Moda

Vestindo o futuro: explorando as tendências de moda impulsionadas por IA

Entenda como a evolução da inteligência artificial está transformando os limites da criatividade e da sustentabilidade no universo fashion

Modelos vestem peças da marca Burberry, que tem adotado a IA -  (crédito: Divulgação/Burberry)
Modelos vestem peças da marca Burberry, que tem adotado a IA - (crédito: Divulgação/Burberry)
Iza Carvalho*
postado em 20/08/2023 10:00 / atualizado em 24/08/2023 11:03

No cenário em constante evolução da moda, a inteligência artificial (IA) emergiu como uma força transformadora, redefinindo a maneira como a indústria opera, desde o design até o varejo. Com algoritmos avançados e capacidades de aprendizado profundo, a IA está moldando a criação, a produção e o consumo de moda de maneiras que eram inimagináveis há apenas alguns anos.

À medida que a indústria abraça as novas possibilidades, encontrar um equilíbrio entre a inovação tecnológica é essencial para a preservação da criatividade humana e dos valores éticos. No futuro da moda, a colaboração contínua entre humanos e máquinas redefine de forma constante o conceito de estilo e elegância.

Empresas líderes da indústria estão colaborando com a inteligência artificial para acelerar o processo de design. A grife britânica Burberry, por exemplo, lançou uma coleção na qual um algoritmo de IA ajudou a criar padrões e cores com base em quase dois séculos de designs anteriores da marca. Isso permitiu aos designers humanos concentrarem-se em aspectos mais criativos e inovadores.

A empresa de roupas esportivas Adidas introduziu um sistema de personalização que permite aos clientes criarem seus próprios designs usando IA para montar padrões exclusivos e materiais únicos, levando a uma sensação de envolvimento direto no processo de criação.

A inteligência artificial está permitindo níveis inéditos de atendimento às preferências individuais. Algoritmos de recomendação analisam os históricos de compras, estilos preferidos e até dados biométricos para oferecer recomendações de produtos altamente relevantes para cada cliente.

Modelo usa vestido feito de retalhos da Adidas, marca que  tem usado a inteligência artificial  para personalizar suas peças
Modelo usa vestido feito de retalhos da Adidas, marca que tem usado a inteligência artificial para personalizar suas peças (foto: Divulgação/Adidas)

Criação, personalização e experiência

Nessa nova dimensão para o processo criativo dos designers de moda, as plataformas alimentadas por IA podem analisar dados de tendências históricas, preferências do consumidor, mídia social e até arte e arquitetura para identificar padrões e inspirações únicas. Além disso, algoritmos de geração de imagens estão sendo usados para criar estampas, designs e até modelos virtuais para exibir roupas.

"Um dos benefícios é a personalização, em que as marcas podem oferecer produtos individualizados com base nas preferências dos clientes. Além disso, a inteligência artificial auxilia os designers na criação de peças únicas e inovadoras, analisando dados de tendências e comportamento dos consumidores", detalha a designer e estilista de moda Danusa Marinho, especialista em visagismo e coloração pessoal, além de mestre em negócios e estética da moda. Ela atua como figurinista para influenciadores e clipes produzidos em estúdio.

Para Danusa, a IA também contribui para a visualização do produto final e a criação de uma linguagem artística e conceitual, permitindo a exploração de novas perspectivas têxteis e a percepção de cores e combinações. "A tecnologia da IA pode ser usada como uma ferramenta complementar, priorizando sempre a voz e o estilo autênticos do criador."

A estilista destaca que explorar novas tecnologias e estar atualizado com as últimas tendências é uma boa alternativa. Além disso, em vez de ver a IA como uma ameaça, é possível colaborar com ela para complementar ideias e abrir novos caminhos criativos, promovendo a autenticidade dos criadores. "É importante dizer que H&M, Adidas e Burberry podem ter abordagens diferentes e estar em diferentes estágios de implementação da IA, e sua integração pode variar de acordo com as necessidades e objetivos de negócios específicos."

Um toque autoral

Em um contexto de contínua evolução, a grife de moda brasiliense Airtificial (@airtificialbrand) surge como um farol de criatividade e inovação na capital, desafiando os limites do convencional e traçando um percurso singular no panorama da moda futurista. Os fundadores Max Rocha, Igor Borges e Pedro Hermano imprimiram sua visão, que impulsiona a marca e se destaca na intersecção entre moda, tecnologia e singularidade.

De acordo com os sócios, o nascimento da Airtificial resulta da fusão de três pilares: inteligência artificial (IA), elemento ar e o toque humano. Essa tríade, enraizada na combinação entre máquinas, natureza e criatividade humana, constitui o âmago da narrativa da marca. Com um foco firmemente ancorado no presente e nas páginas do passado, a Airtificial constrói um universo no qual ideias de futuro são exploradas e ganham forma nas criações.

A Airtificial trabalha com produtos que tenham maior durabilidade e sem excessos, além de armazenar toda a matéria-prima remanescente, como retalhos, para uso em futuras criações de upcycling
A Airtificial trabalha com produtos que tenham maior durabilidade e sem excessos, além de armazenar toda a matéria-prima remanescente, como retalhos, para uso em futuras criações de upcycling (foto: Divulgação/Airtificial)

Os fundadores destacam que a busca pela distinção e pela inovação se manifesta nos elementos de design que ultrapassam as fronteiras entre o real e o virtual. Proveniente de Brasília, a marca abraça a versatilidade das peças, adaptando-se aos diversos momentos do cotidiano local. Por meio da combinação de fotografia e inteligência artificial, os editoriais da marca refletem o seu mundo conceitual.

