Logo Correio Braziliense

Jornal Correio Braziliense

Casa

Saiba como escolher o sofá ideal para suas necessidades do dia a dia

Conheça as novidades no mundo dos sofás, que garantem não só o conforto, mas também a beleza e a funcionalidade que seu lar precisa

Quando pensamos em sofás, uma das primeiras coisas que vem à mente é o conforto. Mas como aliar conforto, funcionalidade e um design que combine com o restante do ambiente? A tarefa parece difícil e, muitas vezes, as pessoas optam por abrir mão de alguns desses aspectos em função de outros. Com as novas soluções do mundo da decoração, porém, é possível unir tudo o que se deseja em um único móvel.

Entre as principais novidades, destaca- se o sofá-ilha. Versáteis, eles são ideais para dividir dois ambientes, podendo ser usados pelos dois espaços. Com um encosto central, o assento funciona para os dois lados.

A arquiteta Daniela Funari explica que ele é uma ótima opção para salas de TV e salas de estar integradas. "Muitas vezes, as pessoas usam dois sofás, de costas um para o outro, de modelos diferentes. Além de ocupar muito espaço, não é esteticamente agradável." O modelo ilha permite uma integração com um visual bastante contemporâneo.

Mariana Camargo/Divulgação - Sala de TV criada por Daniela Funari com um sofá retrátil para mais conforto

Além de ter a função dupla, o sofá-ilha pode contar com um encosto móvel, aumentando ou diminuindo um dos lados do assento. Daniela acrescenta que essa é uma boa opção para quem busca mais conforto em momentos informais com a família.

O modelo ilha permite transformar um sofá comum em um mais comprido, em que as pessoas possam se deitar para assistir a um filme e, no momento de receber visitas, deixá-lo com os assentos tradicionais. "Também são ótimos para espaços pequenos, nos quais apenas um sofá atende a casa toda. Isso traz uma versatilidade maior", completa.

Simey Maia, arquiteta e urbanista do escritório SM Arquitetura e Urbanismo, acrescenta que, com o encosto móvel, que pode ter o movimento manual ou automatizado, o sofá-ilha é um móvel de aspecto requintado. "Ele é capaz de transformar o espaço. Normalmente, não tem braços, trazendo uma atmosfera mais fluida aos ambientes."

Os sofás retráteis também têm sido muito buscados. Queridinhos nas salas de televisão, podem ser usados em outros ambientes, como varandas e salas de estar. Permitem mais opções de descanso e, mesmo ao receber visitas, podem ajudar a acomodar melhor todos os convidados.

Cores e materiais

Cores neutras continuam sendo as preferidas para os sofás. Daniela comenta que a questão é quase unânime, uma vez que, pelo tamanho e pela presença do móvel, ele pode acabar chamando muita atenção se for muito diferente do restante do espaço.

A durabilidade também é levada em consideração e no caso de sofás, muito usados no dia a dia, as pessoas preferem tons um pouco mais escuros. Simey comenta que materiais com aspecto de couro e automatizados têm tido grande destaque no mercado.

"Produtos feitos a partir desses materiais acabam tendo maior durabilidade e muitas empresas estão se preocupando com o aspecto sustentável. Nesse sentido, os produtos que aliam funcionalidade, estética e sustentabilidade têm sido os mais procurados", completa.

As formas orgânicas, sucesso nos eventos de decoração dos últimos anos, continuam chamando atenção. Muitas vezes, busca-se alinhar o formato mais tradicional, pela funcionalidade, com a beleza da forma orgânica. Como no sofá-cama sugerido por Daniela, que tem a forma orgânica apenas na finalização.

Além das novidades funcionais, o sofá conhecido como cloud tem ganhado espaço entre os consumidores e profissionais da decoração. Totalmente voltado ao conforto, a aparência fofa é um convite a se jogar e se aconchegar.

Simey destaca ainda as opções de sofá modular, com função reclinável. "Com um simples toque nos botões, normalmente no apoio de braço, ele abre um apoio de cabeça, seguindo pelo apoio dos pés, oferecendo comodidade e praticidade para o dia a dia da casa ou de um escritório", explica.

O sofá-cama, tão comum nas décadas passadas, também passou por uma repaginada. Atualmente, existem opções feitas do mesmo material que os colchões e, quando aberto, funciona exatamente como uma cama comum, garantindo o conforto dos hóspedes.

Em espaços cada vez menores, eles surgem como uma alternativa funcional. Enquanto alguns podem virar uma cama de casal, existem ainda os que se desdobram em duas camas de solteiro, separadas por um apoio no centro.