Saúde

Condições raras de saúde em crianças são debatidas em Brasília

Congresso Internacional da Criança com Condições Complexas de Saúde, promovido pelo Hospital da Criança de Brasília em parceria com o Hospital Sant Joan de Déu, de Barcelona, começou nesta segunda-feira (24/04) e vai até sexta-feira (28), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21

Correio Braziliense
postado em 24/04/2023 16:49 / atualizado em 24/04/2023 16:54
Especialistas de todo o mundo se reúnem para discutir condições raras e complexas de saúde em crianças -  (crédito: Divulgação/ HCB)
Especialistas de todo o mundo se reúnem para discutir condições raras e complexas de saúde em crianças - (crédito: Divulgação/ HCB)

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) promove, nesta semana, o Congresso Internacional da Criança com Condições Complexas de Saúde. O evento, em parceria com o Hospital Sant Joan de Déu, de Barcelona, começou hoje (24/04) e vai até sexta-feira (28/04), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, repleto de atividades e uma programação com pesquisadores e autoridades científicas nacionais e internacionais.

O congresso, que está em sua segunda edição, visa reunir profissionais de diferentes áreas assistenciais para falar sobre o tema Tecnologias para o cuidado e para a cura, assunto que será abordado durante os quatro dias de conversas e palestras, das 8h às 18h.

Serão mais de 115 especialistas em saúde e mais de 1150 inscritos discutindo sobre as principais formas de avanço no diagnóstico e tratamento de crianças com condições raras e complexas de saúde, além da importância de temas ligados ao cuidado pediátrico terciário. E isso, claro, com o auxílio da tecnologia nos aspectos em questão.

Atividades

O evento contará, ainda, com simpósios, cursos e sessões de temas livres, relacionados à saúde global em pediatria e as tecnologias leves para o cuidado, sem deixar de priorizar a humanização do paciente e o cuidado para com a família. Outro item que será discutido ao longo dos dias é o desenvolvimento tecnológico na medicina que permite diagnósticos mais precisos e tratamentos mais individualizados.

Nesse tópico em específico, serão incluídos fatores como: terapia avançada, robótica, medicina de precisão e transplantes. O período pandêmico causado pela covid-19 também será abordado, com palestrantes compartilhando suas experiências no tratamento de crianças com condições complexas e crônicas acometidas pelo vírus.

Profissionais renomados

Estarão reunidos na segunda edição do congresso, além dos profissionais do HCB e do Sant Joan de Déu, especialistas de hospitais públicos do Distrito Federal, hospitais de São Paulo, do Rio Grande do Sul e de instituições internacionais, como Harvard Medical School, St Jude Research Children Hospital, London School of Hygiene and Tropical Diseases, European Children Hospital Organization, University of Southern California entre outros.

A presidente do congresso e superintendente-executiva do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, Valdenize Tiziani, destaca a necessidade de tratar de temas ligados à saúde pediátrica. A proposta, desta vez, segundo ela, é contribuir para uma melhor atenção às crianças acometidas por condições de saúde complexas. Além disso, o desejo é colocar o público infantil no centro dos interesses científicos das discussões, com o enfoque da integralidade, da humanização, da qualidade e da segurança do paciente.

As inscrições para o Congresso Internacional ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site do HCB: https://www.congresso.hcb.org.br/. A programação completa para os interessados no tema, profissionais de saúde e estudantes está no link disponível.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE