Jornal Correio Braziliense
Fitness & Nutrição

Transformação pós-gravidez: como recuperar o corpo de forma saudável

Voltar ao corpo de antes da gestação nem sempre é rápido, mas com atividade física, alimentação adequada e boas horas de sono, é possível. Especialistas alertam que é importante não se comparar a outras mães

Manchas pelo corpo, mamas três vezes maiores, estrias e inchaço. São tantas transformações em tão pouco tempo que, repentinamente, um simples olhar no espelho pode ser responsável por localizar incômodos que antes não existiam. Infelizmente, lidar com os questionamentos acerca das próprias mudanças não é o suficiente, ainda é preciso escutar comentários desagradáveis: "A sua barriga está grande demais!" "Na minha gestação, eu não tive tantas estrias" "Vai ser difícil recuperar o seu corpo anterior".

A gravidez é um momento que deixa a mulher naturalmente mais vulnerável. E, quando elas são colocadas em uma situação de pressão — nesse caso, com relação ao corpo —, os sentimentos negativos podem ser impulsionados e, se não acompanhadas por um profissional, levados a um quadro de ansiedade elevada ou até de depressão — circunstâncias ainda mais comuns durante o puerpério, período do pós-parto.

Jaimara Falcão, psicóloga da Terapia de Bolso, explica que esse tipo de crítica pode transformar o que era para ser um momento de tranquilidade, em uma situação de medo e receio. "A mulher se sente insegura, não consegue curtir a gestação, fica preocupada com o que pode acontecer com o corpo, fica receosa de ser julgada."

Apesar de estar comumente atrelado à ansiedade, o processo de busca pelo corpo que tinha antes da gestação não precisa ser sinônimo de uma experiência ruim. Se realizado com acompanhamento profissional e parcimônia, o objetivo pode ser alcançado sem maiores dores de cabeça.

Voltando à forma de maneira saudável

Com a ascensão das redes sociais, o acesso à vida íntima das famosas foi facilitado, e é comum flagrá-las exibindo corpos extremamente magros pouco tempo após dar à luz, o que impulsiona a pressão estética sobre as mamães "comuns".

A psicóloga Jaimara explica que o consumo desses conteúdos pode ser agudamente prejudicial, pois a cobrança pessoal fica mais intensa e a mãe acaba por recorrer a recursos emergenciais na busca de um corpo que se assemelha ao que foi visto, o que pode contribuir para o aparecimento de um novo sentimento — a frustração.

Aline Souza, profissional de educação física especializada em treinamento para gestante e pós-parto, ministra aulas na Academia Unique Family Fitness que vão desde o período
gestacional até o pós-parto, e já participou das histórias de inúmeras gestantes que buscavam bem-estar durante e após a gravidez.

A especialista informa que, assim como na gestação, os exercícios físicos podem ser retomados logo após a liberação médica, o que costuma acontecer, geralmente, após 30 dias, em casos de parto normal, ou de 60 a 90 dias, quando é realizada uma cesárea.

Aline explica que, não importa a atividade escolhida, se for praticado algo que exija que a nova mamãe se movimente, será suficiente para auxiliar no processo de volta ao corpo anterior à gestação. "O sistema circulatório vai começar a funcionar mais rápido, o metabolismo vai acelerar e, consequentemente, o corpo vai começar a desinchar."

Liliane Lima, empresária e proprietária da Singular Medicina Estética, foi aluna de Aline durante as duas gestações, sendo que, na segunda, trabalhou com exercícios direcionados para que o parto pudesse ser normal, o que deu certo. Sem a presença de incômodos e dores, 30 dias após o parto, a empresária retomou às atividades para que pudesse continuar colhendo os benefícios de manter o corpo em movimento.

Com o acompanhamento da professora de educação física, um endocrinologista e um nutricionista, Liliane conseguiu retomar ao antigo corpo, após o nascimento do segundo filho, em um período consideravelmente rápido, mas conta que não se sentia nada bem ao se olhar no espelho durante as primeiras semanas.

É necessário lembrar que o processo sofrido pelo corpo, ao gerar uma vida, é complexo e demorado, sendo assim, não se pode esperar que tudo retorne ao lugar em um curto espaço de tempo. A profissional de educação física costuma aconselhar as alunas sobre o processo.

"Eu sempre me sento com as minhas alunas e tento explicar que o corpo passou por mudanças fisiológicas e anatômicas. A mama cresce, o abdômen dilata para o bebê crescer, e é muita falta de empatia consigo mesma querer que essa mudança ocorra tão rápido."

É importante frisar que, no processo de recuperação, o sono é tão importante quanto os exercícios físicos e a alimentação.

Yasmin Isbert - A empresária Liliane Lima praticou atividades físicas durante as duas gestações e voltou à academia logo que foi liberada pelos médicos
George Lucas - Hora por Hora - Antes da gestação, Izabelle produzia conteúdo relacionado ao mundo fitness, mas não conseguiu continuar ativa enquanto estava grávida
George Lucas-hora por hora - Antes da gestação, Izabelle produzia conteúdo relacionado ao mundo fitness, mas não conseguiu continuar ativa enquanto estava grávida

Diferente do esperado

Nem sempre o processo de volta ao corpo pré-gestação sai conforme planejado. Izabelle Costa, influenciadora digital, é um exemplo. Ela produzia conteúdo voltado para o mundo fitness e, ao engravidar, precisou encarar uma realidade. "Eu sempre dizia que, quando engravidasse, continuaria fazendo musculação e comendo só alimentos saudáveis, mas quando aconteceu, eu só sabia chorar e comer", confessa.

A influenciadora precisou lidar com as emoções e com os comentários daqueles que a rodeavam. Muitas pessoas a cobravam por não estar sendo uma "mãe fitness" e influenciando outras mães também.

No pós-parto não foi diferente, Izabelle, mãe de Noah, de 3 meses, pensa diariamente na volta à rotina de exercícios e de alimentação saudável, mas ainda não consegue conciliar as atividades com os cuidados do bebê, já que deixou de trabalhar para se dedicar 100% ao filho.

É importante saber que cada ser humano tem a sua individualidade e que é preciso respeitar seu próprio tempo. Uma rotina de atividades físicas e uma boa alimentação só dará retorno efetivo se feita com paciência e respeito, a si e ao processo.

A alimentação é importante


Pryscila Dytz, nutricionista formada em nutrição e fertilidade, explica que o processo de volta ao corpo começa ainda na gestação, já que uma alimentação saudável influencia totalmente no desenvolvimento do pós. Ela informa que a alimentação no pós-parto assemelha-se à dieta seguida no período da gravidez. Saiba quais alimentos auxiliam para a recuperação do corpo de forma saudável:

- Frutas
- Vegetais
- Cereais
- Proteínas
- Sementes
- Castanhas
- Consumo de chás e uma base de carboidrato auxilia na produção do leite

 

Os exercícios indicados no pós-parto

- Musculação

- Caminhada

- Atividades aquáticas

Obs: as práticas devem ser feitas sob monitoramento de um profissional da área


Lembrete


As atividades físicas são extremamente indicadas durante a gestação, os exercícios auxiliam no parto e no bem-estar da mãe e do bebê, além de facilitar a volta ao corpo pré-gestação

 

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte