Muito antes de a internet se tornar uma potência e tirar pessoas do anonimato, Brasília sempre esteve nos holofotes da sociedade por revelar grandes talentos. Dos que nasceram na capital do país aos que despontaram para o Brasil saindo de outros estados para morar no quadradinho, os nomes são vários. Hoje, na era digital e dos vídeos virais, essa realidade não é diferente.
Renato Russo com os sucessos da banda brasiliense Legião Urbana; Cássia Eller com a sua irreverência e genialidade musical; Oscar Niemeyer com traços únicos na arquitetura. O Distrito Federal, certamente, é um patrimônio cultural em nível nacional e internacional. E não se engane, essa capacidade em jogar indivíduos das mais diferentes áreas para a fama instantânea continua sendo uma das partes mais atrativas desse universo candango.
Muito mais que os monumentos vistos em cada canto, que a torna um museu a céu aberto, Brasília presenteia o país, quase sempre, com celebridades que encantam e tomam proporções jamais vistas. A Revista do Correio traz histórias que começaram nas redes sociais, mas que já ganharam espaço no coração de vários brasileiros. No humor, na arte, no carisma ou em bordões caricatos, eles são especiais.
Corbucci eats
Nos Estados Unidos ou em outros países, criar conteúdo comendo uma quantidade exagerada de comida virou algo comum. Há alguns anos, essa categoria na internet se tornou uma das mais consumidas do mundo. Mas, longe do exterior, não havia nenhuma personalidade capaz de reproduzir algo do tipo por aqui. Isso até Ricardo Corbucci, 36 anos, aparecer com essa ideia.
Nascido no interior de São Paulo, mudou-se para Brasília ainda criança. Morou na Asa Sul, na Asa Norte e teve uma adolescência muito tranquila. Assim como a maioria dos jovens, ao terminar o ensino médio, decidiu entrar na faculdade. O curso, à época, era ciência da computação, no qual Ricardo formou-se em 2010, pelo Ceub.
Em paralelo ao trabalho na área, criou um canal no YouTube um tanto quanto diferente, em 2016. Chamado de Corbucci eats, o primeiro vídeo de Ricardo foi comendo uma tigela enorme com três litros de açaí. “Na loja em que fui, tinha esse desafio. Todo mundo tentou, mas ninguém conseguiu. Resolvi me arriscar e acabei conseguindo”, relembra. Assim que terminou as filmagens, publicou o conteúdo na internet.
Não bombou de primeira. Mas, ele ficou interessado ao saber que era, possivelmente, um dos pioneiros desse gênero no Brasil. Com isso, decidiu se jogar, produzir cada vez mais. Ainda que o engajamento crescesse aos poucos, Corbucci estava determinado a tentar. O número de inscritos não aumentava tanto, mas percebeu na quantidade de visualizações que algo podia acontecer. Mal sabia que a vida dele mudaria para sempre.
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Ascensão
No início, como descreve Corbucci, passou a pesquisar melhores desafios e como gravá-los de forma que chamasse a atenção do público. Em terras brasileiras, a referência daquele período era o saudoso canal La Fênix. Porém, não era a pegada que o youtuber queria dar ao próprio conteúdo. “Eles faziam algo mais voltado para o humor. Eu queria colocar uma quantidade grande de comida, cronometrar e superar os meus limites para conseguir completar”, recorda Ricardo.
Na medida em que os registros eram postados na internet, as pessoas ficavam chocadas a ponto de se perguntarem: como cabe tanta comida nesse cara? A resposta de Corbucci é simples. Ele afirma que sempre teve predisposição e metabolismo acelerado. Com isso, progrediu cada vez mais e tentou explorar ao máximo essa temática.
Um vídeo por semana, nos mais diversos locais de Brasília. Afinal, para conquistar números, a frequência de trabalho era necessária. Até que dois momentos importantes remontaram a jornada de Corbucci. “Fui para Goiânia comer um sanduíche de 3,5kg, ele era monstruoso. Tinha um prêmio, também, que valia mil reais. Ganhei e percebi que a galera do restaurante parou para assistir”, completa.
Mas foi na ida ao Rio de Janeiro que o youtuber encarou um desafio daqueles. Uma pizza de 90cm, que ocupava praticamente uma mesa inteira. O estabelecimento da região era famoso por produzir lives todas as segundas-feiras. Assim, Corbucci enxergou uma oportunidade de ficar mais conhecido. Colocou uma plaquinha com o nome do canal, comeu todo e alimento e dobrou a quantidade de inscritos, para mais de 10 mil.
Milhões de seguidores
Inevitavelmente, a popularidade do youtuber cresceu exponencialmente. Entretanto, faltava aquele tempero a mais para confirmá-lo ainda mais nesse novo cenário. “Precisava fazer algo diferente, planejado, já que aquilo não me dava retorno financeiro”, acrescenta. Pois bem, uma sequência de vídeos feitos por ele deram certo. Filmagens comendo mais de 20 Big Macs ou 1kg de coxinha. Neste último, inclusive, chegou a ganhar um troféu pelo feito.
Ao lado da esposa e gerente de carreira, Ivna Vasconcelos Corbucci, 32, o youtuber deslanchou ainda mais nos últimos dois anos, quando passou uma temporada de seis meses nos Estados Unidos, durante a pandemia. Lá, descobriu como funciona, de perto, o nicho no qual está inserido. Além disso, disputou campeonatos de comida, ganhou troféus e resolveu viver apenas dos vídeos, deixando o emprego, em 2021.
Segundo Ivna, a vida dos dois é uma loucura. Juntos há mais de uma década, ela é responsável por acompanhar e gravar as peripécias de Corbucci. “No começo, fiquei preocupada, porque é arriscado comer muito, e isso envolve a saúde dele. Depois que vi ele estudando e se dedicando, assistindo ao pessoal do exterior, fiquei mais tranquila. Ele sempre fez isso de maneira consciente”, afirma Ivna.
O youtuber cita que, naturalmente, sempre passa mal após os vídeos. “Quem que não se empanturra de comida e não fica assim?”, brinca, aos risos. No entanto, leva a sério a rotina de exames, treina de quatro a cinco vezes na semana, pratica atividades na esteira, além de seguir uma boa dieta. O que parece contraditório, mas ele explica que, assim que termina os desafios, volta à normalidade no dia seguinte, para queimar tudo o que ele ganhou durante as gravações.
Hoje, Ricardo soma mais de 8 milhões de seguidores nas redes sociais. Parcerias feitas com Frango no Pote, Burger King e outros. Com a companhia da esposa, muito importante na trajetória, dividem o Corbucci Açaí, inaugurado ano passado. Para o futuro, o pioneiro brasileiro da comilança na internet não sabe o que virá, embora esteja feliz com as conquistas. Entretanto, ele ressalta: “Já estou pensando em me aposentar, sinto saudade de comer direito”.
Doce é o sobrenome
Humor, estilo de vida e looks bonitos. Na internet, é difícil encontrar tanta qualidade num só lugar, em especial com assuntos tão diversos. Para Jacira Doce, 34 anos, essa tarefa é realizada com maestria. Ou, como adora dizer nos vídeos em que produz: “Se não conseguir dar 100% hoje, dá 30% amanhã, 20% no outro, o importante é completar 100%. É sobre matemática”.
Bem mais que o tom irônico e envolvente nas publicações, a influencer tem uma história linda com Brasília. Portuguesa, veio diretamente de Coimbra para a capital do país com 4 anos de idade. O pai, natural de Guiné Bissau, precisou se mudar para completar o doutorado em direito na Universidade de Brasília (UnB).
“Vim com a minha mãe e dois irmãos — tenho nove —, os outros eram mais velhos e ficaram em Portugal”, explica. No início, morou na Asa Sul, mas residiu em outros locais, como Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo I e Riacho Fundo II. Formada em administração pela Faculdade Evangélica, a influencer teve várias profissões antes de virar celebridade na internet.
Babá, auxiliar administrativa, personal dancer e, o último emprego, como analista de dados. O processo como influenciadora cumpriu o percurso natural, segundo ela. Sempre gostou de compartilhar dicas para os seguidores, mesmo quando não tinha muitos. Fazer limonadas com os limões que a vida dava é uma especialidade, detalha Jacira. “As pessoas elogiavam as minhas roupas. Entrei no Instagram em 2012 (@jaciradoce) e postava com muita frequência”, enfatiza.
