Embora algumas pessoas não sejam muito fãs de massagens, a técnica é quase universalmente sinônimo de relaxamento e descanso. Os movimentos relaxam os músculos e ajudam a diminuir tensões em determinadas regiões do corpo, dando uma sensação maior de conforto. E além das massagens nas costas e nos pés, as mais famosas, existem também as faciais, que atendem a diversos objetivos e são grandes aliadas nos processos antienvelhecimento.
O biomédico e especialista em saúde estética José Henrique dos Santos explica que, entre as principais vantagens, a técnica estimula a circulação sanguínea do rosto, relaxa os músculos, diminui o inchaço, deixa a aparência mais tonificada e suaviza as linhas de expressão.
As massagens faciais são diversas, podem ser mais simples, como alguns movimentos repetidos durante o processo de skincare, estimulando levemente a circulação ao mesmo tempo em que é feita a hidratação ou a limpeza do rosto, ou um pouco mais elaborada, com a ajuda de massageadores faciais, a exemplo do os rolinho de jade, guashás e dispositivos de massagem e vibração, como a Foreo.
O ideal é estimular o rosto de três a quatro vezes por semana, tanto no período da manhã quanto da noite. José Henrique acrescenta que os dispositivos podem ser grandes aliados, mas alguns cuidados são necessários.
“Hoje existem vários equipamentos para a massagem facial, e os rolinhos são interessantes no dia a dia, seja em casa, seja em clínicas especializadas em peles. Eles são bastante utilizados, mas o que recomendamos é realmente avaliar se o equipamento não vai te trazer um dano futuro, como a flacidez, pois alguns aparelhos podem ter mecanismos de sucção”, ensina.
O dermatologista Erasmo Tokarski afirma que as massagens de relaxamento e estimulação de circulação podem ser feitas até diariamente, a depender de cada pessoa, e pode ser aliada a outras técnicas de relaxamento, como a acupuntura. “É possível buscar profissionais que façam esse tipo de massagem trabalhando os pontos centrais de acupuntura e até mesmo aprender alguns deles, para fazer uma leve estimulação em casa, com as pontas dos dedos”, sugere.
- Ao Desapego ocupa Galeria dos Estados em edição especial neste sábado
- Entenda os riscos de exagerar no filtro na hora de publicar a selfie
- Tratamento gelado: técnica de skincare usando gelo promete benefícios
Indicação
O médico acrescenta que existem alguns tipos de massagem um pouco mais específicas e que precisam do auxílio de profissionais de saúde, como fisioterapeutas. “É o caso de pacientes que passaram por algum procedimento ou precisam melhorar o movimento de algum músculo da face”, explica.
Nesses casos, a massagem facial funciona não somente com o objetivo estético de diminuir o aparecimento de rugas ou de relaxamento, mas, sim, de estimular e trabalhar os músculos da face, que são essenciais para a sustentação do rosto e interferem diretamente em funções como respiração, mastigação e visão dos pacientes.
Em pacientes com inchaços constantes, sejam eles após procedimentos, sejam fruto de desequilíbrios hormonais e outras questões, as massagens de drenagem são ótimas alternativas para melhorar a aparência do rosto e o desconforto. O dermatologista indica movimentos que se iniciam de baixo para cima, indo do queixo em direção à lateral dos olhos.
Embora não sejam extremamente complicadas, existem algumas contraindicações para a massagem facial, que precisam ser avaliadas sempre com um dermatologista. Lesões de pele, acne, queimaduras, peles com processos infecciosos ou muito alérgicas precisam de atenção extra com relação a qualquer tipo de procedimento e de uma rotina de skincare específica.
Erasmo acrescenta que é importante estar atento ao tipo de creme e óleo que pode ser usado, evitando o aumento de oleosidade na pele, o fechamento de poros e o aparecimento de acne.
Saiba Mais
Como fazer uma massagem facial relaxante em casa
- Comece preparando o ambiente. O momento da massagem facial deve ser relaxante, por isso, coloque uma música tranquila, tente não pensar nos problemas e não mexa no celular!
- Prepare seu rosto. Esfregue as mãos rapidamente para produzir um leve calor. Em seguida, feche os olhos e apalpe o rosto com as palmas abertas, de forma delicada e tranquila.
- Comece a massagem. O ideal é começar por cima, coloque as pontas dos dedos – exceto os polegares – na testa e pressione da forma que considerar confortável e deslize-os para cima.
- Em seguida, coloque os dedos no centro das bochechas e deslize os dedos, com pressão moderada, para cima, com finalidade de erguer o rosto.
- Posicione os indicadores logo abaixo do meio das sobrancelhas e pressione a cabeça contra os dedos, deslize-os para as laterais do rosto. Repita o movimento de 15 a 30 segundos, sempre inspirando e expirando de forma profunda.
- Coloque os dedos ao lado das narinas e, com pressão moderada, deslize-os para os lados, mas sempre em direção ao alto, como se você estivesse erguendo o rosto.
- Coloque os dedos no centro do queixo e faça o mesmo movimento.
- Com a palma da mão no pescoço, pressione-a sobre a pele. Faça movimentos para cima até o queixo.
- Faça esses movimentos com ou sem o auxílio de um creme hidratante específico para a sua pele cerca de cinco vezes. Uma dica é começar a massagem facial sem o uso do creme e, após as primeiras sequências, aplicar o produto e continuar com a sua rotina de cuidados.
Fonte: biomédico e especialista em saúde estética José Henrique dos Santos