Que os brechós tomaram conta da cidade não é novidade. O retorno de certas tendências aliado à maior consciência social e ambiental tornaram fértil o terreno da moda circular. Daí a valorização, não apenas de peças de segunda mão, mas também da criatividade em transformar as roupas — em um processo conhecido como upcycling — ao seu desejo. Isso sem falar no impulso que tais iniciativas dão à economia local. Moda é cultura, sustento e política.
Os idealizadores do projeto Ao Desapego sabem bem disso. Sabem tanto que, em 2011, quando pouco se falava sobre o assunto por aqui, lançaram seu primeiro evento com a missão democratizar a moda circular e sustentável no Distrito Federal. Passaram a promover encontros periódicos, exposições e feiras, nos quais reuniam parte da comunidade de brechós, antiquários e acervos para o público apaixonado por garimpos com história.
Desde então, o evento já ocupou a Torre de TV, o Parque da Cidade e o Conic; realizou mais de 25 edições; contou com mais de 200 expositores; e gerou, indiretamente, mais de 200 empregos, segundo Carol Monteiro, produtora da iniciativa. Além disso, promoveu a cessão do espaço e a coleta de doações para projetos de inclusão social da cidade.
- Saiba quais modelos de casaco estarão em alta neste inverno
- Regatas masculinas: brega no passado, peça tem conquistado público jovem
- Em cada cantinho da casa, um pouco da minha personalidade
A vez do festival
No próximo sábado (10/06), das 10h às 20h, o Ao Desapego ocupa a Galeria dos Estados com estrutura que comporta mais de 70 expositores, promovendo o seu primeiro festival com programação que vai além da feira de moda e sustentabilidade. O público pode esperar rodas de conversa, line-up de DJs, espaço gastronômico e outras atividades, todas gratuitas.
O evento reúne mais de 60 brechós e marcas de moda, arte, design e cosmetologia natural e autoral, vindas de todo o DF. Entre algumas das marcas confirmadas, estão: Brechó do Bine, Nasty Brechó, Sem Ciranda, Cereja Estrelar, Singular Brechó, Saiu do Armário Brechó, Hagen It, Cabaré Amazônico, Brechó Disco de Vinil, La Guapa Garimpo, Reutiliza Brechó e a marca de acessórios artesanais Pitayah.
Com curadoria de Carol Monteiro, todos os envolvidos no projeto estão relacionados às práticas mais atualizadas de consumo. “Promovemos a democratização do acesso à moda circular e sustentável, além das tendências nas periferias brasileiras e em várias cidades-referenciais do mundo”, afirma. O dia reserva, ainda, apresentações de DJs renomados da capital, como Jackeline Ribeiro AKA J4K3, Ketlen Niggaz, Umiranda e Marceline, todos conectados à moda.
No festival, também há espaço para três rodas de conversa sobre moda circular, com inscrições gratuitas pelo Sympla. A primeira, às 13h, chama-se Representatividade em movimento: diversidade de corpos, e conta com as ativistas pela diversidade de corpos Luana Euzébia e Ana Luiza Olivetti. A segunda, às 14h30, debate Um novo jeito de se relacionar e multiplicar: novas formas de consumir moda, arte, design e gastronomia, com profissionais criativas da cidade, como Romilda Gomes, Rachel Smidt e Flora Cobello.
Na terceira e última roda, às 16h, representantes da moda e criatividade periférica, como Thânisia Cruz e Amanda Bittar, falam da Cultura dos brechós e a moda periférica. Todas as conversas contam com intérpretes de libras para o público com deficiência auditiva. No que tange à acessibilidade estrutural, há rampas a provadores e banheiros adaptados. Ademais, o evento disponibiliza abafadores de ruídos para pessoas com sensibilidade sensorial auditiva e área de descompressão.
Para quem planeja passar o dia, o espaço possui área gastronômica, área kids e é pet friendly. O festival Ao Desapego é uma realização da C’mon Produções Criativas.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
- 10h às 20h: Exibição de mais de 60 Expositores locais
Rodas de Conversa
Inscrições para rodas de conversa, pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/ao-desapego-festival-de-moda-arte-e-design-sustentavel/2004673
- 13h às 14h - Representatividade em movimento - Diversidade de Corpos. Com Ana Luiza Olivetti, Bruna Brito, Luana Euzébia, Daniele Macedo e Guto Riks, representantes e ativistas pela diversidade de corpos na moda local.
- 14h30 às 15h30 - Um novo jeito de se relacionar e multiplicar - Novas formas de consumir moda, arte, design e gastronomia. Com Iara Vidal, Gia Dachi, Romilda Gomes, Raquel Smidt , Maíra e Nadine, Flora Cobello, representantes da nova criatividade local.
- 16h às 17h - A cultura dos brechós e a moda periférica. Com Thânisia Cruz, Kellen Vieira, Malu Martiz Latina, Caio Almeida e Amanda Bittar, representantes da moda e da movimentação cultural e criativa nas periferias de Brasília.
DJs: Jackeline Ribeiro AKA J4k3, Ketlen Niggaz, Umiranda e Marceline
Aulão de ioga com o Helton Azevedo - Yantra Yoga Brasília.
Performance Pole Dance com a professora e dançarina - Ana Beatriz Macedo
Área gastronômica e área kids
AO DESAPEGO – FESTIVAL DE MODA, ARTE E DESIGN SUSTENTÁVEL
Data e hora: 10 de junho de 2023 (sábado), das 10h às 20h
Local: Viadutos da Galeria dos Estados — Entre o Setor Bancário Sul e o Setor Comercial Sul.
Entrada gratuita
Inscrições nas Rodas de Conversa: https://www.sympla.com.br/evento/ao-desapego-festival-de-moda-arte-e-design-sustentavel/2004673
Informações:@aodesapego
Saiba Mais
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.