Jornal Correio Braziliense

Bichos

Hora de festejar! Celebrar com os pets, ao modo deles, garante diversão

Organizar eventos que entretêm os animais exige planejamento e responsabilidade, a fim de assegurar, a todo momento, o seu bem-estar

Quando a equipe da Pookie Pet, empresa voltada ao cuidado de pets, percebeu que o laço dos tutores com seus animais de estimação tornava-se cada vez mais intenso, veio a ideia: por que não exteriorizar esse carinho em forma de comemoração, celebrando a vida do amigo de quatro patas?

Passaram a disponibilizar um espaço para os eventos e até a possibilidade de escolher temas de decoração para o aniversário dos peludos. Os tutores, por sua vez, ficam encarregados de convidar familiares, amigos e outros pets. “Vira uma bagunça supergostosa, com muitos petiscos deliciosos, música e, claro, várias fotos criativas e lindas do animal”, explica Frederic Sainpy, sócio do empreendimento.

De fato, com a domesticação dos bichos e sua forte convivência com os humanos, em especial durante a pandemia, os vínculos estreitaram-se consideravelmente. Os pets tornaram-se parte da família. E, como toda família brasileira que se preze, é preciso comemorar todos os aniversários com, pelo menos, um bolinho. Mas, para eles, tudo deve ser adaptado, desde a alimentação até a decoração, afinal, cada ser tem necessidades diferentes. Veja, portanto, como organizar uma festa adequada e segura para os peludos.

Local e horário

Escolha um lugar seguro; sem riscos de fugas e de brigas com outros pets; e no qual o animal não sofra com temperaturas altas e falta de ventilação. Ademais, realize a festinha nos horários mais frescos do dia.

Lista de convidados

Aqui é o aniversariante quem manda! Por isso, nada de convidar pets reativos, que não convivam bem em grupo, ou que o peludo não se dê bem. Esse cuidado evita brigas e desentendimentos entre os cães.

Reprodução: Dog Snack/Instagram - Bolo e docinhos feitos pela Dog Snack

Decoração e ruídos

Evite itens que possam oferecer riscos de engasgos ao animal. Os balões, por exemplo, apesar de queridos pelos bichos na hora da brincadeira, são perigosos quando estouram, além de os assustarem. Os cães, por terem a audição mais sensível, também não são chegados a músicas em volumes altos. Preze pela moderação. “O primordial, para que a festa seja um sucesso, é que cada tutor fique totalmente focado em seu pet, a fim de que nenhum acidente aconteça”, pontua Priscila Borges, nutróloga veterinária e sócia da clínica SensiPet.

Banquete

A escolha do bufê é uma das principais preocupações dos tutores, dado que é necessário se atentar à quantidade dos alimentos disponibilizados, pois, mesmo sendo produzidos especialmente para os pets, podem causar alterações gastrointestinais se consumidos em excesso. Novamente, preze pela moderação. Além disso, vale reforçar que oferecer comidas de humanos para os animais é perigoso — o chocolate, por exemplo, possui uma substância tóxica para eles.

"Nada de bolo de ração, de patê e biscoitinhos de farinha de trigo. É superpossível fazer bolos, petiscos, bebidas e picolés apropriados para cães”, destaca Priscila. Por serem carnívoros, os peludos precisam consumir alimentos proteicos, como carnes, e sem grãos. Tirinhas de carne e de frango ou vísceras desidratadas, na air fryer ou no forno, são algumas opções de lanches salgados.

Para os docinhos, pode-se misturar frango ou ovo com purê de batata doce (neste caso, o tubérculo será responsável apenas por dar “liga” à massa; a proteína é sempre o ingrediente principal). Outra ideia, sugerida pela veterinária, é fazer gelatinas de pés de frango em formas animadas, em formatos de estrelas ou corações. Quanto às bebidas, a água deve estar disponível a todo momento; o plus é um caldo de ossos. Para finalizar, pode-se oferecer picolés de frutas para os convidados.

Reprodução: Priscila Borges/Instagram - Polda, paciente da veterinária Priscila Borges, comemorando seu aniversário com a receita de bolo sugerida pela especialista

Receita de bolo

Ingredientes
1 xícara de purê de batata doce
1 xícara de peito de frango cru bem triturado
1 ovo

Modo de preparar
Misture tudo muito bem, com a ajuda de um processador, até formar um purê homogêneo.
Acomode a mistura em uma forma e coloque para assar.
Por fim, enfeite com iogurte natural, para imitar chantilly.

Fonte: Priscila Borges, nutróloga veterinária

Cardápio pensado para eles

Em 2020, quando o cão da veterinária Beatriz Landim apresentou um grave problema gastrointestinal, surgiu o interesse em estudar opções mais saudáveis de petiscos. Com as ideias em mente, foi hora de colocar a mão na massa. Inicialmente, as produções se restringiram aos sete pets e aos animais de estimação dos familiares, mas o desejo de tornar o passatempo um negócio persistiu.

Com a nutricionista e sócia Karla Landim, começou a fazer biscoitos para venda, conforme surgiam demandas. Ambas fundaram, então, a Dog Snack. A dupla aprimorou os estudos e testou novas técnicas, a fim de incrementar o cardápio, e hoje oferece kits de festa mais amplos, com bolos, cupcakes, coxinha, croquete e lembrancinhas com petiscos personalizados.

A agenda é bastante concorrida, com pedidos diários, e as comemorações vão desde festas individuais até eventos maiores de aniversários em creches e confraternizações de grupos de raças. O cardápio conta com uma ampla variedade de sabores e tamanhos de bolos e kits, nos quais os lanches feitos de proteínas e de banana com maçã possuem maior aceitação pelos peludos.

“Nosso foco sempre foi proporcionar uma experiência divertida e saudável para os pets, usando somente ingredientes naturais e selecionados, próprios para o consumo dos animais e com alta palatabilidade. Hoje, no nosso terceiro ano de atuação, temos clientes fiéis”, relata Beatriz.

Festa com viés social

Há quatro anos, a publicitária Adriana Moura comemora o aniversário da pinscher Amora, de 7 anos. Em um espaço amplo e acessível, organiza uma mesa com bolo, almôndega e cupcake para os convidados pets; para os humanos, refrigerantes, salgados e docinhos. “Cada um com seu tipo de comida”, reforça. Na decoração, elementos do tema escolhido para aquele ano. Certa vez, por exemplo, o local encheu-se de enfeites da Patrulha Canina. Mas nada de balões. Todos levam suas cangas e preparam um grande piquenique.

Arquivo pessoal - Aniversário da pinscher Amora, em 2022, preparado, com carinho, pela tutora Adriana Moura

Um elemento, porém, é indispensável: os presentes! Neste caso, um pacote de ração, que será doado para ONGs de proteção animal. “Quem quiser, pode vir, só não pode esquecer o presente. Quanto mais ração, melhor”, adverte Adriana, aos risos. E, diferentemente da fama associada à sua raça, Amora fica supertranquila e, o mais importante, diverte-se, interagindo e brincando com os demais cães. Para eles, fica a lembrança da comemoração, uma bolinha.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Reprodução: Priscila Borges/Instagram - Polda, paciente da veterinária Priscila Borges, comemorando seu aniversário com a receita de bolo sugerida pela especialista
Arquivo pessoal - Amora pronta para comemorar seu aniversário
Reprodução: Dog Snack/Instagram - Bolo e docinhos feitos pela Dog Snack
Reprodução: Dog Snack/Instagram - Bolo e docinhos feitos pela Dog Snack