Quando estamos nos preparando para uma viagem, pensamos no destino, nos passeios, nos pontos turísticos, nos restaurantes e, claro, na hospedagem. Existem alguns tipos de turistas que não ligam muito para o hotel; desde que encontrem um chuveiro e uma cama para descansar por algumas horas, tudo está perfeito. Existem outros, no entanto, que não conseguem parar de pensar no banho com "amenities" e no delicioso edredom que os aguarda logo após um dia no avião, carro ou mesmo passeando em uma nova cidade.
E as viagens com o objetivo de dormir e descansar têm se tornado uma tendência. Chamado de turismo do sono, segundo a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio/SP), o setor teve um crescimento de 28% somente no início deste ano e deve se expandir ainda mais. Entre as buscas dos turistas, destacam-se a qualidade das camas e dos travesseiros e até a possibilidade de personalizar a experiência, escolhendo o enxoval e outros itens de conforto para o quarto.
Mas viver viajando não se adequa à realidade da maioria das pessoas, então que tal inverter o caminho e transformar o seu próprio quarto em uma suíte deluxe que deixa os hotéis no chinelo? A arquiteta Emile Ferreira é clara: a cama precisa ser a protagonista. "Ela deve ser convidativa, grande e a qualidade da roupa de cama não pode ser esquecida", comenta. Elementos como almofadas e travesseiros aconchegantes também fazem parte do pacote.
Como a roupa de cama em hotéis costuma ser toda branca, quem quiser pode investir em alguns bordados, almofadas diferentes ou uma manta por cima da cama feita, para dar um toque de cor e personalidade. Os tapetes também são importantes para acrescentar textura e aconchego.
Emile acrescenta que um outro aspecto que muitas vezes passa despercebido pode ser a chave para o clima ideal no quarto. "A iluminação faz toda diferença, é a grande responsável pelo conforto do ambiente, aliada à cama convidativa. Podemos usar abajures, luminárias pendentes e até arandelas nas laterais da cama para promover ainda mais o conforto", completa.
O arquiteto Marcelo Motta, do escritório Studio Marka Arquitetura, explica que a maior parte do apelo dos quartos de hotel é o fato de que eles costumam ser sinônimos de conforto e de um espaço onde você se sente de férias, pronto para descansar.
Assim como Emile, Marcelo afirma que a cama é o ponto central, e lembra que escolher um bom colchão também faz parte do processo. Na decoração, ele chama atenção para a cabeceira. "É um item essencial para deixar a cama aconchegante e proporcionar um toque de sofisticação ao espaço."
Luz e cores
A paleta de cores também influencia muito no tipo de atmosfera que o quarto terá. Para exaltar o conforto e a sofisticação, pontos altos na hotelaria, Marcelo sugere tons mais neutros. "Combinar cinza, off-white e beges com a madeira é sempre uma boa solução. A combinação transmite uma ideia de limpeza, tranquilidade e conforto visual. A madeira é o elemento que dá a sensação de acolhimento, conforto e tem o poder de aquecer o ambiente", ensina.
Adepto das luzes indiretas, ele recomenda ainda que a iluminação seja mais relaxante, com lâmpadas amareladas, que viabilizam a sensação de conforto, relaxamento e descanso para os olhos.
Um ponto importante para acrescentar em casa e que nem sempre é possível ter no ambiente do hotel, é vegetação natural. Marcelo ensina que elas trazem frescor ao ambiente, aumentam a umidade e ajudam a purificar o ar.
As arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, sócias do escritório Dantas & Passos Arquitetura, dividem algumas dicas para trazer a estética hoteleira para sua casa, e ressaltam que o mobiliário também tem um papel importante. "A preferência é por móveis de madeira em tons que vão do médio para os mais claros. A madeira é um material bastante quente e, com isso, traz aconchego, além de também criar ambientes atemporais", sugere Paula.
Os tecidos, muitas vezes esquecidos, são grandes aliados. As texturas devem remeter à tranquilidade e devem ter o toque agradável, mesmo que nas cortinas ou persianas.
Dica extra de Marcelo Motta
Organize o seu espaço de descanso: mantenha o quarto limpo e organizado, com os objetos pessoais guardados em seus devidos lugares. O quarto arrumado é capaz de transmitir paz, bem-estar e ajuda a reduzir o estresse.
Dica extra de Danielle Dantas e Paula Passos
Cheiros afáveis desempenham benefícios ao corpo e à mente. Investir em aromatizadores de ambientes pode ser uma excelente ideia! Para tanto, as sugestões são essências calmantes e relaxantes, como lavanda, cedro, jasmim e bergamota.