Virada de chave
Na rede, pode-se dizer que Jacira é uma precursora do movimento “look do dia”, aquele post que serve para destacar as peças usadas. Hoje, isso é uma febre. Mas, antes, não carregava tanta importância como atualmente. Depois de anos, a influenciadora enxergou, no período pandêmico, uma chance para, quem sabe, fazer isso dar certo. Na quarentena, com todos em casa, começou a gravar vídeos da própria rotina.
Fosse arrumando a cama ou cozinhando, registrava e postava. “Percebi que várias pessoas estavam fazendo o mesmo e me marcando. Aí pensei: quer dizer, então, que sou compartilhável?”, questionou Jacira. A partir daí, viu uma oportunidade de negócio. Constante com o conteúdo desde 2020, acumula até agora 315 mil seguidores no Instagram.
Leve, divertida e com um humor sarcástico. É assim que Jacira se autodescreve. “Se você é uma pessoa que não aguenta mais positividade tóxica, pode me seguir”, convida a influenciadora. Vídeos ultrapassam milhões de visualizações e uma virada de chave surpreendente. Embora ela acreditasse, não esperava que fosse acontecer rapidamente.
Desde maio de 2022, trabalha exclusivamente na internet. E, olha, Jacira ficou importante. Ações publicitárias com Uber, Zé Delivery e Havaianas. “Tem sido incrível. O mundo virtual é um mercado em ascensão, que vem se profissionalizando muito. As pessoas já entendem o criador de conteúdo como uma profissão”, finaliza.
Uma referência
Tantos planos pela frente e muita coisa a se fazer. Em Brasília, Jacira é, certamente, uma das mulheres mais bem sucedidas no ramo, posto que a deixa extremamente orgulhosa. Aliás, trabalha justamente por isso, para honrar quem veio antes dela. “Não tive essa referência no passado. Fico pensando nas próximas gerações, que conseguem enxergar várias mulheres negras trabalhando com internet. Para quem vem depois de mim, isso é muito bonito”, acredita.
Lá atrás, o pai, que veio estudar, jamais imaginaria que a filha se tornaria uma celebridade. Ser a extensão dos sonhos da mãe, da avó e de outros familiares é o que motiva Jacira. Tornar-se uma mulher de sucesso na moda é um dos desejos. E quem dirá que ela não pode conseguir? Antes, a influenciadora só tinha o celular e um desejo. Agora, tem milhares de outras razões para seguir.
Saiba Mais
A arte chama
“Mesmo que esteja trabalhando em um escritório, se você nasceu para a arte, sua alma é dela e ela vai te chamar.” Essa frase, da autora Alexandra Prudencio, viralizou na internet há algum tempo. Nas palavras, basicamente, ilustra como a vida pode exigir outros ares quando consegue um espaço em algo que sempre foi apaixonado em fazer. Esse é o caso de Samer Agi, 35, um dos maiores fenômenos da escrita no país. No Instagram, o público chega a quase 2 milhões de usuários (@sameragi).
Mas, para entender todo esse sucesso, é necessário destrinchar os passos de Samer até o momento. Nascido em Anápolis, no estado de Goiás, cursou direito e trabalhou como delegado na cidade durante três anos. Seguir carreira na área era o maior desejo. “Estudei e passei para ser juiz no Distrito Federal, por isso me mudei. Consegui o que queria, graças a Deus”, comenta Samer.
Porém, durante a vivência na magistratura, a escrita passou a se fazer presente. Foi ministrando aulas de direito penal de forma concomitante, que ele passou a ler mais e, em consequência, refletir sobre os textos e postá-los na internet. Despretensiosamente, os números tomaram uma proporção que assustou Samer.
Assim, passou a investir na literatura e no chamado clube do livro, bastante popular no mundo virtual. Segundo o escritor, a pandemia acelerou o processo de crescimento da página administrada por ele. Mais que isso, fez com que decidisse se permaneceria ou não na carreira pública.
Transição
Conciliar as duas áreas não era uma opção viável, já que os segmentos diferentes exigiam uma carga de tempo que Samer não tinha. E, para ele, a energia dividida entre as duas profissões poderia limitar o crescimento de ambas. Por isso, era preciso ter foco. Há pouco mais de um ano, largou o cargo que exercia de juiz para se dedicar integralmente à escrita.
“Não saberia nominar um momento em que tudo mudou. Acredito que houve uma construção que foi se impondo com o tempo, até que se tornou inegável. Foi quando tomei a decisão”, detalha o escritor. A descontinuidade na magistratura, no entanto, não o afetou tanto. O interesse era na arte e nas reflexões que atingem tantas pessoas atualmente.
