Para os que curtem estar sempre por dentro das tendências classificadas para cada estação, a chegada do outono, que costuma reduzir a temperatura em alguns estados, aponta que é hora de aderir ao volume e deixar as peças mais leves de lado.
Seguindo a linha do que foi apresentado nas semanas de moda que aconteceram no início do ano, a alfaiataria minimalista, os volumes, as estampas clássicas e as cores sóbrias tomam a cena em 2023. É válido ressaltar, porém, que, em Brasília, tentar seguir as tendências requer algumas adaptações, afinal o clima é frio e seco, ao mesmo tempo.
Nara Moura, consultora de imagem pessoal e corporativa, explica que a moda outono/inverno 2023 revisita os clássicos e os repagina, dando destaque às cores sóbrias e abrindo espaço para os looks all jeans.
É hora de resgatar aquelas peças estampadas com xadrezes, listras e poás, que provavelmente ainda estão no seu armário, já que nunca perderam a força no closet feminino. De acordo com Nara, o xadrez é, inclusive, o rei da estamparia em 2023.
O clássico é o momento
O clássico, de fato, está em alta. Um ponto favorável na trend é que, usualmente, trabalha com as peças mais tradicionais que você, provavelmente, tem em seu guarda-roupa, como o jeans, que é muito cotado para a moda outono/inverno 2023.
Olívia Bueno, consultora de imagem pelo Instituto Anita Rezende, fala um pouco sobre o período que nos encontramos no mundo da moda: a busca pelo equilíbrio. "Estamos vivendo um período de recessão, de crise econômica e política. E, nesses momentos, a moda acaba voltando para aquilo que é clássico e seguro, volta para as suas raízes, trazendo à tona aquilo que é atemporal, uma crítica a esse ciclo intenso das tendências de moda.”
Dessa forma, Olívia destaca uma paleta mais suave para a época, com tons neutros — bege, marrom, alaranjados, acinzentados —, o que vai na contramão das tendências do ano passado, que eram cobertas de cores vivas. Em 2023, essas cores aparecerão somente nos detalhes — num acessório, numa bolsa, num cinto ou sapato.
A designer de moda Gio Dachi orienta, ainda, o uso de tecidos brilhosos e metalizados, que também estarão em alta e trazem um ar futurista e glamouroso. "Minha sugestão é sempre quebrar o brilhoso com uma peça opaca ou jeans. Nada mais conceitual do que manter um estilo casual chique despojado", aconselha Gio.
Melhores acessórios
Para auxiliar na composição dos looks, os acessórios são extremamente bem-vindos. Olívia explica que as gargantilhas continuarão em alta, principalmente as que possuem pingentes em formato de flores, corações ou aquelas que têm cordão de veludo.
O momento também é oportuno para os cintos mais grossos que marcam a cintura, principalmente quando usados com vestidos ou blazer. Brincos maxi e faixas de cabelo, em uma estética mais voltada para o balé, ganham espaço pela praticidade na hora de dar acabamento.
Saiba Mais
- Revista do Correio Make no rosto: veja cuidados para se ter com peles sensíveis
- Revista do Correio Cuidado e atenção! Previna-se contra lesões na hora de correr
- Revista do Correio Quadradinho fashion: conheça estilistas que se dedicam à moda em Brasília
- Revista do Correio Dentuços na medida certa: saiba como cuidar da saúde bucal dos roedores
- Revista do Correio O fundamental pioneirismo delas: Brasília pelo olhar feminino
Principais tendências
Tons neutros: fáceis de combinar e que valorizem os detalhes, como acabamento e texturas.
Pontos de cor: as cores mais vivas e saturadas ficam em segundo plano, aparecendo nos detalhes, como acessórios.
Modelagens clássicas: alfaiataria desconstruída, uma revisitação ao clássico com toque de modernidade — blazer oversized, ombreiras, combinações monocromáticas, risca de giz, modelagens estruturadas.
Estampas clássicas: listra, xadrez e poá — todos revisitados, trazendo modernidade para algo tradicional, com aplicações ou trabalhos artesanais.
Tecidos e texturas: muito couro e jeans, grandes focos do outono/inverno, por terem maior peso visual e trazerem contraste com o clássico. Como as modelagens e as cores estão mais tradicionais, o toque de modernidade vem nos tecidos e texturas, como o metalizado e o tweed, que seguem fortíssimos.
Peças coringas
- Casaco preto, que combina com tudo e é elegante.
- Segunda pele, para aquecer nos dias mais frios.
- Botas em cores neutras, como preto, branco, cinza e nude.
- Cachecol em tom minimalista, que traz conforto e charme.
- Jaquetas jeans, de couro e blazers, que são clássicos e versáteis.
“Vale lembrar que essas peças já passaram pelos guarda-roupas, pois já estavam na moda antes. Então, não deixe de adquirir suas peças em brechós ou marcas de upcycling locais. Existem muitos brechós pelo plano e pelo Entorno, com preços muito acessíveis. E o melhor: uma diversidade enorme de modelos para que você entre na tendência, mas não perca a exclusividade e estilo”, aconselha Gio Dachi, designer de moda.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.