Rotuladas por muitos como peça simples com o objetivo único de aquecer, as meias podem ser muito mais que uma parte sem graça escondida no look. Para os que gostam de ousar e se expressar por meio do estilo de se vestir, funcionam como um acessório certeiro e, por que não, divertido.
No filme Como eu era antes de você, a personagem principal, Louise Clark, vibra intensamente ao receber de presente de aniversário um par de meias de listras amarelas e pretas, que, posteriormente, passou a compor diversos looks de Lou. Apesar de escutar algumas piadas, a jovem não abandonava as meias abelhinhas.
Na vida real, mas não tão longe das telinhas, há quem se identifique com a paixão da personagem. O ator Antônio Fagundes já se assumiu viciado em meias coloridas. O artista compartilhou em suas redes sociais, por meses, durante a pandemia, o par que era escolhido para cada dia e, ainda hoje, tem uma aba de destaques chamada "meias do dia", na qual abriga todos os stories publicados à época.
De bichinhos, com cores neon, quadriculadas ou de desenhos animados, por mais estranho que isso possa parecer para quem nunca deu importância às meias do armário, as cores, as estampas e os tamanhos da peça podem torná-la o principal ponto de evidência em uma composição. E o melhor é que não existem muitas regras, já que uma das características das meias "diferentes" é justamente a expressão de personalidade de quem as usa.
- Adeus peças desbotadas! Veja como cuidar corretamente das suas roupas
- Odiado no passado, amado no presente: óculos é acessório indispensável!
- A história das roupas que todo mundo tem
Renata Capute, consultora de imagem, moda e estilo, explica que dá para dizer que inicialmente as meias foram criadas para aquecer, mas, com o passar do tempo, adquiriu o status de "style" e hoje podem ser consideradas um acessório de peso. "As pessoas adotam para se diferenciar. O conforto térmico passa a ser secundário em várias ocasiões. Eu diria até que só não usa meia — para o seu próprio styling — quem não aguenta o calor."
A especialista explica que a peça é adequada para todas as estações, mas o indicado é optar por meias mais finas para integrar os looks no calor. "Meias nunca foram acessório de uma estação só. Inclusive, no verão, as estampadas e coloridas super combinam com o alto astral da estação.
Marcos Benedete, professor do curso de moda do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), conta que a moda é cíclica e não é incomum que o que já foi moda retorne; entretanto, as tendências costumam voltar englobando características contemporâneas, atualizando a leitura dos tempos anteriores. "As meias com padrões geométricos ou listras coloridas que marcaram os anos 1990 podem ser encontradas, mas também outras tendências que reverenciam as culturas pop de décadas anteriores."
Chamativo!
Breno Ferreira, estagiário de administração, diz que sempre usava peças com estampas, desde a infância, e isso não mudou, agora que está na vida adulta. O jovem gosta de compor os looks com suas meias estampadas. "Vejo como um gosto particular. Sempre uso as com desenhos que remetem a coisas que gosto, como patos, gatos e jogos. Usar meias neutras e de cores sólidas é algo empregado pela sociedade, o que uso não vai mudar em nada o que sou", expõe.
O rapaz desabafa que, em muitos momentos em que usa os modelos diferentes, tem sempre alguém que o julga infantil. Ele conta que tem dois pares favoritos, um de símbolos de playstation, que é algo que remete à infância, com jogos e objetos do "universo nerd", e outro que é um par amarelo com o desenho de um patinho de óculos.
Combinações
O professor Marcos Benedete explica que a escolha depende do visual que desejamos montar. Quando a ideia é usar looks neutros e sóbrios, as meias podem ser usadas como contraste visual, o que deixará a composição muito interessante.
Ele afirma, também, que as meias coloridas combinam com sapatos casuais e, se a intenção for deixá-las bem à mostra, vestidos e saias são ótimas opções. "As combinações de cores entre as peças de roupa são importantes e, com as meias, podemos ir do contraste ao tom sobre tom. Tudo depende da intenção que se quer causar com o Look."
"A tendência não sentencia idades, porém a leitura da tendência sempre vai dialogar com a vivência do indivíduo", afirma a consultora Renata Capute sobre quem pode aderir às meias. Os especialistas ressaltam que as dicas servem para homens e mulheres.
No pé do vice-presidente
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin chamou atenção, no final do ano passado, com a aparição inusitada usando meias divertidas. Meias de poá e listras, não importa a estampa, todas as vezes em que Alckmin aparece usando meias estilosas gera burburinho na internet.
Apesar de ter adotado as meias coloridas, o vice-presidente continua usando os ternos e as gravatas de sempre, o que faz com que as meias sejam o contraste da composição.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte