Beleza

Padrão 'natural': aumenta a busca por reversão de procedimentos estéticos

Após a forte onda de adesão a tratamentos estéticos como harmonização facial, especialistas da área registram alta na procura por reversão ou retirada dos procedimentos

Saudável ou não, o chamado padrão de beleza existe e é cultuado desde os primórdios. Flexível como a moda, passou por diversas eras e, ainda hoje, continua a mudar. Na década de 1950, Marilyn Monroe, com sua cintura fina e seus quadris largos, era vista como uma inspiração global para as mulheres; em 1980, Madonna, magérrima, foi classificada como padrão estupendo; nos anos 2000, Angelina Jolie com o nariz "perfeito" e os lábios carnudos, era vista como uma das mulheres mais lindas do mundo; em 2010, as irmãs Khloe e Kim Kardashian estabeleceram a era das coxas grossas, do bumbum grande e da barriga chapada. A ditadura da beleza não padece e o modelo é temporário — tentar acompanhá-lo pode ser assustador.

Para facilitar o processo e tornar o padrão "alcançável" para todos, a indústria cria — e aprimora — variados procedimentos estéticos. Nos últimos anos, a procura pela harmonização facial, procedimento que une diferentes técnicas com a finalidade de harmonizar as características da face, tornando-a mais simétrica e jovial, aumentou demasiadamente, especialmente após celebridades aderirem ao processo e exibirem os resultados em suas redes sociais.

Contudo, nos últimos meses, alguns famosos têm optado por retirar ou amenizar os procedimentos, por insatisfação, arrependimento ou na tentativa de retornar ao conceito de uma beleza mais natural. Gkay, Flávia Pavanelli, Gabi Martins e Carol Narizinho são algumas das várias celebridades que decidiram reverter alguns dos procedimentos, sobretudo o preenchimento labial.

Pedro Antunes, dentista especializado em procedimentos estéticos e responsável pelos procedimentos de algumas celebridades, acredita que, com a ascensão da harmonização facial, a filosofia de usar grande quantidade de produtos estava em alta e, por ser uma grande novidade, resultados exagerados e padronizados começaram a surgir de maneira exponencial.

A recessão

Modificar-se para caber no padrão pode ser arriscado, visto que o mesmo está em constante transmutação. Depois de alguns anos com o maximalismo em destaque, que contribuiu para o aumento da procura por harmonização facial, lipos e muitos mililitros de silicone, a tendência é que, agora, a estética dê espaço para a beleza mais natural.

"De fato, ocorreu um momento de 'freio' e podemos considerar que houve um aumento na procura da reversão de procedimentos, no intuito de buscar resultados mais naturais e sustentáveis", confirma o especialista Pedro Antunes.

A cantora Gabi Martins revelou em algumas entrevistas, no final do ano passado, que quando percebeu que a harmonização estava na moda, decidiu realizar o procedimento, mas acabou se empolgando um pouco. A artista conta que preencheu boca, olheiras, bochechas, fez o queixo e só refletiu que talvez tivesse exagerado após postar uma foto no Instagram e receber comentários de diversos internautas falando sobre ela estar muito diferente. Gabi resolveu retirar a substância do queix o e da boca e, algum tempo depois, o restante do rosto voltou ao natural.

ReproduçãoTwitter:Gabimartins - Após os julgamentos, Gabi Martins resolveu retirar o preenchimento labial e da área do queixo. Agora, dois anos após realizar o procedimento estético, seu rosto está totalmente natural
Reprodução Instagram: Gabimartins - A cantora Gabi Martins teve sua harmonização facial julgada como exagerada pela internet
Reprodução: Instagram/@gessicakayane - Após reverter o preenchimento labial, a influenciadora Gkay postou seu antes x depois nas redes sociais e brincou na legenda: "Primeira make sem as linguiças"
Paula Michelle - O antes e depois do preenchimento labial de Patrícia Reinert, que havia sido realizado por outro profissional e foi revertido pela especialista Paula Michelle

Saiba Mais

Eu me arrependi, e agora?

Paula Michelle, especialista em harmonização facial da Clínica Novitalle (@novitaliodontofacial), conta que a demanda de pacientes que procuram seu consultório para reverter procedimentos realizados com ácido hialurônico, sobretudo o preenchimento labial, tem aumentado bastante nos últimos meses. A profissional esclarece que, na maioria dos casos, os procedimentos foram feitos de forma errada ou de maneira desproporcional com o padrão facial daquela pessoa.

O desejo de assemelhar-se com o que é visto nas telas é levado aos consultórios. Inclusive, a especialista expõe que já recebeu pedidos inusitados de pacientes que apresentaram fotos de celebridades e pediram por resultados exatamente iguais. Dado isso, urge a necessidade de uma boa conversa para explicar que o padrão de face é individual e, por isso, os procedimentos exigem uma análise profissional, para que o especialista possa entender e explicar ao paciente o que de fato combinará e ficará bonito em sua face.

A empresária Patrícia Reinert procurou a especialista quando se viu totalmente insatisfeita com o resultado do preenchimento labial que havia sido realizado por outro profissional. "Estava muito feio! Em cima, ele estava enorme,
desproporcional com o lábio inferior. Eu me sentia muito mal." A médica diluiu todo o ácido hialurônico que estava nos lábios de Patrícia e, após toda a remoção, refez o trabalho, entregando um resultado mais natural a Patrícia, que se sentiu bem melhor.

A biomédica esteta Paula Lopes esclarece que a harmonização facial é um procedimento estético realizado com ácido hialurônico, que pode ser removido por meio de outro procedimento que utiliza uma enzima chamada hialuronidase. Ela pode ser aplicada em qualquer parte da face e tem a capacidade de degradar a substância utilizada para realizar os preenchimentos.

Entretanto, a profissional ressalta que, apesar de haver um resultado aparente após o término do procedimento, existe um processo inflamatório, o que ocasiona o inchaço. Diante disso, é difícil julgar o resultado de imediato. "A gente precisa esperar cerca de 15 a 20 dias para o inchaço diminuir, o produto se acomodar direitinho no tecido, e a gente realmente ter o resultado final."

Para a biomédica, o arrependimento e a busca pela reversão acontece, comumente, pelo fato de o paciente estar com algo em mente e, após o resultado, não ter as expectativas supridas. Por isso, defende que todo profissional converse com o paciente para compreender as queixas e alinhar as expectativas aos possíveis resultados.

Para quem se arrependeu, mas não tem interesse em fazer uma intervenção para retirar o ácido, o dentista Pedro Antunes explica que basta não reaplicar o produto, pois depois de um tempo o ácido hialurônico será absorvido pelo próprio corpo.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte