Com o tema O poder das plataformas e seu potencial transformador na saúde, a Feira Hospitalar encerra, nesta sexta-feira (26/5), no São Paulo Expo, sua 28ª edição e se consolida como o principal evento de saúde e palco da realização de negócios e networking da América Latina. O evento reúne líderes e associações de todas as áreas da saúde, contribuindo para negociações entre hospitais, clínicas, serviços de facilities e home care.
Este ano, a área de expositores internacionais dobrou de tamanho e recebeu representantes de 30 países diferentes, além de ter alcançado, no primeiro dia de feira, 14 mil visitantes, o maior número na história do encontro. Durante os quatro dias de evento, as empresas apresentam projetos atrelados, em sua maioria, à tecnologia. Inteligência artificial, dispositivos que contribuem para a telemedicina e o impacto do Chat GPT na saúde foram temas amplamente abordados.
As empresas que apresentam lançamentos tecnológicos buscam otimizar os atendimentos em clínicas e hospitais, além de democratizar o acesso dos pacientes às informações acerca do próprio tratamento. Emerson Zarour, diretor de inovações da MV, explica que o foco da multinacional é trazer para a Feira, todos os anos, inovação com base no que é pedido pelo público. Para a 28° edição, a novidade da empresa é o ChatGPT, que atua na criação de prontuários eletrônicos para auxiliar os médicos sobre o histórico do paciente e também no diagnóstico final.
“Hoje, o profissional consegue explicar para o sistema que tem um paciente hipertenso, com 40 anos, fumante, que sente dores abdominais, e aí o Chat GPT entrega para o profissional uma hipótese diagnóstica em relação à HDA (história da doença atual) que foi descrita”, detalha. O diretor expõe que não acredita que a Inteligência Artificial será capaz de substituir os profissionais da saúde, mas que os profissionais que não se inteirarem serão substituídos pelos que aderirem à tecnologia.
Eduardo Barros, diretor do portfólio de saúde da Informa Markets, organizadora da Hospitalar, explica que, por ser um evento de grande porte, a preocupação com a sustentabilidade é uma questão importante para os expositores. E relata que um dos objetivos é alcançar, até 2030, o registro de zero emissão de carbono. Na busca por essa meta, o evento já conta com 100% da iluminação em LED. Seguindo a mesma linha, na edição deste ano foi estabelecida uma premiação para o estande mais sustentável — será reconhecida a empresa que trouxer em sua estrutura a maior quantidade de materiais recicláveis e renováveis.
Dentro da feira existe, ainda, uma ação social do instituto Horas da Vida, instituição sem fins lucrativos, na qual profissionais da saúde podem doar horas de atendimentos, realizando variados exames e consultas. O público geral pode ajudar o instituto doando qualquer valor — o dinheiro é convertido em exames aos pacientes.
No dia do encerramento, nesta sexta (26/5), a 28ª Hospitalar homenageará com o Prêmio Hospitalar 2023 — Personalidade do Ano a médica pneumologista Margareth Dalcolmo, pesquisadora sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
A médica será laureada por seu papel de destaque durante a pandemia de covid-19, quando disseminou informações confiáveis aos brasileiros por meio de entrevistas e artigos nos principais veículos de comunicação, combateu fake news, esclareceu dúvidas e conscientizou a população sobre a importância das medidas preventivas, o que salvou milhões de vidas