Jornal Correio Braziliense

Moda

A história das roupas que todo mundo tem

Algumas nascem de momentos históricos, outras como movimentos políticos. Conheça a origem de peças que, independentemente do tempo, permanecem em nosso armário

A palavra moda significa muito mais que vestimentas; representa estilo de vida, opiniões, críticas e práticas de um determinado grupo social. Quer entender a motivação de algum hábito cultural? Observar as roupas usadas por determinada geração é um bom caminho. Momentos históricos, como a Revolução Francesa, a Segunda Guerra Mundial, o movimento feminista e a luta trabalhista, transformaram parte da cultura mundial, e hoje, se encontram nos armários de todos em forma de tecido. Selecionamos algumas dessas peças icônicas e atemporais e contamos as suas origens.


Calça jeans


Enquanto a Revolução Francesa dava fim à monarquia, em Nimes, no sul da França, a calça jeans era criada. Antes de ser conhecida como jeans, a peça, feita em tecido rígido, pouco maleável e em tons marrons, era chamada de nimes. O nome correto do tecido, porém, era "jean" — termo francês para sarja de algodão. Com o tempo, os nomes passaram a ser confundidos, surgindo, assim, o termo jeans.

O tecido era usado apenas pela classe operária, mais especificamente, marinheiros. Em 1793, ele foi avistado por Levi Strauss, que o importou para os Estados Unidos. "Ele adaptou para uma versão mais confortável e maleável, com a intenção de confeccionar roupas de trabalho para os mineradores”, explica Mirella Braga, professora de moda.

AFP - SAN ANSELMO, CALIFORNIA - APRIL 06: In this photo illustration, the back patch is displayed on a pair of Levi 513 jeans on April 06, 2023 in San Anselmo, California. San Francisco-based Levi Strauss &Co. reported better-than-expected first quarter earnings with net income of 4.7 million (Photo Illustration by Justin Sullivan/Getty Images) (Photo by JUSTIN SULLIVAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)

A calça jeans demorou para ser vista como um ícone. Apenas ganhou espaço na moda, em tons azuis, em 1950, com inspirações em James Dean, Marlon Brando e Marilyn Monroe, como menciona a coordenadora de moda e design do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, Beatriz Caron. “Foi no corpo das maiores celebridades da época que o item virou um completo hit, moldou, completamente, a geração da época, e a história do vestuário para sempre.”

Em parceria de negócios, Levi Strauss e o alfaiate Jacob Davis patentearam a primeira calça jeans da história, a Levi’s 501. Com o tempo, as modelagens foram adaptadas, podendo ser encontradas no armário feminino e masculino. “Hoje, as peças produzidas a partir do jeans são tendências, marcos da juventude, usada por todos os extratos sociais e idealizando ‘a modernidade’ de quem as usam”, ressalta Mirella.

Camiseta branca


Muito utilizada por operários e trabalhadores, a camiseta branca apenas se tornou um clássico com a ajuda de Coco Chanel. Beatriz Caron lembra que a estilista é conhecida por revolucionar o estilo feminino, adaptando e usando peças até então consideradas masculinas. “Foi a Chanel quem fez o uso da camisa branca como uma marca registrada da vestimenta feminina, mostrando às mulheres da época como a peça poderia ser versátil, estilosa e, ao mesmo tempo, elegante."

Porém, novamente com a ajuda das celebridades, apenas em 1930, a camiseta branca ganhou os holofotes, sendo usada por estrelas de cinema em Hollywood. “Ela sofreu poucas transformações com o passar do tempo, e é considerada indispensável até os dias atuais, tanto no guarda-roupa feminino quanto masculino”, relata Beatriz.

Instagram/Reproducao - 2018. Crédito: Instagram/Reprodução. Revista. Guia de estilo com camisa branca. Modelo veste camisa e jeans.

Camiseta polo branca


Para a criação dessa peça, foram necessárias duas raquetes de tênis e um grande jogo esportivo. René Lacoste transformou seu uniforme de tênis com mangas compridas e gravata em uma camiseta de manga curta, detalhada com colarinho e botões. “Há a ruptura do padrão do uniforme dos jogadores e, de quebra, o lançamento do que viria a ser uma famosa grife”, exemplifica Mirella.

Uma aposta, valendo uma mala feita em crocodilo no torneio internacional de tênis masculino em 1927, o Davis Cup, fez com que a imprensa americana apelidasse René de “Le Crocodile”, e o nome pegou. “René Lacoste, juntamente com André Gillier, fundou a Lacoste em 1933”, detalha a professora.

- - Captain René Lacoste (L) dries French tennisman Christian Boussus's face (R) during the Davis Cup in June 1935 in Wimbledon. / AFP / -

 

Tênis


Na Grécia Antiga, entre 776 a.C. e 393 d.C., sapatos de couro foram criados para proteger os pés, a fim de melhorar a performance atlética dos participantes dos Jogos Olímpicos. O esporte, mais uma vez, motiva a criação de uma modelagem usada por todos na contemporaneidade. Beatriz Caron chega a dizer que a peça é uma das mais antigas da história e, ainda sim, tem as mesmas funções nos dias atuais.

Depois dos Jogos Olímpicos, o calçado foi desconsiderado e só voltou a servir de inspiração no século 19, mais precisamente em 1830. Na Grã Bretanha, surgiu o primeiro sapato totalmente confeccionado em couro, como explica Beatriz. A evolução seguinte foi a produção de calçados com sola de borracha.

CHRISTOF STACHE - The logo of footwear and clothing company Reebok, a subsidiary of German sporting goods giant Adidas, is seen on a shoe of the brand in a store in Munich, southern Germany, on March 10, 2021. German sportswear group Adidas said on March 10, 2021 the pandemic sent its earnings plunging 78 percent in 2020 but it is expecting strong profit growth in the next four years. The Bavaria-based company, which is trying to sell its struggling US subsidiary Reebok, reported its net profits fell to 432 million euros (US 513 million) last year from 1.97 billion euros in 2019. / AFP / CHRISTOF STACHE

“A borracha, ao ser aquecida e misturada com enxofre, tornava-se flexível, impermeável e não mudava de rigidez, conhecida como borracha vulcanizada, criação do químico Charles Goodyear, em 1839. Estávamos vivenciando a Revolução Industrial”, detalha Mirella Braga. A partir daí, começa-se a produzir os tênis com solas de borracha vulcanizadas. Um fato interessante mencionado pela professora é que os fabricantes de pneus foram os verdadeiros encarregados por produzir os sapatos e não os sapateiros.

Os calçados mais parecidos com os que temos hoje vem da marca Reebok, antigamente chamada de Boston. “Em 1852, a marca utilizou spikes no solado para facilitar a prática dos exercícios de corrida, lançando um sapato super semelhante ao que conhecemos e usamos hoje. Considerados calçados de luxo devido aos altos custos de produção, revolucionou o cenário da moda mundial”, referencia Beatriz.

Moletom


“Simples, solto no corpo, macio e ainda cinza, o agasalho foi um sucesso”, diz a professora Mirella sobre o moletom de lã adaptado para aquecer os atletas com mais conforto, antes e depois do treino, no início de 1920. Ela também menciona a possível versão da peça ser confeccionada para proteger os trabalhadores das baixas temperaturas e ventos em Nova York, na década de 1930.

Quem teve a sacada mercadológica foi a empresa Russell, no fim da década de 1920. Não demorou para que o tecido saísse do mundo esportivo e começasse a ser usado em outras peças de vestuário masculino e feminino. “Seja qual for a origem, a peça é icônica e atemporal. Ao longo da história, tornou-se popular, começando pelos estudantes universitários.”

JohnJohn/Divulgação - 2016. Crédito: JohnJohn/Divulgação. Vitrine Dia dos Pais. Moletom JohnJohn.


Vestido preto básico


A essencialidade do vestido preto e a diversidade de looks que podem ser montados com ele são quase infinitas. Channel volta à cena enfatizando a importância do vestido básico preto. “Desde que Chanel lançou seu primeiro modelo, em 1926, mulheres de quase todas as gerações adotaram a ideia. Nenhum guarda-roupa é verdadeiramente completo sem o vestido preto perfeito”, diz Beatriz.

Com o passar dos anos, a peça se tornou um estado de espírito, uma roupa indispensável, como descreve a especialista. “Simples e elegante, destina-se a destacar a beleza natural de uma mulher, sem nunca prejudicar sua postura ou sofisticação. Houve muitas variações na tendência até os dias atuais, mas a peça permanece sólida e inabalável como um dos principais destaques no cenário da moda mundial.”

FRANCOIS GUILLOT - Dutch model Lara Stone poses during a photocall prior to the Women's Fall-Winter 2019/2020 Ready-to-Wear collection fashion show by Chanel at the Grand Palais in Paris, on March 5, 2019. / AFP / FRANCOIS GUILLOT

Biquíni


A Segunda Guerra Mundial fez o protagonismo feminino aflorar, a militância feminina, com a exposição dos seus corpos em espaços públicos, foi essencial para que o uso de biquínis hoje fosse normalizado. Micheline Bernardini foi a primeira mulher a usar biquíni em uma piscina pública de Paris, em 1946. “O biquíni foi criado por Louis Réard, o nome é uma alusão a Ilha Bikini, nos Estados Unidos, conhecida por fazer testes com bombas nucleares”, explica Mirella.

A peça chegou ao Brasil dois anos depois, com Miriam Etz, modelo e estilista brasileira. “Assim como a calça jeans, o biquíni é uma peça que ressignifica o modo de ser e de pertencer, especialmente para as mulheres,” reflete a professora.

Reprodução/Revista O Cruzeiro - Capa da Revista O Cruzeiro de 1966

No Brasil


Essas peças icônicas foram adaptadas do nosso jeito, de acordo com o tempo, os costumes e os valores. Beatriz Caron menciona que é legal pensar que, mesmo com origens internacionais, todas são acessíveis. “Elas são fundamentais no guarda-roupa nacional, além de serem atemporais, facilitam a maneira de vestir-se no dia a dia da população brasileira. Isso, provavelmente, vai garantir a permanência e a preferência dessas peças pela população brasileira nas próximas décadas.”

“As peças, ao longo do seu processo inicial inventivo, adaptam-se às nossas modelagens, estampas, significados”, diz Mirella. “A tendência é que contribuam para a construção de uma identidade com diferentes origens, que possam ser sinônimo de liberdade para quem as usa. São atemporais, recebendo novos significados pelos processos identitários que as demarcam. A moda é cultura, e cultura é movimento!”

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte


AFP - SAN ANSELMO, CALIFORNIA - APRIL 06: In this photo illustration, the back patch is displayed on a pair of Levi 513 jeans on April 06, 2023 in San Anselmo, California. San Francisco-based Levi Strauss & Co. reported better-than-expected first quarter earnings with net income of $114.7 million (Photo Illustration by Justin Sullivan/Getty Images) (Photo by JUSTIN SULLIVAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)
JUSTIN SULLIVAN - SAN FRANCISCO, CALIFORNIA - JULY 07: The Levi's logo is displayed on Levi's jeans on July 07, 2020 in San Francisco, California. Levi Strauss announced plans to eliminate 700 office jobs as the company deals with plummeting sales due to the coronavirus COVID-19 pandemic. Justin Sullivan/Getty Images/AFP== FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
Boris Lipnitzki/ Roger-Viollet/Reprodução - A estilista Coco Chanel mudou a forma de vestir da mulher
FRANCOIS GUILLOT - Dutch model Lara Stone poses during a photocall prior to the Women's Fall-Winter 2019/2020 Ready-to-Wear collection fashion show by Chanel at the Grand Palais in Paris, on March 5, 2019. / AFP / FRANCOIS GUILLOT
Getty Images - Jovem vestindo jeans de cintura baixa
Armin Rimoldi/Pexels - Dois jovens. Um está de camisa marrom com casaco claro em tons terrosos por cima e segura uma apostila. O outro está de moletom cinza e toca na apostila com a mão direita.
JohnJohn/Divulgação - 2016. Crédito: JohnJohn/Divulgação. Vitrine Dia dos Pais. Moletom JohnJohn.
- - Captain René Lacoste (L) dries French tennisman Christian Boussus's face (R) during the Davis Cup in June 1935 in Wimbledon. / AFP / -
Joshua LOTT - A model presents a creation by Lacoste at the Spring/Summer 2015 collection during the New York Fashion Week on September 6, 2014 in New York. AFP PHOTO/Joshua LOTT
Reprodução/Revista O Cruzeiro - Capa da Revista O Cruzeiro de 1966
CHRISTOF STACHE - The logo of footwear and clothing company Reebok, a subsidiary of German sporting goods giant Adidas, is seen on a shoe of the brand in a store in Munich, southern Germany, on March 10, 2021. German sportswear group Adidas said on March 10, 2021 the pandemic sent its earnings plunging 78 percent in 2020 but it is expecting strong profit growth in the next four years. The Bavaria-based company, which is trying to sell its struggling US subsidiary Reebok, reported its net profits fell to 432 million euros (US 513 million) last year from 1.97 billion euros in 2019. / AFP / CHRISTOF STACHE
Bruno Nascimento/Unsplash/Reprodução - Brasília, 15 de fevereiro de 2022. Foto ilustrativa. Pessoa subindo escadas com tênis de corrida. Crédito: Bruno Nascimento/Unsplash/Reprodução.
Flavio Battaiola/Divulgação - 2018. Crédito: Flavio Battaiola/Divulgação. Revista. Guia de estilo com camisa branca. Camisa de seda Ricardo Almeida For Special Ladies a seda.
Zuleika de Souza/CB/D.A Press - 13/12/2013. Crédito: Zuleika de Souza/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Modelo posa na piscina para editorial de moda biquíni.