Terminado o mês de maio, junho dá as boas-vindas e já aparece de mãos dadas com a temperatura gelada do inverno. Para uns, definitivamente, a melhor estação. Para outros, indiscutivelmente, a pior. Independentemente do gosto, é preciso se proteger dos baixos termômetros. Por que não aproveitar a estação para esbanjar estilo?
Para selecionar as peças que serão tendência em cada uma das quatro estações, o universo da moda costuma trabalhar com um calendário específico, que se divide em duas temporadas: primavera/verão e outono/inverno. O sistema foi criado por Charles Worth, considerado o pai da alta-costura, e auxilia as marcas e aqueles que querem se programar para aderir às tendências da vez, que geralmente são apresentadas nas semanas de moda referentes às temporadas.
Em 2023, a estação mais fria do ano reserva peças elegantes, versáteis e icônicas, que não ditam muitas regras e entregam liberdade para quem as usa, possibilitando que a moda explore aquilo que faz parte de sua essência — a expressão pessoal na vestimenta.
Retorno repaginado
Angélica Paiva, designer de moda e CEO da Dona Tereza, explica que as peças mais esperadas para a estação — e que já estão sendo utilizadas — são as clássicas, que nunca saem de moda, e retomam praticamente todos os anos com algumas repaginações.
A jaqueta de couro é um exemplo de peça que está presente nas composições há séculos e nunca deixa de ser "descolada", além de ser super durável, o que a torna uma ótima opção para quem gosta de guardar para reutilizar nos anos seguintes. Os tecidos diferentes possibilitam que a jaqueta proteja tanto do frio intenso quanto do mais moderado e, apesar da cor preta ser vista como a mais clássica, as demais tonalidades também são ótimas opções.
O trench coat é outra opção mais do que interessante para ser utilizada no inverno. A peça surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de aquecer os soldados, e, por isso, seu nome em tradução literal significa "casaco de trincheiras". Definitivamente um clássico.
A designer de moda Mirelly Cruz considera a peça a maior trend para este inverno. "Estamos com uma tendência forte do 'quiet luxury', que se baseia em usar peças de luxo básicas e elegantes. E essa estética vai ser trazida mesmo em peças e marcas que não são de luxo: básico, mas elegante. Um belo trench coat traz exatamente essa imagem!"
A jaqueta puffer foi muito aclamada no inverno passado, mas parece estar ganhando ainda mais força em 2023. Tem sido impossível não esbarrar com o modelo ao observar as vitrines das lojas, sejam elas pequenas, sejam de grife. "Tem um grande apelo por causa do efeito 'pillow' (ou inflado), que tem crescido muito nos últimos tempos, por causa da interferência da Inteligência Artificial no design", informa Angélica Paiva.
As jaquetas de pelúcia também estiveram presentes no ano passado e são aclamadas pelas fashionistas. Longe de ser um item clássico, costuma chamar muita atenção e, em razão disso, não é uma peça que agrada a todos. Pode ser encontrada em diversas cores, texturas e formas, além de dar um toque "fofo" ao look. A jaqueta de pelúcia é uma das melhores opções para quem está verdadeiramente na busca por se aquecer.
Modelo extremamente funcional e versátil, a bomber também nasceu no ambiente militar e foi usada pela primeira vez por pilotos de avião, no início do século 20. A peça está em alta há alguns anos e traz uma pegada esportiva, que costuma cair bem em todas as composições. O modelo é encontrado em variados tecidos e, por esse motivo, pode ser adaptado para diversos estilos diferentes.
Os tons mais neutros e terrosos serão as estrelas da estação, contudo peças em verde-oliva, laranja e lilás também serão bem utilizadas.
Mirelly aconselha que, para os dias de temperaturas mais baixas, o truque de construir camadas seja aderido. A designer explica que é interessante construir camadas com moletons e tricôs.
Optar por não descartar as peças ao fim das estações é sempre uma boa escolha, pois, na maioria das vezes, elas voltam à moda no ano seguinte e, dependendo do tecido, das estampas e das formas, podem ser utilizadas, inclusive, nas demais estações.
Sobre as combinações, as especialistas consultadas afirmam discordar de regras que ditam que certas roupas servem somente para ocasiões específicas. Para elas, o ideal é investir no que faz sentido para o próprio armário, mas aconselham que as peças consideradas neutras e versáteis estejam sempre presentes.
"Em Brasília, não temos muitos meses frios no ano, então temos que investir em casacos versáteis, que vão combinar com tudo no guarda-roupa", indica Mirelly.
Modelos tendência
l Jaquetas de couro
l Trench Coat
l Jaqueta puffer
l Casacos de pelúcias
l Jaqueta bomber
Lembrete!
l Os casacos da trend servem para todos os gêneros
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte