No conforto dos lares, poucas coisas rivalizam com a sensação agradável de deslizar entre lençóis recém-lavados ou envolver-se em uma toalha macia após um banho revitalizante. No entanto, por trás dessa agradável experiência reside uma questão crucial que frequentemente é negligenciada: a higiene dos lençóis e toalhas. Muito mais do que apenas promotores do conforto, esses itens desempenham um papel vital na manutenção da saúde e do bem-estar.
Essas complexidades, muitas vezes esquecidas na higiene de roupas de cama e de banho, revelam as implicações para a saúde no geral. A Revista consultou alguns especialistas que destacam algumas dicas valiosas sobre como garantir um ambiente verdadeiramente limpo e saudável em nossos espaços mais íntimos.
Microrganismos
Gesmar Rodrigues, alergista e imunologista do hospital DF Star, da Rede D'Or, esclarece que inúmeros estudos demonstram que a maioria das amostras de pó coletadas por aspiradores especiais nas camas contém ácaros, tais como dermatophagoides pteronyssinus, dermatophagoides farinae e, em menor proporção, blomia tropicalis. Esses ácaros estão associados à sensibilização alérgica e aos sintomas de alergias respiratórias.
"Exceto a Blomia, esses ácaros se alimentam de fungos, bactérias e queratina, presente na nossa pele. A presença dos ácaros decorre do alimento, especialmente restos de queratina, rica em nossa pele, que permanecem nos colchões e roupas de cama após a noite de sono. "Nesse sentido, as associações médicas de alergia e imunologia recomendam o uso de capas antiácaros para travesseiros e a lavagem semanal dos lençóis e de outras peças de cama.
Devido à umidade, pode ocorrer uma maior proliferação de fungos e bactérias nas toalhas, em comparação com outros tecidos, o que pode ter impactos adversos em nossa saúde. Um banheiro bem arejado e ventilado, com exposição solar, facilita a secagem das toalhas e ajuda a reduzir a multiplicação de microrganismos. O uso de suportes de toalha aquecidos também contribui para a secagem eficaz. "Não há consenso absoluto quanto à frequência de lavagem de toalhas, mas microbiologistas recomendam lavá-las a cada três ou, no máximo, cinco dias, dependendo do tipo de uso, frequência e da capacidade de secagem."
Após a lavagem é recomendável secá-los em ambientes bem ventilados e sob a luz solar direta. O uso de secadoras de roupas pode auxiliar nesse processo, já que muitas residências e apartamentos não possuem áreas adequadas para a secagem de itens de vestuário.
Saiba Mais
Vigilância e organização
A personal organizer Angelina Vieira compartilha boas dicas para identificar a presença desses indesejados inquilinos invisíveis e também para manter a higiene impecável das roupas de cama e banho. "Se alguém em sua família sofre de alergias respiratórias frequentes, fique atento, pois isso pode ser um sinal da presença de ácaros. Manchas amareladas em colchões, travesseiros e tapetes também são um alerta. Se sua casa tem um odor estranho ou se um cômodo específico gera desconforto, é possível que uma população de ácaros esteja proliferando, uma vez que eles prosperam em ambientes escuros, úmidos e quentes."
Para preservar a qualidade das roupas de cama e garantir uma higiene adequada, algumas orientações se mostram valiosas. A primeira delas: não deixe que a roupa de cama acumule sujeira. O corpo humano produz suor e partículas que se depositam nos lençóis, e a poeira e os ácaros também se juntam. Trocar a roupa de cama a cada semana é altamente recomendado.
"Quando for lavar, evite misturar as peças com outras roupas. Isso minimiza o risco de danos ou manchas. Quanto à secagem, o sol pode danificar as fibras, por isso, opte por secar à sombra ou, caso tenha uma secadora, use-a em temperaturas mais baixas."
Se o espaço é limitado, Angelina ressalta que a primeira regra é ter um lugar definido para cada tipo de peça. "Agrupe itens semelhantes, como jogos de lençol e kits de colcha, para facilitar a busca no dia a dia. Dobre as peças de maneira compacta e utilize organizadores, caixas e cestos para manter tudo arrumado."
Angelina destaca algumas soluções específicas para a organização e a manutenção das roupas de cama e de banho. Colmeias organizadoras são úteis para guardar toalhas e lençóis, mantendo a ordem e a visualização. Um produto notável é o pack organizador, projetado para proteger edredons, cobertores e lençóis da poeira e da umidade, enquanto proporciona visibilidade do conteúdo.
Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte*
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br