Tecidos tecnológicos, novas silhuetas e estampas exclusivas permeiam as criações, infundindo-lhes um toque futurista. Como exemplo, a calça SoundWave criada com o intuito de transcender o mero apelo estético, representando a cinemática das ondas sonoras através da estampa, imortalizando a geometria do movimento da areia em várias frequências.

Em um setor frequentemente associado ao consumismo exacerbado, o projeto sobressai pela sua abordagem de slow fashion. A marca mantém estoques mínimos e opta por encomendas sob demanda, assegurando a durabilidade das peças e reduzindo o desperdício. "A marca tem o comprometimento com a responsabilidade ambiental, enfatizado pela reutilização de excedentes materiais em futuras criações de reaproveitamento, fomentando a economia criativa local, proporcionando oportunidades para que os profissionais da moda cresçam em conjunto" reforçam os sócios.

A tecnologia transcende a função meramente instrumental, sendo um pilar fundamental da sua narrativa e adotando a inteligência artificial e outras tecnologias nos processos criativos — desde a geração de IA até a produção. 

A calça SoudWave foi criada para transcender o modelo estético
A calça SoudWave foi criada para transcender o modelo estético (foto: Divulgação/Airtificial)

Desafios e ética

Enquanto a IA oferece oportunidades emocionantes, também traz desafios éticos. Questões sobre propriedade intelectual, autoria e genuinidade surgem à medida que algoritmos produzem designs e artigos de moda. Além disso, a transparência no uso de dados do consumidor e o impacto no emprego humano na indústria são tópicos de debate em curso.

Sustentabilidade

A inteligência artificial está desempenhando um papel crucial na produção eficiente e sustentável de roupas. Processos de fabricação orientados por IA podem otimizar o uso de materiais, minimizar o desperdício e melhorar a precisão dos cortes e das costuras. Isso não apenas reduz custos, mas também ajuda a mitigar os impactos ambientais da indústria da moda. Marcas como a H&M estão usando IA para prever a demanda e ajustar suas cadeias de suprimentos, evitando excesso de produção e, assim, reduzindo resíduos.

Fonte: Karen Vellasco, fashion designer, consultora e stylist

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte 

 

  • A calça SoudWave foi criada para transcender o modelo estético
    A calça SoudWave foi criada para transcender o modelo estético Foto: Divulgação/Airtificial
  • A Airtificial trabalha com produtos que tenham maior durabilidade e sem excessos, além de armazenar toda a matéria-prima remanescente, como retalhos, para uso em futuras criações de upcycling
    A Airtificial trabalha com produtos que tenham maior durabilidade e sem excessos, além de armazenar toda a matéria-prima remanescente, como retalhos, para uso em futuras criações de upcycling Foto: Divulgação/Airtificial
  • Para os sócios da Airtificial, 
o uso da IA é essencial para a estética de cenários criativos
    Para os sócios da Airtificial, o uso da IA é essencial para a estética de cenários criativos Foto: Fotos: Divulgação/Airtificial
  • Calça SoudWave
    Calça SoudWave Foto: Divulgação/Airtificial
  • Modelos vestindo a regata Astro, da Airtificial
    Modelos vestindo a regata Astro, da Airtificial Foto: Divulgação/Airtificial
  • Brinco Air, em prata polida, cortado e gravado a laser
    Brinco Air, em prata polida, cortado e gravado a laser Foto: Divulgação/Airtificial
  • A atriz Emma Watson veste a famosa marca britânica Burberry
    A atriz Emma Watson veste a famosa marca britânica Burberry Foto: Burberry/Divulgação
  • (FILES) In this file photo taken on September 16, 2019 Models present creations during a catwalk show for the Burberry Spring/Summer 2020 collection on the fourth day of London Fashion Week in London. Burberry is to cut 500 jobs after global coronavirus lockdowns sparked a sales collapse, the British luxury fashion group said on July 15, 2020. Sales tanked 45 percent to £257 million ($322 million, 283 million euros) in the company's first quarter, or 13 weeks to June, from a year earlier, Burberry said in a trading update that sent its share price sliding. / AFP / Tolga AKMEN
    (FILES) In this file photo taken on September 16, 2019 Models present creations during a catwalk show for the Burberry Spring/Summer 2020 collection on the fourth day of London Fashion Week in London. Burberry is to cut 500 jobs after global coronavirus lockdowns sparked a sales collapse, the British luxury fashion group said on July 15, 2020. Sales tanked 45 percent to £257 million ($322 million, 283 million euros) in the company's first quarter, or 13 weeks to June, from a year earlier, Burberry said in a trading update that sent its share price sliding. / AFP / Tolga AKMEN Foto: TOLGA AKMEN
  • Top nadador Aeroready Farm Rio, da Adidas, na Riachuelo (R$249,99)
    Top nadador Aeroready Farm Rio, da Adidas, na Riachuelo (R$249,99) Foto: Riachuelo/Divulgação
  • MIAMI, FLORIDA - AUGUST 12: An Adidas sign at the entrance to the store on August 12, 2021 in Miami, Florida. Adidas is reported to have reached an agreement to sell its Reebok brand to Authentic Brands for nearly $2.5 billion.   Joe Raedle/Getty Images/AFP== FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
    MIAMI, FLORIDA - AUGUST 12: An Adidas sign at the entrance to the store on August 12, 2021 in Miami, Florida. Adidas is reported to have reached an agreement to sell its Reebok brand to Authentic Brands for nearly $2.5 billion. Joe Raedle/Getty Images/AFP== FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY == Foto: JOE RAEDLE
  • Modelo usa vestido feito de retalhos da Adidas, marca que 
tem usado a inteligência artificial 
para personalizar suas peças
    Modelo usa vestido feito de retalhos da Adidas, marca que tem usado a inteligência artificial para personalizar suas peças Foto: Divulgação/Adidas
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