Sempre que lê livros, Samer tem o costume de reservar uma parte do dia para anotar ideias. Separa um espaço no bloco de notas e registra os pensamentos para, em seguida, publicá-los nas redes. Geralmente, com textos menores, em uma imagem de fundo preto. Algo simples, mas de coração. Ele, inclusive, acredita que o perfil é nada profissional. Muito pelo contrário, destaca a pessoalidade que existe por trás de cada post. “As pessoas gostam, leem e comentam. Tenho uma boa relação com os seguidores. Eu me inspiro muito neles”, diz Samer.
Além dos pensamentos no Instagram, o escritor marca presença no YouTube, onde grava vídeos sobre vários tópicos diferentes. Do direito não conseguiu se desgarrar completamente, pois segue dando aulas voltadas ao campo jurídico. E sobre livros, Samer publicou, em setembro de 2022, a obra As Cinco áreas da vida. Há uma década residindo em Brasília, o escritor se vê feliz e realizado com tudo o que conquistou.
Estrela mirim
Que criança não quer ser uma estrela do TikTok? Aparecer nas câmeras é uma habilidade que nasce com elas nessa era digital. Nas mais variadas plataformas, fenômenos mirins são um sucesso entre a criançada. Em Brasília, Maria Clara Fernandes de Santana, 14, (@mcdivertida) é uma presença ilustre que aparece em todo o Brasil.
A mãe, Claudiene Rosa de Santana, afirma que a filha gravou o primeiro vídeo com 8 anos. “Desde pequena, eu pegava o celular do papai ou de algum familiar para me filmar, geralmente cuidando de algum bebê (de boneca) ou minha rotina, como se fosse o meu dia”, lembra.
O carisma irreverente é intrínseco a Maria Clara. De acordo com os pais, é como se ela tivesse nascido para isso. A espontaneidade, jeito de falar, são características fundamentais e sempre colocadas nas produções. Na escola, entretanto, enfrentava dificuldades na hora de apresentar trabalhos. Atrás das câmeras descobriu-se em um universo particular.
No canal do YouTube, que conta com 13 milhões de inscritos, ela leva o nome de MC Divertida. Paródias, histórias engraçadas e músicas autorais fazem parte do repertório de Maria Clara. “As crianças adoram. Sempre que me encontram, correm para me abraçar”, detalha a influenciadora
Um exemplo
Há seis anos como um dos principais fenômenos mirins do país, a youtuber também se tornou um exemplo de superação. Isso porque Maria Clara é portadora da síndrome displasia de Mckusick, doença caracterizada pela baixa estatura. “Nunca me atrapalhou a brincar. Se tiver que pedir ajuda, eu peço, sem problema nenhum. Claro que tenho dificuldades, como em banheiros, sobretudo, os públicos”, enfatiza.
Mesmo com os 86 centímetros de altura, o nanismo, segundo ela, nunca a afetou. Ser uma fonte de inspiração para outras pessoas sempre foi um objetivo. Obstáculos diários, mas que não têm interferências nos sonhos já conquistados ou naqueles que estão por vir. O lema da youtuber é: não desista dos seus sonhos, um dia você chega lá.
E eles chegaram. Além de gravar, outros projetos são trabalhados pela família. Shows com lotação máxima de público, autora de um livro e o desejo de ir para fora do país. Mesmo no início da adolescência, a brasiliense não se cansa de realizar feitos. “Ela tem vontade de conhecer outros lugares para levar a experiência para as redes sociais e para o canal de vlogs também”, descreve Claudiene.
No futuro, materiais escolares com a marca de Maria Clara estão entre os desejos da família. E não menos importante, ano que vem, o aniversário de 15 anos. Agora, mesmo tão nova e cheia de alegria, a produção de conteúdos para o nicho infantil é a prioridade. Respeito, gratidão e leveza são os adjetivos para lidar com o sucesso. Associado a isso, o amor puro dos fãs é outro nutriente fundamental.
Look at him!
Por último, mas não menos relevante, a sensação mais recente da capital federal tem nome, sobrenome e um conteúdo fora da curva. Se você não conhece o nutricionista Rodrigo Góes, 36, (@goesmalteznutri), verifique a internet da sua casa. Com bordões caricatos que misturam palavras em português e inglês, o brasiliense se tornou um sucesso nas redes sociais.
