem ou vírus, que era uma realidade até cerca de uma década atrás, agora parece quase pitoresco", ressalta.
E, de fato, essa migração do presencial para o virtual tem acontecido muito mais rápido que o esperado, e são ilustrados nos 61% de pessoas que preferem compras on-line em vez de se locomoverem às lojas físicas, segundo Clark Paiva. A praticidade e a comodidade também são pontos atrativos desse novo cenário.
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Fator pandemia
Muito desse desenvolvimento no mercado virtual deve-se à crise sanitária da covid-19. Certamente, o período pandêmico reconfigurou radicalmente os padrões de compra dos consumidores, atuando como um grande propulsor para o crescimento das vendas on-line. "O Brasil, em particular, presenciou um incremento ainda mais expressivo nesse contexto. O fechamento das lojas físicas levou muitos brasileiros a se aventurarem em suas primeiras compras na internet", acrescenta Clark.
Outro aspecto interessante em relação aos últimos anos são as facilidades nas transações, como a adição de métodos de pagamento instantâneos. O pix, sem sombra de dúvidas, é o mais conhecido e utilizado pelo público. Ademais, a oferta de entrega rápida, seja em uma semana, seja em menos, também motivou a transformação catalisadora desses consumidores em compradores recorrentes.
Novos costumes
Um pouco antes da crise sanitária, a estudante de moda Luiza Dantas, 21 anos, deu os primeiros passos no mundo das compras on-line. "Em 95% das vezes, procuro os itens que quero na internet. Não vejo mais sentido comprar em lojas físicas sendo que o custo-benefício de se comprar virtualmente é maior, além da variedade de peças, de tamanhos e de preço, que é bem melhor", defende.
Para Luiza, sites e outras plataformas possibilitaram a aquisição de diversos produtos com valores mais acessíveis. Por isso, a transição para a internet aconteceu de forma natural e rápida. "Sei que tem toda uma problemática sobre o fast fashion, mas não tem como falar de fast fashion e slow fashion e não comparar os preços e a acessibilidade", argumenta a estudante de moda.
Entre os itens preferidos de Luiza, estão roupas, acessórios, bolsas e sapatos. Esses, aliás, são adquiridos com frequência, ao menos uma vez por mês, de acordo com a jovem. E mais do que comprar on-line, ela está sempre de olho nas tendências do mercado, para garantir benefícios na hora de adquirir algum produto. Já nesta semana, ela espera ansiosa pelo live shop day, para verificar o que tem de melhor e em alta na estação.
"Gosto de ver qual é a proposta do tipo de tecido que vão usar, as cores, etc. Inclusive, em algumas plataformas, tem o live day que, ao acompanhar, você ganha pontos que se transformam em descontos, o que é demais!", destaca.
Em parceria com o Correio Braziliense, o aplicativo Dubba Live Shop, desenvolvido em Brasília, fará uma transmissão ao vivo no dia 9 de setembro, data que marca o Brasil Shop Day — uma aposta que vai reunir lojas de todo o país na plataforma, de forma simultânea, durante 24 horas. Ou seja, um dia inteiro de compra e vendas em um só lugar.
A live será feita nos estúdios da TV Brasília e apresentada pela sócia da Dubba, Evelyn B Marques, que também é especialista na área. A plataforma disponibiliza em seu sistema uma interface que permite vender e comprar em apenas um clique, sem sair do aplicativo. Essa é a primeira vez que a modalidade acontecerá em nível nacional. Um estilo livre e inovador.
Saiba Mais
O que é o live shop?
Ricardo Garcia, especialista em marketing e negócios digitais, acredita que o comércio eletrônico ao vivo, ou seja, o live shop, é uma abordagem revolucionária para o e-commerce, que se une de forma excepcional às tendências proeminentes que moldam atualmente as compras on-line e modelam os novos caminhos para o mundo virtual.
"Essa estratégia é muito mais do que uma simples reação às mudanças no cenário do comércio eletrônico, é uma resposta criativa e eficaz que se harmoniza perfeitamente com as demandas e as expectativas dos consumidores modernos", defende o profissional. Para ele, é uma experiência de compra que vai além do ato simples de adquirir produtos.
Não somente olhar os produtos, mas interagir em tempo real com outros consumidores e vendedores. A emoção das ofertas exclusivas e descontos por tempo limitado, gerando uma sensação de urgência que impulsiona nas decisões daqueles que adquirão as mercadorias e os itens afins.
Nesse contexto, o live shop se destaca ao oferecer uma experiência envolvente e interativa. Ele abraça o potencial do vídeo ao vivo, conectando-o diretamente às compras pela internet, permitindo que o indivíduo visualize os produtos em ação, faça perguntas, receba respostas instantâneas e compartilhe suas opiniões com outros participantes.
"A tendência contemporânea das compras on-line busca mais do que simples transações comerciais. Hoje, as pessoas anseiam por conexões, entretenimento e um sentimento de pertencimento, e o live shop é um meio que permite chegar nessa busca, transformando a aquisição de produtos em uma experiência empolgante e cativante", finaliza.
Brasil Shop Day
O que é: são 24 horas de megapromoções, tudo por live shop
Data: 9 de setembro de 2023
Como: baixe o app Dubba Live Shop gratuitamente disponível nas lojas Apple Store e Play Store
Para saber mais: acesse www.brasilshopday.com.br
A live da Virgínia
Em 23 de julho, a empresária e influenciadora Virgínia Fonseca ganhou destaque ao alegar que a live shop realizada para promover sua marca de cosméticos resultou em um impressionante faturamento de cerca de R$ 22 milhões. A transmissão, ao vivo, teve uma duração extensa, com um total de 13 horas e 30 minutos de transmissão contínua.
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