Na academia, a regata masculina, certamente, é vista por todos os lados. Sinônimo de conforto e leveza, sempre foi usada esportivamente. Mas, ao longo dos anos, conquistou o público masculino, ganhando força em todos os tipos de eventos, sejam eles casuais, sejam mais elegantes. Há quem ache cafona, mas é impossível negá-la como peça-chave de qualquer rolê.
As tendências da moda são constantemente mutáveis — vira febre e depois passa, podendo, ou não, retornar. Segundo Fernando Demarchi, professor do curso de design de moda do Centro Universitário Iesb e consultor de imagem e estilo, a regata masculina ascendeu à popularidade durante os anos 1980 e 1990. Entretanto, chegou a desaparecer dos holofotes em determinado período.
Isso, de acordo com o profissional, porque outros vestuários mais interessantes apareceram como opção. Mesmo longe do guarda-roupa, o item foi capaz de se reinventar, inovando nos formatos e nos tecidos. "Com o passar dos anos, diferentes estilos e variações foram introduzidos.Atualmente, existem regatas disponíveis em cortes, estampas e detalhes diferentes. Além das tradicionais, há opções mais ajustadas ao corpo, conhecidas como muscle tees e tank tops", explica Fernando. Esses modelos, inclusive, ressaltam os músculos e proporcionam um visual mais atlético.
O item pode ser encontrado em algodão, poliéster, tecidos mistos e até em materiais mais leves e respiráveis, como o linho e o modal. Quanto às estampas, Fernando destaca que as regatas podem expor padrões geométricos, listras, logotipos e muito mais.
- Odiado no passado, amado no presente: óculos é acessório indispensável!
- Meias à mostra! As variadas estampas tem conquistado público diverso
- Adeus peças desbotadas! Veja como cuidar corretamente das suas roupas
No esporte e na música
Uma peça que consegue se adaptar a vários estilos. A regata também marca seu charme e ousadia no streetwear e na moda hip hop dos anos 1990. Julianna Terra, especialista em fashion weeks e editora de moda, afirma que o componente é queridinho entre vários artistas do ritmo. Não somente no exterior, afinal, muitas celebridades do rap e do trap do Brasil adoram a regata.Talvez as mais vistas no momento são as regatas americanas, em especial nas cores preta e branca.
De acordo com a profissional, são escolhidas pela versatilidade na hora de compor o look do dia com outras peças do closet. "A regata branca começou a dar sinais de seu retorno no ano passado, no desfile da Prada, quando, logo na abertura, apareceu em uma versão canelada e com o logo da marca aplicado. Assim como a grife italiana, outras também apostaram na peça. Foi o caso da Bottega Veneta, reforçando ainda mais sua popularidade", relembra Julianna.
E, afinal, quem não é apaixonado pelas famosas regatas dos times de basquete dos Estados Unidos? Hoje, são febre entre os jovens pelo design e pela modelagem. Julianna ressalta que o item traz um toque especial, com uma pegada mais urbana, mesclado com tênis estilosos e calças mais amplas ou largas. Extremamente marcante entre as celebridades mundo afora, as regatas de basquete tornaram-se elementos das ruas para compor visuais, sobretudo com camisas de jogadores icônicos do passado e do presente, como Kobe Bryant, dos Los Angeles Lakers, e Michael Jordan, do Chicago Bulls.
Combinações
O que era cafona tempos atrás, agora, virou tendência de moda, principalmente quando combinada com jaquetas e blazers — duas peças elegantes e utilizadas em momentos mais especiais. Segundo Julianna, a regata tem ganhado destaque nessa mescla, já que se tornou uma ponte entre o estilo casual e o sofisticado. Essa mistura descontraída cria uma ótima identidade visual, pois une desde o elemento mais formal até o mais ousado.
Além disso, possui grande versatilidade. "Em regiões com temperaturas mais altas, proporciona uma opção fresca e confortável em comparação com camisas de manga longa. A regata permite uma melhor ventilação e evita o excesso de calor, enquanto o blazer ou a jaqueta adicionam um toque de elegância ao conjunto", recomenda.
A especialista considera a peça um ótimo componente para definir e expressar a personalidade do homem, de forma única. É uma forma, na avaliação dela, de adicionar ao traje cores, estampas e tecidos que conseguem refletir na individualidade do público masculino.