Jornal Correio Braziliense

Saúde

Condições raras de saúde em crianças são debatidas em Brasília

Congresso Internacional da Criança com Condições Complexas de Saúde, promovido pelo Hospital da Criança de Brasília em parceria com o Hospital Sant Joan de Déu, de Barcelona, começou nesta segunda-feira (24/04) e vai até sexta-feira (28), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) promove, nesta semana, o Congresso Internacional da Criança com Condições Complexas de Saúde. O evento, em parceria com o Hospital Sant Joan de Déu, de Barcelona, começou hoje (24/04) e vai até sexta-feira (28/04), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, repleto de atividades e uma programação com pesquisadores e autoridades científicas nacionais e internacionais.

O congresso, que está em sua segunda edição, visa reunir profissionais de diferentes áreas assistenciais para falar sobre o tema Tecnologias para o cuidado e para a cura, assunto que será abordado durante os quatro dias de conversas e palestras, das 8h às 18h.

Serão mais de 115 especialistas em saúde e mais de 1150 inscritos discutindo sobre as principais formas de avanço no diagnóstico e tratamento de crianças com condições raras e complexas de saúde, além da importância de temas ligados ao cuidado pediátrico terciário. E isso, claro, com o auxílio da tecnologia nos aspectos em questão.

Atividades

O evento contará, ainda, com simpósios, cursos e sessões de temas livres, relacionados à saúde global em pediatria e as tecnologias leves para o cuidado, sem deixar de priorizar a humanização do paciente e o cuidado para com a família. Outro item que será discutido ao longo dos dias é o desenvolvimento tecnológico na medicina que permite diagnósticos mais precisos e tratamentos mais individualizados.

Nesse tópico em específico, serão incluídos fatores como: terapia avançada, robótica, medicina de precisão e transplantes. O período pandêmico causado pela covid-19 também será abordado, com palestrantes compartilhando suas experiências no tratamento de crianças com condições complexas e crônicas acometidas pelo vírus.

Profissionais renomados

Estarão reunidos na segunda edição do congresso, além dos profissionais do HCB e do Sant Joan de Déu, especialistas de hospitais públicos do Distrito Federal, hospitais de São Paulo, do Rio Grande do Sul e de instituições internacionais, como Harvard Medical School, St Jude Research Children Hospital, London School of Hygiene and Tropical Diseases, European Children Hospital Organization, University of Southern California entre outros.

A presidente do congresso e superintendente-executiva do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, Valdenize Tiziani, destaca a necessidade de tratar de temas ligados à saúde pediátrica. A proposta, desta vez, segundo ela, é contribuir para uma melhor atenção às crianças acometidas por condições de saúde complexas. Além disso, o desejo é colocar o público infantil no centro dos interesses científicos das discussões, com o enfoque da integralidade, da humanização, da qualidade e da segurança do paciente.

As inscrições para o Congresso Internacional ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site do HCB: https://www.congresso.hcb.org.br/. A programação completa para os interessados no tema, profissionais de saúde e estudantes está no link disponível.