“Natural ou Fake Natty?”, “Look at him!”, “Shape extremamente aesthetic”... é impossível transitar pela timeline de alguma plataforma e não encontrar nenhum áudio com os jargões cômicos do profissional. Antes de entender todo esse impacto em torno do nutricionista, é preciso conhecê-lo melhor. Durante a adolescência, mudou-se para os Estados Unidos para concluir o ensino médio.
Foi para morar em Nova Orleans, onde ficou até terminar os estudos. Lá, se apaixonou pelo wrestling — esporte de luta —, muito popular em solo norte-americano. No entanto, o biotipo franzino não ajudava na hora de competir. Com isso, decidiu entrar na academia para mudar essa realidade. “Eu era muito magrinho, estava perdendo todas as brigas. Comecei a treinar na academia da escola e me apaixonei por musculação. Depois disso, veio o fisiculturismo”, relembra Rodrigo.
Nasceu como um hobby, mas se tornou algo mais sério. Rodrigo passou a competir e até venceu quatro prêmios — dois na Flórida e dois no Brasil. A experiência, segundo ele, foi realizadora. Ainda sim, optou por não seguir em frente. Ele ressalta que a rotina exagerada de treinos, a dificuldade em seguir as dietas alimentares restritivas e o uso de substâncias influenciaram na decisão.
Universo Góes
Mesmo assim, a paixão pelo esporte continuou intacta. E para preservar o sentimento, Rodrigo entrou no curso de nutrição, ao qual se formou em 2016, pelo Ceub. O profissional divide uma clínica, em Brasília, com a esposa, Bárbara, sócia e companheira, responsável por administrar essa loucura que tem sido a vida de Rodrigo.
O apreço pela profissão fez com que ele criasse um canal, ano passado, após receber um elogio durante uma consulta. “Um paciente me falou que adorava como eu explicava as coisas. Ele disse: faz um vídeo e joga no TikTok”, completa. Até julho do ano passado, o nutricionista nunca tinha aparecido na frente de uma câmera. Depois de acatar a ideia, resolveu se jogar. O resultado? um vídeo com mais de 9 milhões de visualizações.
Assustado com a proporção, arriscou-se no mundo da internet. “Comecei a estudar, virei noites assistindo tutoriais de edição. Me joguei de verdade”, destaca Rodrigo. Todo esse empenho trouxe frutos. Você venceu, não é mesmo? Maravilhado, o nutricionista mal acredita em tudo o que tem vivido. E com razão, ele é a sensação da atualidade no universo da internet.
Natural ou Fake Natty?
Rodrigo tem conquistado amantes do universo fitness e até mesmo fora da bolha. No canal, ficou popular ao avaliar o corpo de alguns famosos no quadro Natty ou Fake Natty, em que decreta — usando um martelo de juiz — se as personalidades alcançaram o shape dos sonhos utilizando alguma substância, como anabolizantes.
O engajamento do influencer crescer ao ser reagido pelo streamer Casimiro Miguel, uma potência virtual. No vídeo, Cazé (como é conhecido) dá várias risadas ao assistir Rodrigo avaliando o físico do padre Marcelo Rossi. “Eu não acreditei quando ele assistiu. Um dos maiores streamers do Brasil falando que eu sou um gênio. Eu quase chorei. Conversei com a equipe dele, talvez tenhamos alguma coisa mais na frente”, recorda.
Outras personalidades, como Marcos Mion, Julio Cocielo e Léo Stronda, também interagiram com o profissional nas redes sociais. Rodrigo acumula, hoje, quase 3 milhões de seguidores nas redes sociais. Ação publicitária com Burger King, sucesso de audiência no Flow Podcast e muito mais.
Sonho
“Não é só quem é da musculação, todo mundo está gostando do trabalho. Eu estou assim, maravilhado”, finaliza o brasiliense. Rodrigo leva o assunto com muita seriedade. O desejo é influenciar a nova geração sobre os perigos relacionados ao uso de anabolizantes. Alívio cômico e muito entretenimento.
As frases em inglês: “Você faz amor com o suco; Quem você pensa que é? O Chris Bumstead? O Sibã?” fazem parte do propósito de Rodrigo. “Não quero deixar a nutrição e o amor pelo esporte de lado.” Rodrigo Góes, out!