Manter os cabelos bonitos e saudáveis é um desejo, praticamente, universal entre as mulheres. Os diferentes estilos de cortes, cores e penteados costumam ser uma tentação aos que gostam de explorar as várias versões que essas ferramentas permitem externar. Para reduzir os riscos de danificar os fios durante as transformações, existem produtos que garantem entregar bons resultados por meio de composições naturais — é o caso dos xampus clareadores.
Esses produtos prometem iluminar os fios, de forma sútil, sem ocasionar graves danos aos cabelos. Apesar de conhecidos e muito utilizados há um tempo, existem alguns questionamentos dos usuários acerca dos xampus. Afinal, como são capazes de clarear sem trazer substâncias invasivas em sua composição?
Nicolly Machado, médica pós-graduada em dermatologia clínica, estética e cirúrgica, explica que os xampus realmente funcionam. “O xampu clareador busca abrir as cutículas capilares, proporcionando um aspecto mais claro aos fios, sem fragilizar e ressecar tanto quanto ocorre quando é feita a coloração ou a descoloração.”
Contudo, apesar da eficácia comprovada, é preciso entender que o clareamento obtido através por meio desse tipo de produto será superficial, oferecendo um efeito de luzes com aspecto natural. Para quem deseja ter o cabelo platinado, a especialista indica a procura de um profissional especializado para realizar o procedimento.
Saiba Mais
À base de camomila
Os produtos vendidos com a promessa de clarear naturalmente têm a camomila como principal componente. A ação do extrato da planta responde ao calor, por isso manter o cabelo exposto ao sol ou fazer uso de secador e chapinha após a aplicação do produto ajuda para que a nuance mais clara seja alcançada. Geralmente, os resultados podem ser notados em apenas uma semana de uso. A médica aponta a importância de usar um protetor térmico nos fios durante a exposição ao calor.
Grasi Bueno, terapeuta capilar e cosmetóloga, destaca que existem alguns xampus no mercado que podem conter ativos mais agressivos na fórmula, como amônia, para terem resultados mais rápidos, então o ideal é pesquisar e avaliar o rótulo na hora da compra. “Observem sempre a composição, fiquem atentos se o xampu tem o pH balanceado, 5,5, o que seria ideal para manter a saúde e o equilíbrio do couro cabeludo, e que seja livre de óleo mineral e silicone, assim você fará uso sem danificar os fios."
A terapeuta capilar explica, ainda, que os xampus clareadores não são muito indicados para cabelos escuros, pois dificilmente funcionam em fios que não têm a base clara.
O grande benefício do clareamento obtido por meio de produtos que carregam uma composição natural, é a ausência da água oxigenada. A médica dermatologista conta que a água oxigenada causa muitos danos aos fios, podendo provocar, inclusive, quebra da haste, dermatites de couro cabeludo e consequente queda capilar. Quanto mais forte é a descoloração, mais fraco fica o fio e maiores são os riscos. Se o desejo é de clareamento menos intenso, os xampus clareadores naturais são suficientes e mais vantajosos.
Se o xampu escolhido tiver composição totalmente natural, o uso pode ser feito a longo prazo, sem necessidade de interrupções, mas o ideal é que, na hora da escolha, os ptodutos com ação hidratante sejam priorizados. O cronograma capilar contribui para a saúde dos fios e o indicado é que nunca deixe de ser feito.
Chá no cabelo?
Por ter o poder de abrir levemente as cutículas capilares, a camomila consegue entregar o efeito iluminado por si só. Dessa forma, a aplicação do chá de camomila diretamente nos fios também é uma maneira eficaz de clareá-los.
Basta preparar o chá — utilizando dois sachês de camomila para cada 250ml de água — e esperar que ele esfrie, dentro de uma panela tampada.
Depois de frio, aplique o chá nos fios e aguarde até que o cabelo fique completamente seco — deixar os fios expostos ao sol pode potencializar o resultado. Depois de secos, basta lavar os cabelos normalmente. Os resultados aparecerão após algumas semanas fazendo o ritual.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte